quinta-feira, 19 de março de 2015

Mostra homenageia 20 anos do Pé no Palco



Evento ocorre durante o Festival de Teatro de Curitiba e conta com espetáculos teatrais, música e exposições fotográficas

Em 2015 comemora-se os 20 anos do Pé no Palco, escola de teatro de Curitiba que realiza constante produção cultural, seja por meio das aulas de teatro como por meio das montagens teatrais da companhia profissional. Para celebrar a ocasião, será realizada durante o Festival de Teatro de Curitiba uma mostra especial no Portão Cultural. As atividades incluem 10 diferentes espetáculos teatrais, um da Mostra Oficial, além de apresentação musical e quatro exposições fotográficas que contam, por meio de imagens, as duas décadas de Pé no Palco.

Única peça local a integrar a Mostra Oficial do Festival de Curitiba, “Ensaio para um Adeus Inesperado” é um texto que aborda questões existenciais e profundas que se desdobram nas narrativas de uma mãe, cujo filho se matou sem deixar nenhum bilhete. Os atores Fátima Ortiz e Pedro Bonacin dão vida ao espetáculo, dirigido por José Simões e Jean Carlos Sanchez, com roteiro de Sérgio Roveri. A estreia ocorre nos dias 27, 28 e 29 de março, às 21h, no Portão Cultural.

Mais de dez anos após estrear na Mostra Oficial do Festival de Teatro, o espetáculo “O Conto da Ilha Desconhecida” volta para a programação do evento, com duas apresentações, nos dias 3 e 4 de abril, às 19h. O texto de José Saramago trata da trajetória de um homem que desafia o rei para sair pelo mundo em busca de uma ilha que ninguém conhece. Em uma linguagem bem humorada e cheia de metáforas, são abordados temas como amor e a busca infinita pelo autoconhecimento.

A comédia “O Amor Seja como For” mostra quatro atores que se revezam em 30 personagens vivendo situações impagáveis da vida real. Para as crianças, a opção é a peça “Que História é Essa?”: num reino de faz de conta, um rei, uma rainha e um enigma para ser decifrado por quem deseja conquistar o coração da princesa: como se conta a história de tudo e se abre as janelas do mundo?

Diversas companhias parceiras do Pé no Palco também se apresentam na mostra. A banda teatral performativa Vulcanióticos apresenta, no dia 30 de março, às 21h, o show “Traje de Gala”. A Súbita Companhia de Teatro o espetáculo “Câmera Escura”, e a Mataveri Cultural volta em cartaz com “O Incrível Menino Preso na Fotografia”.

Os alunos do Pé no Palco também se apresentam na mostra, com as peças “O Tempo é Fluído Aqui”, “Uma Esperança no Inferno” e “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não”. Os participantes dos projetos socioculturais da escola, em que alunos de escolas públicas fazem aulas gratuitas de teatro, também participam do Festival com apresentações previamente agendadas para escolas.

Para completar a mostra, quatro exposições fotográficas contam a história do Pé no Palco. São imagens destes 20 anos de cursos livres, das montagens profissionais, dos projetos socioculturais e uma mostra especial com imagens da fundadora do espaço, a atriz, diretora, escritora e arte educadora Fátima Ortiz. As exposições já estão em cartaz e ficam até 24 de maio, com entrada franca.

SERVIÇO
Ensaio para um Adeus Inesperado (ESTREIA)
Dias 27, 28 e 29 de março às 21h

O Conto da Ilha Desconhecida
Dias 3 e 4 de abril às 19h

O Amor seja como for
Dias 4 de abril às 21h e 5 de abril às 19h

Que História é Essa?
Dias 28 e 29 de março às 16h

Show da banda Vulcanióticos
Dia 30 de março às 21h

Câmera Escura
Dia 31 de março às 20h

O Incrível Menino Preso na Fotografia
Dias 1 de abril às 20h e 2 de abril às 18h e 20h

O Tempo é Fluído Aqui
Dias 25 e 26 de março às 22h

Uma Esperança no Inferno
Dias 1 e 2 de abril às 22h

Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não
Dias 3 de abril às 21h e 4 de abril às 23h

Ingressos: preços variados, à venda nas bilheterias oficiais, no site do Festival e uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro Portão Cultural – consulte em www.festivaldecuritiba.com.br

Exposição Linha do Tempo - Espetáculos dos cursos livres de teatro – 20 anos.
Exposição Arte Educação - Projetos socioculturais.
Exposição Companhia Pé no Palco - Espetáculos da companhia estável.
Exposição Mãos de Fátima - Um ensaio do improviso.
Fotos de Edu Camargo, Mariza Tezelli, Laiz Zotovici, Olívia D’agnoluzzo e Marina Tortelli. 
Período expositivo: até 24 de maio de 2015.
Entrada gratuita.

LOCAL: Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Fone: (41) 3229-4482

Nenhum comentário: