quarta-feira, 15 de abril de 2015

Museu Municipal de Arte expõe esculturas de Cleusa Salomão



            O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abre nesta quinta-feira (16) uma exposição de esculturas da artista Cleusa Salomão (1937-1983). Todas as obras pertencem ao acervo do Museu. São peças realizadas em ferro e sucata, além de uma obra representativa da fase em que trabalhou com o vidro. A mostra permanece aberta até 16 de junho. 
            Cleusa Salomão começou sua carreira nos anos 60, com uma obra que fugia dos padrões existentes na arte paranaense. Seu trabalho no início era feito de peças de ferro velho. Depois fez uma série de experiências com móbiles e esculturas. Realizou os primeiros happenings em Curitiba e já naquele tempo era uma artista performática. Ela foi pioneira na organização da Feira de Arte e Artesanato que hoje ocupa o setor histórico de Curitiba, articulando o movimento que levou o artesanato curitibano para as ruas. 
A artista era formada em Filosofia, Geografia e História pela Universidade Católica do Paraná. Foi professora da rede estadual de ensino antes de se dedicar às artes. Em 1969 iniciou a confecção de joias em cobre, latão e bronze, com elementos vazados. Utilizando peças de sucata e ferro velho, trabalhou com móbiles, luminárias, artesanato de joias e objetos de decoração.
Em 1973 iniciou suas pesquisas em escultura com ferro e sucata. Suas obras reagrupavam peças oriundas de ferro velho, formando trabalhos que lembravam o mundo vegetal e animal. As leituras sobre Arqueologia e Astronomia, a Filosofia Cósmica e o interesse por Ufologia influenciaram toda a obra da artista, especialmente a fase em que passou a trabalhar com o vidro, executando aquários e cúpulas de vidro com pedras semipreciosas, ninhos de passarinhos, flores de cobre, pedaços de madeira, vidros facetados ou triturados.
A artista, que faleceu aos 46 anos, fez incursões pelas áreas de música e pintura. Foi também poeta com uma pequena produção de aproximadamente 70 poemas.

Serviço:
Exposição de esculturas de Cleusa Salomão
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Datas e horário: De 16 de abril a 16 de junho de 2015. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca

Nenhum comentário: