quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

COLEÇÃO OLHO VIVO SERÁ LANÇADA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 

 
Box reúne 20 documentários produzidos pelo Projeto Olho Vivo em oficinas realizadas com crianças e adolescentes ao longo de dez anos


A CAIXA Cultural Curitiba lança, no dia 20 de janeiro, a Coleção Olho Vivo, uma caixa de DVDs que reúne uma mostra do resultado de quase dez anos de trabalho do Projeto Olho Vivo, entre 2003 e 2012. Durante o lançamento, às 19 horas, será exibido vídeo de uma hora de duração com os melhores momentos de cada documentário. Em seguida, haverá bate-papo com o coordenador das oficinas de documentário, Luciano Coelho, que coordenou o projeto até seu encerramento, em 2012, ao lado de Marcelo Munhoz.

A Coleção Olho Vivo traz mais de 20 documentários reunidos em oito DVDs. São filmes realizados coletivamente em oficinas de vídeo, no Núcleo de Pesquisa e Produção e em projetos como as oficinas de cinema voltadas a crianças e jovens de comunidades que participaram do projeto Minha Vila Filmo Eu e do Hospital Pequeno Príncipe.

Alguns vídeos foram dirigidos por Luciano Coelho com a participação de ex-alunos das oficinas, que acabaram se tornando companheiros de trabalho. “Centenas de pessoas passaram por estas oficinas, das mais variadas idades, classes sociais, experiências profissionais e de vida. Todas foram convidadas a usar a linguagem e as ferramentas do vídeo para abrir janelas para o real”, conta o diretor. Esta foi, aliás, a proposta do Projeto Olho Vivo: ser uma janela para a alma da cidade, procurando, por meio da diversidade dos olhares, enxergar o que normalmente não se vê.

Diversos temas relacionados à Curitiba e que costumam ser ignorados pelo discurso oficial foram abordados, como problemas sociais, a arte, catadores de papel, religião e diversidade. “Os filmes formam um painel identitário e humano da nossa cidade e sua gente. Em alguns casos, isso acontece pela via da temática local, privilegiando os lugares da cidade. Em outros, pelo recorte com temas universais como a religião, o carnaval, os problemas sociais e a sexualidade”, conta Luciano Coelho.

O box traz ainda um livreto assinado pela cientista social e doutora em história, Luciana Patrícia de Morais, com textos sobre os documentários e sugestões de uso pedagógico. A Coleção visa aumentar o uso dos vídeos em salas de aula pela distribuição do material em escolas públicas e universidades do município e do estado. Em breve, todos os filmes também estarão disponíveis no canal do Vimeo "Coleção Olho Vivo" (http://vimeo.com/channels/805529).


Serviço:
Lançamento: Coleção Olho Vivo
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 20 de janeiro de 2015
Horário: terça-feira às 19h
Ingresso: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos a partir de meia hora antes do evento)
Classificação etária: Livre para todos os públicos 
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: