quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fundação Cultural de Curitiba inclui jogos digitais no Mecenato 2015



Em sintonia com os produtores culturais e artistas locais, a Fundação Cultural de Curitiba apresentou uma série de novidades no edital do Mecenato Subsidiado 2015 e acatou diversas ideias enviadas pela população por meio da consulta pública. Entre as sugestões incorporadas ao texto do edital está a inclusão de projetos artísticos para games na linguagem de artes visuais, enquadrado como arte digital.

Os proponentes interessados têm até o dia 18 de maio para participar da seleção de projetos para iniciantes no valor de até R$ 64,6 mil e para não iniciantes no valor de até R$ 129,2 mil. Os aprovados terão até dois anos para realizarem a captação e mais seis meses para realizar os projetos.

Segundo a vice-presidente da Comissão do Mecenato Subsidiado, Marili Azim, a incorporação dos jogos digitais no Mecenato seguiu um caminho natural. “Em outros editais percebemos que já existia uma demanda crescente de projetos com foco nas artes tecnológicas. A FCC tem acompanhado este movimento. Como exemplo temos a criação do espaço de arte digital no MuMa. Além do estímulo, o novo edital trará mais segurança aos criadores pois serão avaliados com mais propriedade”, afirma Marili.

Para o coordenador e instrutor do curso de Programação de Jogos Digitais do Senai, Cleverson Calegari, o apoio da FCC chega em hora oportuna, já que o setor está em franca expansão mas ainda sofre com a falta de investimentos. “Dar a oportunidade para o desenvolvedor de obter acesso a recursos para que possa trabalhar no seu projeto, quem sabe de maneira integral, é fundamental para fortalecimento do setor de jogos digitais no Brasil. A Fundação Cultural de Curitiba está dando um exemplo para outras cidades brasileiras”, comemora Calegari.
A coordenadora de Games do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Anita Cavaleiro, lembra que assim como os quadrinhos , os jogos digitais também caminham cada vez mais para o reconhecimento como possíveis formas de arte. “Aos poucos os títulos de games, principalmente de estúdios independentes, têm voltado sua preocupação à poética do meio e a características mais relacionadas à ambientação, à estética do software e menos ligadas às mecânicas do jogo”, pondera Anita.

Como participar – Os editais estão disponíveis no site da FCC – fundacaoculturaldecuritiba.com.br. Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas através do e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br ou no FAQ publicado na página da FCC no Facebook – https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba/posts/10153214666219096:0.

A previsão é de que os selecionados receberão suas cartas de anuência para captação até dezembro deste ano. A escolha dos projetos que poderão receber este tipo de financiamento é realizada por meio de subcomissões de avaliação com três integrantes cada uma, indicados pela FCC, pelo prefeito e pelas classes artísticas, todos com notório conhecimento. Após ter o projeto aprovado, o produtor precisa encontrar empresas que queiram direcionar parte de seus impostos municipais devidos para o projeto. Cada empresa pode apoiar vários projetos com até 20% do montante de impostos devidos.

Nenhum comentário: