quarta-feira, 20 de maio de 2015

FOTÓGRAFO MASSIMO PALMIGIANO REALIZA EXPOSIÇÃO NO MIA CARA CURITIBA 2015


 
Uma grandiosa e centenária festa religiosa de Monreale, cidade italiana da região da Sicília, é tema da exposição que o fotógrafo Massimo Palmigiano apresenta no Museu da Fotografia, dentro do Mia Cara Curitiba 2015. A mostra "A Festa Ru me paisi" ("A Festa da Minha Cidade"), com curadoria de Francisca Guimarães, tem abertura no dia 23 de maio (sábado), a partir do meio-dia. Com entrada franca, pode ser visitada de terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, e sábados e domingos das 12h às 18h.
 
O Mia Cara Curitiba, que acontece entre os dias 23 e 31 de maio, realiza diversos eventos relacionados à cultura italiana em Curitiba. Música, gastronomia, fotografia e passeios de trem e bicicleta estão na programação. O Mia Cara Curitiba é realizado pela Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália em Curitiba e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com produção do Solar do Rosário Arte e Cultura, coordenada por Lucia Casillo Malucelli.
 
SANTÍSSIMO CRUCIFIXO
 
A exibição de Palmigiano apresenta imagens da terra do artista, focando na festa anual do Santíssimo Crucifixo. Celebrada no dia 3 de maio, homenageia o “Patruzzu Amurusu”, o “Patrono amoroso” da cidade, em um ritual que existe há quase 400 anos e constrói lendas e histórias em Monreale. São três dias de festa, com dois deles dedicados ao folclore, desfile e concertos musicais, movimentando toda a cidade e turistas de toda a Itália.
 
No terceiro dia, uma procissão de nove horas faz um itinerário pelas ruas da cidade, acompanhada pelos fiéis, seguindo a cruz. Homens pertencentes à irmandade do Santíssimo Crucifixo se vestem de branco com uma fita vermelha e um lenço branco com a cruz vermelha bordada, e carregam enormes coroas de flores que, segundo a tradição, protegem o povoado de doenças e desgraças.
 
Palmigiano, nasceu em 1972 em Palermo, mas mora na vizinha em Monreale. Busca em suas imagens particulares pontos de vista, menos óbvios, valorizando harmoniosas simetrias. A partir do fim dos anos 2000, começou a trabalhar com a fotografia de forma mais profissional, assumindo a paixão que começara como hobbie desde a adolescência. As imagens que serão expostas em Curitiba fazem parte da mostra individual realizada em 2013 e contará com duas imagens inéditas, produzidas no início do mês, na edição 2015 da procissão, especialmente para esta exposição.
 
SOBRE O MIA CARA CURITIBA
 
A capital paranaense respira cultura italiana novamente em maio, com o Mia Cara Curitiba. Entre os dias 23 e 31, diversos eventos relacionados à Itália e sua arte e cultura fazem parte da programação do festival, realizado pela Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália em Curitiba e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com produção do Solar do Rosário Arte e Cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount , Banco CNH Industrial, New Holland, Peróxidos do Brasil, Incepa, Propex, Igarashi e GME Aerospace.
 
 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - “A  Festa Ru me paisi” (“A Festa da minha cidade”)
 
Fotografo: Massimo Palimigiano (Italiano)   Curadora: Francisca Guimarães.
Data: de 23 a 31 de maio
Horário: terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, e sábado e domingo das 12h às 18h
Local: Museu da Fotografia – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro, Curitiba, PR.
Ingresso: Gratuito
 
A programação completa pode ser conferida no www.miacaracuritiba.com.br
 
Siga o Mia Cara Curitiba 2015 nas redes sociais:

Nenhum comentário: