terça-feira, 31 de março de 2015

Projeto Tuboteca completa dois anos com 136 mil livros arrecadados



As Tubotecas de Curitiba completaram dois anos de atividade, no último sábado (28), com 136 mil livros arrecadados junto a empresas, instituições, escritores locais e a comunidade em geral. Nos últimos 12 meses, o programa da Fundação Cultural de Curitiba, IPPUC e URBS recebeu 81 mil livros – número 45% maior em relação ao primeiro ano projeto quando foram arrecadados 55 mil exemplares. 

Para comemorar a data, a FCC promoveu na sexta-feira (27) a leitura de poesias de Joaquim Simões e Carlos Drumond de Andrade e a leitura de texto em homenagem a Curitiba com a própria autora Claudia Santos (poeta baiana radicada em Curitiba) nas estações tubo que abrigam as bibliotecas.
A coordenadora de literatura da FCC, Mariane Torres, participou das atividades e enfatizou que além de continuar doando é importante que o usuário faça a devolução dos livros. "Para que mais pessoa tenham acesso aos livros é fundamental que as pessoas devolvam ou compartilhem com outras pessoas o exemplar que emprestou", lembrou Mariane. 

Destino adequado

A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da FCC, associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Exemplares em mau estado de conservação vão para a reciclagem.

Como doar
As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico). 
As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.
Tubotecas em funcionamento
Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido
Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso
Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão
Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes
Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

Nenhum comentário: