Curitibana Juliana Gisi lança "60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos" no dia 31 de março no DeArtes
A
professora e artista visual Juliana Gisi mergulhou em fotos clicadas e
em textos escritos por importantes artistas plásticos durante os anos
1960 e 1970. Entre nomes como Marina Abramovic, Robert Smithson, Edward
Ruscha e Jan Dibbets, ela analisou imagens e documentos para criar sua
tese de doutorado, que agora sai reestruturada em forma de livro.
Contemplado pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, "60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos"
será lançado no dia 31 de março, terça-feira, às 16h, no DeArtes -
Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, com
distribuição gratuita de exemplares.
Juliana
queria entender o que era a fotografia para aqueles artistas que a
tomaram como meio para suas produções plásticas e afirmaram que o
resultado que obtinham não possuía qualidade estética. "Voltei-me para
os textos que estes artistas haviam escrito na época como uma valiosa
fonte de informações que me possibilitaria um confronto com suas
ideias", explica a autora. "A análise desses discursos me proporcionou
uma aproximação ao modo como eles, naquele momento histórico, abordaram a
fotografia na intersecção com sua prática artística", complementa.
Os
artistas foram selecionados a partir de uma pesquisa minuciosa feita em
antologias de escritos que continham textos das décadas de 1960 e 1970
em que a fotografia era abordada ou discutida. No entanto, a prática era
pouco citada em discursos da época em comparação, por exemplo, com a
pintura. "Revelou-se, naquele momento histórico, um processo complexo de
estabelecimento da fotografia como um objeto para o saber artístico,
cujos desdobramentos sentimos na produção atual", continua a
pesquisadora.
De
acordo com a autora, a fotografia na arte existe pelo discurso – tanto
visual quanto textual – que a toma como objeto, e, neste sentido, estava
sendo inventada para aquele momento, nos escritos e na produção
plástica dos artistas. "De alguma forma, podemos extrair daí uma teoria
da fotografia construída pela perspectiva dos artistas", conta Juliana
na introdução do livro. A publicação será distribuída durante o
lançamento e enviada para universidades públicas de todo o Brasil.
Sobre a autora
Juliana
Gisi nasceu em Curitiba, cidade onde cursou o Curso Superior de Pintura
na Embap - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Continuou sua
formação com uma Especialização em História da Arte do Século XX na
EMBAP, um Mestrado em Educação na PUC-PR e um Doutorado em Artes Visuais
na UFRGS. Desde 2005, é professora da Universidade Federal do Paraná no
setor de educação.
Sua
produção artística, principalmente em fotografia, inclui exposições
coletivas como "caixa d'água" (Centro Cultural Solar do Barão, Museu da
Fotografia, 2013), "Sobrespaços" (Espaço Tardanza, 2012), "Estado da
Arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná – 1970-2010" (Museu Oscar
Niemeyer, 2010), "Possíveis Conexões" (Museu de Arte Contemporânea do
Paraná, 2008), entre outras.
Artistas citados na obra
Robert
Smithson (Estados Unidos), Edward Ruscha (Estados Unidos), Jan Dibbets
(Holanda), John Baldessari (Estados Unidos), Douglas Huebler (Estados
Unidos), Sol LeWitt (Estados Unidos), Dan Graham (Estados Unidos), Vito
Acconci (Estados Unidos), Eduardo Costa (Argentina), Raúl Escari
(Argentina), Roberto Jacoby (Argentina), Terry Atkinson (Inglaterra),
Hans Haacke (Alemanha), Gerhard
Richter (Alemanha), Dennis Oppenheim (Estados Unidos), Arnulf Rainer
(Áustria), Richard Hamilton (Inglaterra), Lucas Samaras (Grécia),
Giorgio Ciam (Itália), Lynda Benglis (Estados Unidos), Adrian Piper
(Estados Unidos), Eleanor Antin (Estados Unidos), Marina Abramovic
(Sérvia), Victor Burgin (Inglaterra).
Serviço:
Lançamento do livro "60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos", de Juliana Gisi
Dia 31 de março, terça-feira, às 16h
Local: Departamento de Artes da UFPR - Rua Coronel Dulcídio, 638 - Batel
Os livros serão distribuídos gratuitamente no local
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