sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ÉDIPO TRANSFORMADO EM COMÉDIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Companhia do Chapitô, de Portugal, comemora 18 anos com versão cômica para a tragédia de Sófocles



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 10 a 12 de outubro, o espetáculo Édipo, clássico grego adaptado pelas lentes do humor da Companhia do Chapitô, grupo de teatro criado há 18 anos em Lisboa, Portugal. O inglês John Mowat dirige a peça, além de dividir a direção artística com José Carlos Garcia.

Nas mãos da Chapitô, que realiza um trabalho de criação compartilhado, o herói trágico, emblemático, complexo, criado por Sófocles, torna-se um sujeito azarado, desajeitado, vilipendiado, enxovalhado que, por desgraça, ainda perde a visão. A companhia vai tentar fazer o personagem fugir de seu terrível destino.

Dúvidas cruéis rondam a montagem: seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher? E os seus filhos, seriam também seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria ela avó de seus próprios filhos? E ainda, seria Creonte seu tio ou seu cunhado?

Em cena, nenhum cenário ou figurino rebuscado. Tudo é estruturado em torno da interpretação dos atores Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas, que se revezam no papel de todos os personagens da narrativa. “Sem qualquer adereço cênico, sem obedecer a todas as condições da tragédia clássica, apropriamo-nos de fatos e reinterpretamos pormenores, desmistificamos oráculos e da tragédia fizemos comédia. “Reinventamos Édipo, sem complexos”, conta a atriz Marta Cerqueira.

A companhia: 
A Cia do Chapitô foi criada em 1996, como parte das atividades da ONG homônima fundada em 1981, em Lisboa, tendo como objetivo a integração social por meio das mais diversas artes. O grupovaloriza a comédia pelo poder de questionamento e pela possibilidade que o gênero oferece de desconstruir narrativas. Calcados no trabalho físico, seus espetáculos são concebidos em processo coletivo de criação e estão em constante transformação.

Desde sua criação, a Cia Chapitô já apresentou 32 criações originais, circulando por Portugal, Brasil, Cabo Verde, China, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Eslováquia, Irã, Itália, Noruega e Suíça.

O diretor:
Desde 1992, John Mowat é diretor artístico, ao lado de José Carlos Garcia, da Companhia, para a qual já criou mais de 20 espetáculos, entre eles Don QuixoteO Grande Criador, A Tempestade, Cão que Morre Não Ladra e Édipo. No Brasil, desenvolve atualmente um espetáculo com o Teatro de Senhoritas, de São Paulo, baseado em contos do Livro dos Abraços, do autor uruguaio Eduardo Galeano.


Serviço:
Teatro: Édipo – Companhia do Chapitô (Portugal)
Data: de 10 a 12 de outubro de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta-feira às 20h, sábado às 17h e 21h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 04 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

MAA – Museu Alfredo Andersen recebe exposição inédita de Paul Garfunkel, o “Debret do século XX”



Mostra com mais de 80 obras de Paul Garfunkel comemora o lançamento do livro Imagens do Brasil. Abertura será dia 03/10 com entrada gratuita.
O francês Paul Garfunkel (1900-1981) chegou ao Brasil em 1927, como engenheiro e executivo, e aqui tornou-se desenhista, pintor e cronista de nosso cotidiano, registrando, em imagens e textos repletos de poesia, o país que o acolheu e fascinou, e que era, nas suas palavras, um “estranho e belo país, irritante e envolvente como uma insuportável amante demasiadamente amada”.
O amor pelo por nossa terra é um dos traços mais marcantes do legado de Garfunkel, que deixou uma vasta obra. Uma parte importantíssima, esquecida há décadas, poderá ser vista pelo público a partir do dia 03 de outubro. Com patrocínio do Grupo Positivo e da Fundação Cultural de Curitiba, e realização da iD Editora Cultural Ltda., o MAA – Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”, para comemorar o lançamento do livro, com o mesmo título, que reúne em um único volume dois álbuns, editados em 1958 e 1962, em que Garfunkel relata suas viagens pelo país.
“Debret do século XX” é a expressão usada espontaneamente por críticos e curadores ao tomarem contato com os dois álbuns de viagem de Garfunkel, que trazem imagens e lembranças de suas incursões por nosso país, e constituem, nas palavras de Pietro M. Bardi, em 1983, um “patrimônio sem precedentes de anotações em que se notam, além da bravura excepcional do traço, a compreensão e o amor que conseguiu representar”. O primeiro álbum, Imagens do Brasil, lançado em 1958, teve uma edição original de 275 exemplares, em que cada uma das 20 litogravuras foi colorida e retocada à mão pelo pintor. Já o segundo álbum, Novas imagens do Brasil, de 1962, é um relato sobre o périplo de Garfunkel pelas regiões Norte e Nordeste. Foi editado em 250 exemplares, compostos de 20 serigrafias coloridas à mão uma a uma, com textos acompanhados por 22 vinhetas.
O livro que será lançado foi elaborado a partir de raríssimos exemplares das edições originais, de propriedade de herdeiros do artista, e traz 40 textos de Garfunkel – cada um com versões em francês e português, além de uma versão inglesa, e de imagens inéditas, pesquisadas no acervo da família.
Com coordenação de Luca Rischbieter, Mauricio Vieira e Armando Merege, a exposição reúne dezenas de imagens, entre aquarelas, desenhos, pinturas e fotografias. O grande destaque são os raríssimos originais das 20 serigrafias e 20 litogravuras coloridas à mão que compõem os dois álbuns de viagens de Garfunkel.
Autodidata, profundamente influenciado pelo Impressionismo, mas sem se associar a tendências e movimentos da época, Garfunkel recorreu ao desenho, à aquarela e ao desenho-aquarela para retratar os homens, as paisagens, animais, hábitos e costumes brasileiros, “interpretando a relação conflitante do homem com o mundo”, segundo o crítico de arte Fernando A. F. Bini.
Nossa intenção é divulgar uma obra que, décadas mais tarde, tornou-se ainda mais importante em termos documentais e artísticos. Fazemos a todos um convite para virem ao MAA, conhecer uma obra que o grande Pietro Bardi definiu como um “patrimônio sem precedentes” – Mauricio Vieira, idealizador do projeto
O artista
Paul Garfunkel nasceu em Fontainebleau, próximo a Paris, em 1900 e faleceu em Curitiba, em 1981. Chegou ao Brasil em 1927, casado com Hélèna Garfunkel, para ser funcionário de alto escalão de uma empresa francesa. Poucos anos depois, ao tomar o partido dos paulistas na Revolução de 32, perdeu o emprego e o ótimo padrão de vida. Para economizar, a família Garfunkel – com dois filhos – mudou-se para Santos, onde Paul, desempregado, começou a pintar e a desenhar.
Em 1936 Garfunkel iniciou uma grande jornada pelo interior do Paraná, marcada por insucessos empresariais e por uma atividade sempre intensa de desenhar o que via. No início dos anos 1950, finalmente instalou-se em Curitiba, onde sua esposa liderava a Aliança Francesa, e tornou-se pintor em tempo integral. Seu atelier transformou-se em um espaço folclórico da cidade e ele um importante membro da comunidade artística. Sua produção se intensificou e, de 1953 até 1981, expôs todos os anos. Seu reconhecimento como um dos mestres da pintura paranaense foi atestado, definitivamente, com a grande mostra individual organizada em 2009 no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Ação Social
Com a proposta de preservar a obra deste artista “franco-curitibano” e presentear a cidade, além da publicação do livro e da exposição dos seus trabalhos, serão realizadas quatro Oficinas de Pintura para 60 crianças de 06 a 12 anos. Com base nas pinturas dos animais feitas por Paul Garfunkel no Centro Juvenil de Artes Plásticas, as oficinas terão carga horária de 2 horas. Desenvolvidas por arte educadores da Casa Labirinto, os encontros contarão também com a participação especial de crianças da Fundação Iniciativa. Todos os participantes receberão um exemplar do livro.
Incentivador / Patrocinador
Grupo Positivo e Fundação Cultural de Curitiba http://www.positivo.com.br/http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/
Realização
iD Editora Cultural Ltda.
Apoiadores
Aliança Francesa http://www.afcuritiba.com.br/af/index.html
Consulado Honorário da França – Curitiba http://saopaulo.ambafrance-br.org/-Consulado-Geral-da-Franca-em-Sao-
Câmara do Comércio França-Brasil http://parana.ccfb.com.br/
Gráfica Comunicare http://www.comunicare.com.br/
APAP/PR www.apap.com.br
Ação Social
Casa Labirinto
http://www.labirintosludicos.com.br/site_novo/
Centro Juvenil de Artes Plásticas
http://www.cjap.seec.pr.gov.br/
Fundação Iniciativa
http://www.finiciativa.org.br/novosite/
Vernissage “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”
Quando: 03 de outubro de 2014
Abertura: das 19:30 às 22:00
Local: MAA – Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitibahttp://www.maa.pr.gov.br/
Visitação: de 03 de outubro a 02 de novembro
Horário de funcionamento: terça a sexta das 09:00 às 18:00 e aos sábados e domingos das 10:00 às 16:00
Entrada Gratuita

exposição O café no Brasil | Casa de Rui Barbosa 07.10 a 07.12


Novos olhares sobre as políticas culturais | Casa de Rui Barbosa 06.10

clique para ampliar

Qualidade de vida: melhora acesso a bens, serviços e direitos no Brasil recente



No Brasil da primeira década do século 21 não só a pobreza e a desigualdade monetária caíram, mas melhorou o acesso dos brasileiros a direitos constitucionais, bens e serviços, como mostra estudo da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, comparando os anos de 2001 a 2012:

- A universalização do acesso à energia elétrica, de 96% para 99,7% dos domicílios do país. Salto expressivo nesse índice ocorre no Nordeste, indo de 89,4% para 99,1%;
- Mais de 17 milhões de domicílios passaram a dispor de esgotamento sanitário, verificando-se crescimento da cobertura da rede de esgoto e da utilização de fossas sépticas de 66,7% para 78,6% dos domicílios. O percentual de domicílios com acesso à rede de água encanada subiu de 81,1% para 86,4%, com a expansão dos serviços para cerca de 16 milhões de domicílios no período.
- O uso domiciliar da internet cresceu 15% ao ano, com maior crescimento anual a partir de 2009. Desde 2001, houve grande aumento dos domicílios com microcomputador com acesso à internet (de 8,5% para 40,9%). A proporção de domicílios com acesso à internet cresceu mais nas regiões menos atendidas: entre 2009 e 2012, o crescimento total registrado nas regiões Norte e Nordeste foi de 76%, enquanto a média nacional foi de 47%.
- A porcentagem de domicílios que contavam com pelo menos um tipo de telefone (móvel ou fixo) foi de 58,9% para 91,8%. Contribuíram para a expansão o aumento da renda e poder de consumo das famílias e a expansão dos serviços.
- Em 2012, quase todos os domicílios possuíam fogão (98,8%) e geladeira (97,1%). Além disso, houve aumento de 22 pontos percentuais na parcela de lares com acesso a máquina de lavar roupa, atingindo 55,8% dos domicílios.
Assim, percebe-se que o acesso dos brasileiros à energia elétrica, esgotamento, água encanada, internet, telefone e bens de consumo duráveis melhorou de forma substancial, quando não já considerado universalizado. Tais indicadores, aliados à redução da pobreza e da desigualdade e ao aumento do Índice de Desenvolvimento Humano, como discutido por especialistas, mostram uma melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Roda de Fotógrafos lança livro



Publicação de grupo que se encontra mensalmente em Curitiba será realizada de forma colaborativa


A Roda de Fotógrafos, um grupo voltado para a troca de experiências entre pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos fotográficos de forma coletiva, vai lançar sua primeira publicação de forma colaborativa. O livro bilíngue de 19x19cm com 120 páginas, terá fotos de 26 fotógrafos que se apresentaram nos encontros até agosto de 2014.

Entre os fotógrafos que estão no livro figuram nomes como Alexandre Mazzo, Leo Flores, Antônio Costa, Lucas Pontes, Leandro Taques, Osvaldo Santos Lima, Brunno Covello, Orlando Azevedo, Nilo Biazzetto, Nego Miranda e muitos outros.

Os encontros da Roda de Fotógrafos são gratuitos e acontecem regularmente desde o início de 2013, atraindo um público cada vez maior de interessados. Em suas últimas edições, realizadas no Museu Oscar Niemayer, mais de 300 pessoas estiveram presentes.

 Roda é aberta para todos os interessados em fotografia e tem como objetivo fortalecer a produção fotográfica na cidade de Curitiba e atrair apaixonados pela fotografia autoral, artística e documental. Em seus últimos encontros contou com a apresentação de importantes nomes da fotografia parananense e nacional como Nego Miranda, Nilo Biazzetto, Osvaldo Lima, Orlando Azevedo, entres outros.

Acesse o link e saiba mais: http://benfeitoria.com/rodadefotografos

Grupo educacional doa mais de 3 mil livros para Tubotecas e escolas municipais





A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Educação receberam, nesta quinta-feira (2), a doação de livros arrecadados pela rede de colégios Dom Bosco como presente de “casamento” para as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro. O evento no Palacete Wolf formalizou a entrega de mais de 3 mil títulos de diversos gêneros que estarão disponíveis nas tubotecas, casas de leituras, escolas da rede municipal de ensino e os centros municipais de educação infantil (CMEI). Participaram da cerimônia a coordenadora de literatura da FCC, Mariane Filipak Torres, a chefe de gabinete da SME, Fernanda Boroski Krueger, Cristiane Sliva, coordenadora pedagógica do colégio Dom Bosco na sede Mercês e a diretora administrativa do grupo, Camila Lorenz.

Para Cristiane Sliva, coordenadora pedagógica do colégio Dom Bosco na sede Mercês – onde foi arrecadado o maior número de livros – a ideia da lista de presentes da prefeitura foi de encontro com a campanha de doação de livros que já estava acontecendo na instituição. “A leitura enriquece o imaginário infantil, e queremos proporcionar isso a outras crianças. Por isso lançamos o desafio em todas as turmas. A mobilização foi tanta que até os pais se empolgaram em ajudar”, disse.

A turma vencedora do desafio foi a do segundo ano do colégio da sede Mercês, que conta com 20 alunos na faixa dos seis anos. Como prêmio eles ganharam uma visita ao Palacete Wolf, onde puderam acompanhar uma contação de história do mediador de leitura Alisson Freyer, com o livro “Contos do bicho do mato”, do autor Ricardo Azevedo. Também conheceram o processo de triagem que os livros passam antes de estarem disponíveis para a população.

Cidadania 
- Segundo Fernanda Boroski Krueger, a iniciativa das crianças promove o exercício da cidadania. “Faz com que elas busquem contribuir e ajudar as demais crianças que necessitam e não tem tanto acesso como elas. Além de ser um incentivo a mais a leitura”, afirma a chefe de gabinete da SME.
Para Mariane Torres a campanha só valoriza mais a questão de circulação dos livros, de não deixar o acervo parado em casa e o compartilhamento dos bens culturais da cidade. “Foi muito bacana a mobilização das crianças e é importante pra eles saberem pra onde esses livros vão e o que vai ser feito com eles. Por isso achamos importante eles terem vindo aqui conhecer”, disse.

DJ Dan Polastri é convidado da High Voltage nesta sexta

DJ DAN POLASTRI É CONVIDADO DA HIGH VOLTAGE DESTA SEXTA NO SOVIET


 
O DJ Dan Polastri é o convidado da cabine da festa High Voltage desta sexta-feira, no Soviet. Ele traz seu deep house embalado com indie e pop, numa mistura cheia de groove. A noite traz ainda os residentes Fefo, Pépe e Pedrô. Electro, indie, pop, rock e R&B se misturam no repertório deste trio, na medida para eletrizar a pista de dança e fazer o fim de semana começar na frequência certa.
 
Dan Polastri, além de DJ, é blogueiro, engenheiro da computação e apaixonado por tecnologia e música eletrônica. O estilo de maior paixão de Dan é o Deep House, com influências Indie e Nu-Disco, mas também já passou pelo Trance e Progressive House. Apreciador do warm-up, é defensor das músicas com melodias marcantes e com bastante groove. Dan é autor do Blog ‘Aperte o Play’, no qual comenta diversos assuntos relacionados a música eletrônica.
 
Na sexta, a casa abre às 23 e a entrada é R$ 15 com nome na lista amiga (enviar pelo APP do Soviet) até a 1h e R$ 20 (a noite toda ou sem nome na lista amiga). Também até a 1h, todos os drinks do Soviet têm valor promocional e saem por R$ 10,90.
 
Já no sábado, o Soviet recebe mais uma noite de Cafeína, comandada pelos DJs residemtes Dimis, Duda Rezende, Fefo e Pedrô. Pop, R&B e indie se misturam nessa explosão sonora que não deixa a pista parar.
 
Entradas a R$ 20 com nome na lista amiga (enviar pelo APP do Soviet) até a 1h e R$ 25 (a noite toda e sem nome na lista amiga). No sábado, a casa também abre às 23h.
 
 
FESTA HIGH VOLTAGE, com Dan Polastri e os residentes Fefo, Pépe e Pedrô.
DATA: 03/10 - Sexta-feira.
HORÁRIO: a casa abre às 23.
ENTRADA: R$ 15 com nome na lista amiga (enviar pelo APP do Soviet) até a 1h e R$ 20 (a noite toda ou sem nome na lista amiga).
 
FESTA CAFEÍNA, com os residentes Dimis, Duda Rezende, Fefo e Pedrô.
DATA: 04/10 - Sábado
HORÁRIO: a casa abre às 23.
ENTRADA: R$ 20 com nome na lista amiga (enviar pelo APP do Soviet) até a 1h e R$ 25 (a noite toda e sem nome na lista amiga).

São Paulo sedia Encontro Internacional de Mulheres Palhaças

I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP



De 06 a 12 de outubro acontece em São Paulo o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP, evento sobre comicidade feminina.  Organizado pelo Teatro da Mafalda, o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP é o 7º no mundo sobre o tema. Em sua programação traz uma incrível diversidade de tipos cômicos distribuídos em atrações nacionais e internacionais, além de mesas de debate, oficinas, vivências artísticas, aula-espetáculo e demonstrações técnicas.

Confira abaixo a programação completa do evento:

SEGUNDA – FEIRA (06/10)

16hs 
ABERTURA DO I ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS // Duração 60 Min. // LIVRE
Com TEATRO DA MAFALDA e palhaças convidadas
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Na Abertura Oficial do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, teremos, entre tantas surpresas,  uma homenagem feita pela organização do Encontro à Velha Guarda do Circo , que se encontrava toda segunda -feira no Café dos Artistas , vizinho ao Centro de Memória do Circo, ainda alguns são "amigos" do Centro de Memória e pretendemos homenageá-los. Também haverá um pocket show da Musa Oficial do Encontro , Lucille Ball, com seus incríveis números cômicos! Não faltará também uma recepção carinhosa para as Artistas e para todo o público!!!

19HS – ESPETÁCULO: SPAGHETTI (Cia.Seres de Luz Teatro), com Lily Curcio e Vanderléia Will  (SC) – Direção de Leris Colombaioni // Duração 55 min. // LIVRE
Galeria Olido – Sala Olido // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 293 Lugares // Tel: 11 3331-8399
Finalmente chegou o dia da tão esperada inauguração do elegante Restaurante “Estilo Bistrô”. O garçom trabalhou incansavelmente cuidando dos mínimos detalhes, quase na beira da obsessão, para e deixar o local impecável à espera da seleta freguesia. Mas, um “pequeno exagero“ nos brindes com champanhe fará com que as coisas não funcionem da maneira esperada. De repente as coisas parecem cobrar vida, mudam de lugar e uma simples tarefa pode representar um caos... O restaurante já está pronto e absolutamente nada pode dar errado para receber primeiro cliente…ou será melhor falar a primeira “vitima” do dia?

TERÇA – FEIRA (07/10)

11hs – DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: “Os sete lados do ridículo”, com Naomi Silman – Direção Naomi Silman // 60 Min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis // 20 Vagas // Tel: 2295-0401
A atividade é resultado da pesquisa do Grupo Lume em torno do palhaço no sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Centre (Canadá). “Os sete lados do ridículo” mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison, conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

17hs – ESPETÁCULO: CIRCULUZ BRINCANTE (Trupe Circuluz, Cia de Artes) com Raquel Franco. (MA) – Direção: Raquel Franco // Duração 50 min. // LIVRE
Praça Coronel Fernando Prestes, 74 - Metrô Tiradentes // Grátis
O circulo é o local do circense, do ritual, do teatro de rua, do encontro. E nele, a palhaça Keke leva ao público elementos de sua genealogia, as partículas de brincadeira, riso e absurdo que a compõe.
“Circuluz Brincante” é um espetáculo de rua onde são exploradas as várias possibilidades de jogo e dialogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses. Keke Kerubina Rosa Vermelha do Jardim da Vida recria números de malabarismo, acrobacia área no tecido, utilizando a dança e a dramaturgia popular, para então no desenrolar das cenas semear na plateia a vontade de mostrar seu próprio brincante.

19hs – ESPETÁCULO: PELO CANO (Cia. Pelo Cano) com Paola Musatti e Vera Abudd (SP) – Direção: Las Ventanas // Duração 60 min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Nesta peça, duas palhaças vivem pequenas situações revelando sua forma de interagir com o mundo, em geral de forma ridícula e catastrófica. Em cena, utilizam objetos cotidianos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia - formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária. Eles ajudam a revelar a inaptidão do palhaço com a vida, sua forma enviesada de resolver as situações e seu dom de transformar a realidade. O espetáculo traz uma releitura da palhaçaria clássica e revela a partir de pequenas situações um universo inusitado, aquele em que habita o palhaço.

21hs – CABARET´RANS , com Alessandro Aguipe, Ésio Magalhães, Lily Curcio e Ronaldo Aguiar - Direção de Caco Mattos // 60 Min. // 16 anos
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// Grátis// 200 Lugares // Tel: 2295-0401
Na Noite do Cabaret’rans estarão reunidas as figuras mais extravagantes do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças.

QUARTA – FEIRA (08/10)

11hs – AULA ESPETÁCULO “Eu, eu mesma e Dona Negron”, com Cida Almeida – Direção: Cida Almeida // 60 Min. // LIVRE
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Um ATO CÊNICO, uma vivência do AQUI E AGORA em busca do momento Exato em que acontece o Teatro. A busca da liberdade entre 03 formas expressivas: a palavra, a máscara e o palhaço. Entre o SER e o NÃO SER a necessidade de encontrar um trajeto onde se possa navegar a dois, a três, a quatro... mas nunca sozinho. Compartilhar hoje é um termo bastante usado com dividir - seria talvez um termo ajustado para o que se busca aqui. Dividir a responsabilidade no ato cênico é ser cúmplice e tornar-se cúmplice e responsável pelo prazer de se estar com o outro.

15hs – MESA: AS MULHERES NO CIRCO E AS PALHAÇAS com Ermínia Silva (UNESP), Guaraciaba Malhone e Iracema Cavalcante (Circo Guaraciaba). Mediação: Sarah Monteath// Duração 60 Min. // LIVRE
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
A proposta dessa Mesa é discutir sobre as atuações e construções femininas na palhaçaria, assim como as várias importâncias femininas dentro do ambiente circense.

21hs – CABARÉ: NOITE DE GALA apresentação Rhena de FariaCom Adelvane NeiaAna Luisa CardosoAs Marias da GraçaBeth DorganGabriela WinterJoana PizaLily CurcioMaria Silvia NascimentoNaomi Silman  Teatro de Anônimo (Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira) - Direção Rhena de Faria // Duração: 90 min. // 18 anos
SESC POMPÉIA – CHOPERIA // Rua Clélia, 93 – Pompeia // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00 // 800 LUGARES
O Cabaré de Gala do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças é um grande encontro de Especialistas do Riso , mulheres que há muito tempo exercem o Oficio de Palhaça, mulheres que criam a história da comicidade brasileira!! Elas apresentam seus números compartilhando muito riso e alegria. Compõem o cabaré apresentações musicais, números de mágica , mímica , circo- teatro e muito mais! Tudo sob a experiência de nossas divas do riso.

QUINTA – FEIRA (09/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO,  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua // DURAÇÃO 03 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas // LIVRE
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213  - Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA: QUESTÕES DE GÊNERO E AS PALHAÇAS, com Lucia Romano (UNESP), Sylvia Cavasin (ECOS) e Tiche Viana (Barracão Teatro). Mediação: Maria Silvia do Nascimento // Duração 60 Min. // LIVRE
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Dentro das diversas perspectivas existentes sobre gênero, identifica-se uma multiplicidade de mulheres e homens que criam personagens masculinas, femininas, ou sem gênero definido, sob diversas temáticas diferenciadas.

20h30 – ESPETÁCULO:  Paraiso na Terra, com Elke Maria Riedman (AUT) - Direção Ana Hauer // Duração: 60 min. // 12 anos
SESC Vila Mariana - Auditório // Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 131 LUGARES
A peça conta a história de Frau Heimpl que perdeu a mãe, cumpriu o seu dever de cuidar dela, e agora quer viver: ela, então, conhece e sabe como melhorar o mundo, e está no caminho de uma nova liberdade. Mas nesta procura da sorte, para Frau Heimpl, a humanidade está em primeiro lugar. Conseguirá Frau Heimpl saltar do seu quarto para o mundo?

SEXTA – FEIRA (10/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua // DURAÇÃO 03 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas // LIVRE
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA BRANCA, com Adelvane Néia, Andréa Macera e Beth Dorgam. Mediação: Sarah Monteath // Duração 60 Min. // LIVRECentro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis // 80 Lugares
Esta mesa busca discutir o papel e importância do tipo de palhaço Branco na dupla cômica Branco X Augusto.

21hs – ESPETÁCULO: Jardim, com Felícia de Castro e Suzana Miranda (BA) - Direção Felícia de Castro e Flávia Marco Antonio // Duração: 90 min. // 14 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Nesta peça, duas estranhas criaturas entram em cena plantando flores em pequenos vasos. Na perspectiva do universo feminino, as palhaças Bafuda e Ricota evidenciam as luzes e as sombras do ser humano, que aparecem quando se está em relação com o outro. Tendo como temática o afeto, o espetáculo convida a cultivar um novo coração. A dimensão absurda do conflito humano é revelada através de situações cômicas que oscilam entre a guerra e paz. O ridículo feminino e universal é escancarado nos jogos que brincam com diversos universos como o funk, o futebol, o nacionalismo, a guerra, o movimento hippye, o mundo da moda... a realidade é recriada momento a momento numa lógica nonsense e cheia de surpresas.

20hs – ESPETÁCULO: Les hommes ont deux pattes de moins que les animaux, com Hélène Gustin (FRA) 
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 291 LUGARES
Caída de um planeta longínquo, Colette Gomette é uma bola saltitante, uma mulher borracha, animal e primitiva, ocupada em apalpar, mastigar, farejar, explorar ingenuamente um mundo cheio de arestas. Esforçando-se para se integrar, ela se percebe em cena e descobre um certo prazer... Um fenômeno do começo ao fim, que faz rir até as lágrimas.

SABADO (11/10)

11hs – OFICINA: O Palhaço da Cara Preta, com Mestre “Martelo” (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE) // DURAÇÃO 04 HORAS // Inscrições pelo e-mailencontrodemulherespalhaças@gmail.com // 20 vagas
OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS
O workshop “O Palhaço da Cara Preta” aborda de forma técnica e poética os elementos principais que constituem a figura do “Palhaço Mateus” (corporeidade e desenvolvimento na brincadeira), além da dança (trupés) e músicas (loas e toadas) da Dança Dramática do Cavalo Marinho de Pernambuco. 
O workhop será ministrado por Alício Amaral, Juliana Pardo, Geziela Goes, e Mestre “Martelo” (Sebastião Pereira de Lima) de Condado –PE. 

17hs– APRESENTAÇÃO com Mestre “Martelo” (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE)// 50 Min. // LIVRE
OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS // 150 LUGARES
Com mais de 60 anos de brincadeira, Mestre “Martelo” é considerado o Mateus mais experiente de Pernambuco e irá expor seu trabalho dentro da brincadeira tradicional. 

19hs – ESPETÁCULO: THE SUBSTITUTE com Tanja Simma (AUT) – Direção: Jango Edwards// 90 Min. // 12 anos
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 30,00, R$ 15,00 e R$ 9,00 // 291 LUGARES
O espetáculo traz à cena a estória épica de uma mulher em busca da felicidade oculta em um mundo obscuro. Uma aventura plena de ação, suspense, romance e tragédia. Esta é uma estória verdadeira, somente os nomes e os lugares foram modificados para proteger aos inocentes. Não é preciso dizer que o substituto profissional é uma carreira que exige anos de trabalho. Portanto, e somente por isso, quando um é flexível, com talento, seguro de si mesmo, diplomático e atento, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para seu empregador que a arte da Substituição pode ter seu lugar. Ocorre que Anna não se encaixava neste perfil... Anna não se encaixava neste perfil ... Mas tratou de encaixar-se... Buscando sempre estar no lugar errado no momento adequado e no momento errado no lugar adequado...

21hs – ESPETÁCULO: SPATHÓDEA (Cia. Dos Anjos), com Silvia Leblon (SP) – Direção: Ricardo Puccetti // Duração: 60 min. // 14 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Por meio das palhaçadas da personagem Spirulina, são revelados segredos, em meio a um mundo peculiar. O espetáculo aborta a temática morte, vida, "morte-vida", desejos e superações. Uma palhaça se mostra devagar. Ela traz uma bagagem. Aos poucos revela seus segredos, seus brinquedos, seu mundo. Convida a plateia a participar desse mundo, incluindo-a na sua lógica pessoal. Mostra a que veio. Fala de morte, vida, morte-vida, desejos, ardis e superações. É funeral. É renascimento.

23hs – Festa – Sambada de Palhaças // Duração: 90 Minutos // 18 anos
Galpão 101 // Rua Faustolo, 101 – Pompéia // R$ 15,00 // 100 LUGARES
Uma festa aberta ao público com música e risada.

DOMINGO (12/10)

10h30– CORTEJO NO “PARQUE” MINHOCÃO – ELEVADO DE MULHERES PALHAÇAS E OUTROS GENEROS - Núcleo de Oficinas na Rua // LIVRE
Elevado Costa e Silva
As artistas prometem fazer grande festa e fazer tremer o Elevado.  Neste cortejo, todos podem ser palhaços por um dia!

18hs  – ESPETÁCULO:  Anna de Lirium: Alive! In concert!, com Tanja Simma (AUT) – Direção: Jango Edwards// 45  min // 12 anos
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis// 128 Lugares // Tel: 2295-0401
Anna foi convidada para uma entrevista de trabalho em um estúdio de gravação e está esperando pela chegada do produtor. Enquanto espera, ela começa a dormir e a sonhar... Nestes sonhos ela se torna uma estrela de vários números musicais e coreográficos que são algumas vezes surpreendentes – até mesmo para ela!

18hs – CABARÉ DAS NEÓFITAS, com direção e atuação de Adelvane Néia e as novas palhaças // Duração 60 min // 12 anos
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis // 198 LUGARES
Esse cabaré traz à cena números das palhaças da Escola de Palhaça e números de palhaças iniciantes.

18hs – ESPETÁCULO: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras (Teatro da Mafalda) – Direção: Rhena de Faria // Duração 60 min. // 12 anos
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00 // 291 LUGARES
Durante o espetáculo o público é conduzido a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. Mafalda vai se servir de todos os artifícios para convencer o público, e também um aborrecido delegado, de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.
 Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.


FICHA TÉCNICA - I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP

IDEALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: TEATRO DA MAFALDA - Andréa Macera e Alessandro Aguipe

EQUIPE DE PRODUÇÃO  - Ângela Quinto, Daniel Savi, Daniely Varoni , Caco Mattos, Maria Silvia do Nascimento, Sarah Monteath e Wládia Beatriz.

TÉCNICO RESPONSÁVEL - Eduardo Brasil            

TRADUTOR OFICIAL DO EVENTO - Rodrigo Concha

PARCEIRIAS - Centro de Memoria do Circo // Oficinas Culturais // Seres de Luz Teatro //
SESC SP

APOIOS CULTURAIS - Cia. Asfalto de Poesia // Nó Cego Cia de Palhaços // Galpão 101 // Giramondo Hostel // Inspiratorium – Escola de Cinema // Rede Biroska // Villa Flamenca – Núcleo de Arte e Cultura // Galpão do Folias  // UNESP

Siricutico faz show de lançamento do primeiro disco no Paiol





Com linguagem própria, grupo curitibano fisga pais e filhos e lança primeiro disco no dia 12 de outubro
As músicas do Siricutico, ao que tudo indica, são feitas para as crianças. As apresentações do quarteto, no entanto, sempre contam com pais e mães na plateia curtindo a performance tanto quanto ou até mais que seus filhos. Essa mistura de música infantil para adultos e música adulta para crianças foi parar no primeiro disco do grupo, que será lançado com um show no Teatro do Paiol no sugestivo dia 12 de outubro. A entrada é franca.
É inegável que as letras e muitos dos elementos do Siricutico são fatores lúdicos que conquistam o público de menor idade. A sonoridade, porém, foge um pouco do que se convencionou chamar de música infantil. O quarteto agrega em suas canções gêneros musicais dançantes como soul, rock progressivo, reggae, samba, entre outros, numa diversidade musical extensa e divertida.

O Siricutico é formado pelos artistas Marc Olaf Thiessen (que assina a produção do disco e dos arranjos, toca piano, guitarra, bandolim, flauta e vozes), Mariana Ribeiro (voz, acordeon), Isadora Flores (piano, voz) e Marcel Cruz (voz, flauta, bateria e percussão). O show ainda contará com participações especiais de músicos convidados que marcaram presença na gravação do disco.

O encarte do álbum apresentará, em cada faixa, ilustrações do artista curitibano André Ducci, além das letras e cifras das canções, contendo 24 páginas de conteúdo. O disco "Siricutico" é um projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e contou com o patrocínio do Positivo.

Trajetória

O repertório e toda a concepção artística do CD são frutos de um encontro que completa três anos em 2014. O primeiro show foi realizado após um convite para um evento no bicicletário livre (Bosque de Sofia), em 2011. Desde então, o grupo começou a compor, fazer arranjos e brincadeiras a partir de composições diversas. Já realizou apresentações em diversos projetos culturais, escolas, nas ruas e no Hospital Pequeno Príncipe.

Single "Bala de Banana": http://bit.ly/balabanana
Site oficial: www.siricutico.art.br

Serviço:Siricutico - show de lançamento do álbum
12 de outubro, domingo, 18h
Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
Entrada franca: retirada de ingressos com 1h de antecedência no local
Os CDs serão vendidos a R$10 após o showInformações: (41) 3213-1340