sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CIRCUITO OFF TRAZ GRANDES NOMES À CAIXA CULTURAL CURITIBA


Cantores e multi-instrumentistas de renome internacional se apresentam em shows seguidos de bate-papo com o público
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 22 a 25 de janeiro, mais uma edição do Circuito OFF de Música, tradicional evento paralelo à Oficina de Música de Curitiba. Criado nos moldes do Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF reúne, desta vez, músicos brasileiros de renome internacional, que realizam concertos solo ou em dueto com outros instrumentistas. Após cada apresentação, é a vez da Conversa que Toca, um bate-papo descontraído com o público, mediado pelos jornalistas Adriana Sydor e Luiz Cláudio Oliveira.

Os músicos:
O show Inconsciente Coletivo abre o evento, no dia 22, com o cantor, compositor e multi-instrumentista Alegre Corrêa e com o violonista e compositor Guinha Ramires. Por meio de improvisações, a dupla mistura elementos da música popular brasileira, do jazz e da música erudita. Os músicos, de formação autodidata, conheceram-se em 1977, em Passo Fundo e, desde então, mantêm uma profícua parceria musical. Corrêa é vencedor do Grammy Awards 2010 na categoria “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo”, por seu trabalho como guitarrista do disco 75, de Joe Zawinul & The Zawinul Syndicate (Heads Up International).

O paulista Filó Machado faz duo com seu neto Felipe Machado, no dia 23. Cantor, compositor e guitarrista, Filó Machado já tocou ao lado de alguns dos mais prestigiados nomes da música nacional e internacional, como Michel Legrand, Jon Hendricks, Jane Duboc, Hermeto Paschoal, Johnny Alf e Tim Maia. É autor de canções feitas em parceria com Djavan, Aldir Blanc, Sérgio Natureza, Taiguara, Cacaso, Fátima Guedes, entre outros. Apresentou-se em diversos festivais de jazz da França. O artista acaba de lançar o CD Tom Brasileiro, com a cantora Cibele Codonho, em homenagem a Tom Jobim.

O cantor, compositor e instrumentista baiano Tiganá Santana faz show no dia 24. O músico já tocou em prestigiados teatros e festivais europeus e desenvolveu projetos musicais com artistas como Virgínia Rodrigues, Roberto Mendes, Luiz Brasil, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, bem como o respeitado artista visual brasileiro Emanoel Araújo. É criador de seu próprio violão, o “violão-tambor”, com afinação, textura e disposição cordofônica próprias. Entre seus discos, estão Maçalê, pioneiro no Brasil por apresentar canções em línguas africanas, e o mais recente, The Invention of Colour.

No dia 25, o paraense Felipe Cordeiro toca guitarra com o pai, Manoel Cordeiro. Felipe ganhou destaque com o álbum Kitsch Pop Cult (2012), em que apropria-se da estética kitsch, mistura a tradição popular musical da Amazônia com a sonoridade contemporânea brasileira e soma isso tudo aos beats digitais da América Latina, tais como a cúmbia, zouk, reggaeton, bachata e cacicó. Seu estilo foi logo chamado de “pop tropical”. No final da sua primeira tour pela Europa, fez show muito comentado no festival de Roskilde, na Dinamarca, em julho de 2013. Seu mais recente álbum, Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor (2013), investe em melodias e letras passionais, com destaque para Problema Seu, eleita melhor canção do ano pela revista Rolling Stone, e Ela É Tarja Preta, em parceria com Arnaldo Antunes.

Circuito OFF:
Inspirado no Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF ocupa lugar de destaque na cena musical curitibana, pois estabelece uma rica parceria com a Oficina de Música de Curitiba, tradicional evento da cidade que reúne músicos do Brasil e do mundo. Além disso, proporciona shows e encontros musicais raros que interessam a músicos e ao público em geral.
 

Programação:
Shows: 19h
- 22 de janeiro de 2015 (quinta-feira): Alegre Corrêa e Guinha Ramires
- 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira): Filó Machado e Felipe Machado
- 24 de janeiro de 2015 (sábado): Tiganá Santana
- 25 de janeiro de 2015 (domingo): Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro

* Haverá bate-papo com o público ao fim da última apresentação de cada grupo.

Serviço:
Música: Circuito OFF de Música
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 22 a 25 de janeiro de 2015 (quinta-feira a domingo)
Hora: de quinta-feira a domingo às 19h 
Ingressos: vendas a partir de 17 de janeiro (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA). Entrada franca para alunos participantes da Oficina de Música, mediante apresentação de crachá
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)



Nenhum comentário: