sábado, 16 de maio de 2015

Exposição “Heróis de Brinquedo” reúne esculturas de personagens dos quadrinhos


A Fundação Cultural de Curitiba inaugura na próxima terça-feira (19), às 19h, no Solar do Barão, uma exposição de esculturas do artista plástico paranaense Thiago Provin, que desde 2008 atua no mercado europeu e norte-americano de brinquedos colecionáveis, “toy art” e “action figures”. Thiago deu forma a inúmeros bonecos de super-heróis e alguns desses trabalhos fazem parte da mostra organizada pela Gibiteca.
Nascido em Curitiba e formado em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Thiago Provin desenvolveu projetos para empresas como Sideshow Collectibles, Image Comics e Marvel Comics. A exposição “Heróis de Brinquedo” contará com cerca de 20 trabalhos que ilustram a sua trajetória como escultor de personagens do cinema, videogames, histórias em quadrinhos e cultura pop em geral.

A exposição reúne esculturas originais, moldes e produtos finais. Muitas de suas criações estão em pontos de venda de empresas especializadas no mundo inteiro. Estarão em exposição, por exemplo, o boneco do personagem Volverine, que Thiago elaborou para a Marvel Comics e a escultura projetada para um dos personagens da série Senhor dos Anéis, da Sideshow Collectibles. Esta foi, aliás, a sua primeira peça feita para uma empresa estrangeira.

Mas o que lhe abriu as portas para o mercado internacional foi um busto do Batman, que ele apresentou durante um fórum de discussão de profissionais do ramo, na internet. O trabalho chamou a atenção e logo veio o convite para produzir para uma empresa norte-americana. Essa escultura também estará na exposição.
A intenção de Thiago, além de apresentar seus trabalhos, é mostrar o processo de criação desses personagens colecionáveis que fascinam o público infantil e adulto. “É uma exposição tanto para crianças como para aqueles que alimentam uma certa nostalgia da infância, porque também colecionaram esses brinquedos”, diz o artista.

Serviço:
Exposição “Heróis de Brinquedo”, de Thiago Provin
Local: Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Data e horário: Abertura dia 19 de maio, às 19h. De 20 de maio a 5 de julho de 2015, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca.

Nenhum comentário: