quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINE GUARANI





05 a 12 de novembro de 2014


Data: Até 8 de novembro de 2014 
Nome da atração: FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA BIENAL DE CURITIBA - FICBIC 2014 (continuação)

Descrição: Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. O evento será realizado entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro e espalhará a sétima arte por vários ambientes da cidade. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshop e exposição de arte vão envolver os amantes do cinema durante duas semanas. A programação é totalmente gratuita.

A programação completa do FICBIC pode ser acessada no http://issuu.com/bienaldecuritiba/docs/folder_web/1.
Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.

Programação Cine Guarani:

5 NOV (QUI)

14:00 - A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO
Hélio Villela Nunes, Brasil, 2010, 15’
A história de uma amizade num duelo sem palavras.
CINE HOLLIÚDY
Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson
entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

6 NOV (SEX)

14:00 - DIA ESTRELADO
Em um lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.
Nara Normande, Brasil, 2011, 17’
O MENINO E O MUNDO
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do
mundo moderno através do olhar de uma criança
Local: Cine Guarani

Ingresso: gratuito



Data: 11 a 26 de novembro de 2014

Nome da atração:  Exibição do Programa ANIMAÇÕES PARA CRIANÇAS (QUE TODOS ADORAM)
Gênero: BR, 2014, animação – 56’

Descrição:. Esta seleção de curtas-metragens de animação mostra a grande qualidade da produção brasileira no gênero. Voltada para crianças e jovens, traz obras como a fábula fantástica Os anjos do meio da praça, recordista de prêmios em festivais, e também obras esteticamente experimentais, como A viagem de um barquinho. Todos são exemplos de filmes que envolvem, divertem e ao mesmo tempo estimulam os espectadores a pensar sobre temas como a coragem de não abrir mão dos próprios sonhos, o consumismo, o cuidado com o meio ambiente e a valorização da cultura brasileira.
O programa ainda mostra às crianças diferentes técnicas de animação e variados processos de realização, desde filmes 3D produzidos por estúdios profissionais, até obras como “As curvas de Niemeyer”, animação em stop-motion feita por 150 crianças de escolas públicas de Vitória. Os filmes apostam na inteligência das crianças e comprovam que a animação é uma linguagem capaz de agradar a todos.

Os anjos do meio da praça
Alê Camargo e Camila Carrossine, SP,2010
Duração: 10 minutos
Uma fábula sobre anjos caídos, sonhos esquecidos e um menino.

Tamanduá bandeira
Ricardo de Podestá, GO,2010
Duração: 8 minutos
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida. Só alguns passos o separam dela. Porém, são passos que devem ser dados no asfalto.

Purgamentum
Yannet Brigglier, SC,2011
Duração: 11 minutos
Uma alegoria do modelo de desenvolvimento predominante no planeta, baseado na produção e consumo desenfreado, no qual a natureza é explorada de forma predatória. Em latim, purgamentum significa lixo.

A viagem de um barquinho
Marcio Emilio Zago, SP,2010
Duração: 4 minutos
O nascimento de um barquinho de papel, seu percurso e seu destino.

Como se fala na Terra
Alê Machado, SP,2010
Duração: 6 minutos
Breve documentário alienígena sobre a comunicação verbal dos humanos.

Obsoleto
Heitor Mendonça dos Santos, Leandro de Souza Henriques e Victor Mendonça dos Santos
Duração: 5 minutos
Em uma cidade do futuro encontramos o P-O68, um simpático robô que perdeu um de seus braços e passa seus dias sentado na calçada pedindo esmola. Ele tenta voltar à ativa e ter uma existência digna novamente, a fim de não se tornar obsoleto.

As curvas de Niemeyer
ES,2010
Duração: 11 minutos
A menina Estela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, para descobrir as principais obras do artista.

Classificação Indicativa: Livre (a partir de 10 anos)
Horário: 16h
Local: Cine Guarani

Ingresso: gratuito



Data: 11 a 26 de novembro de 2014

Nome da atração: Exibição do Programa COMÉDIAS CONTEMPORÂNEAS
Gênero: BR, 2001 – 61’

Descrição:. Muita gente acha graça quando assiste a uma situação ou personagem estereotipado ou coberto por preconceito. Mas rir também é um modo de revelar verdades. Os curtas-metragens deste programa adotam recursos variados para oferecer histórias divertidas e fazer pensar. A sátira corrói o excesso de ordem da burocracia e ridiculariza a preocupação constante coma boa forma. A farsa revela o jeito bem esperto de um tipo que a maioria considera matuto. A animação deixa a imaginação livre para devolver um reflexo distorcido que ajuda a nos ver mais e melhor. O falso documentário inverte a ordem e acaba pondo a nu fatos que não fazem sentido.

Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 17h30
Local: Cine Guarani

Ingresso: gratuito



Data: 07 de novembro de 2014

Nome da atração: Lançamento do documentário “Procurando Cris McClayton"
Descrição: O filme apresenta a carreira do cantor Pedro Luis Schoemberger, que gravou o primeiro disco de rock de Curitiba
Nos anos 70, cantores brasileiros fizeram sucesso cantando em inglês e usando nomes artísticos estrangeiros. Fábio Júnior era conhecido como Mark Davis e Uncle Jack, José Pereira da Silva era Christian, Ralf era Don Elliot, Jessé foi Christie Burgh e Tony Stevens, Ivanilton de Souza Lima ganhou destaque como Michael Sullivan e Maurício Alberto Kaiserman teve sucesso mundial como Morris Albert. Além desses cantores ainda tivemos os conjuntos Pholhas e Light Reflections.
No meio deste time de estrelas, aventurou-se o cantor curitibano Pedro Luiz Schoemberger ou Cris McClayton. Em 1973, ele gravou um compacto simples pela RCA Victor com as músicas “Longe de você” e “Bye, bye Rosemarie”. A música em inglês fez tanto sucesso nos programas de rádio e TV, que alçou o curitibano aos primeiros lugares das paradas de sucesso por três anos consecutivos e garantiu a Cris grande exposição de mídia. No auge da carreira, o cantor apresentou-se em casas de shows no Japão.
A carreira de Cris, assim como subiu rapidamente, também declinou vertiginosamente. O cantor continuou conhecido apenas no restrito circuito dos profissionais antigos da música curitibana. Na capital paranaense, Cris participou como “crooner” de vários conjuntos e cantou em vários espaços da cidade. Durante anos foi a principal atração do restaurante dançante Toscana, em Santa Felicidade.
Para resgatar a trajetória de Cris McClayton, os jornalistas Antonio Carlos Domingues e Ulisses Iarochinski produziram o documentário que será lançado nesta sexta-feira, dia 7, às 20 horas, no Cine Guarani (Av. República Argentina, 3430, Portão).
Inicialmente pensada para ser contada num curta-metragem, a história do cantor acabou virando um longa, como explica Antonio Carlos: “durante as pesquisas e coleta dos depoimentos acabamos tomando contato com um personagem muito maior do que imaginávamos. Como exemplo, acabamos descobrindo que o Cris gravou o que é considerado o primeiro disco de rock do Paraná, um compacto simples com a música ‘Você mentiu pra mim’, de autoria de Dirceu Graeser”.
A trajetória do cantor - Batizado como Pedro Luis, o cantor iniciou a carreira com o nome artístico de Cristiano. Trilhou praticamente o mesmo caminho da maioria dos artistas nacionais. Começou cantando para os amigos, passou por programas de calouro, gravou disco e ganhou projeção nacional ao ir cantar na noite paulistana.      
Em São Paulo, a convite do apresentador Antonio Aguillar, participou da sensação televisiva do momento, o programa “Reino da Juventude”. Depois de ter gravado uma música num disco de coletâneas da gravadora Copacabana, gravou seu primeiro longplay pela Chantecler.
Logo depois foi contratado pela gravadora RCA Victor, e em seguida foi para BMG, companhia em que gravou, já como Cris McClayton, o compacto que estourou nacionalmente com a música “Bye Bye Rose Marie”. E no lado B, a música “Descendo o Rio”, ambas composições de Cyro Aguiar e Luiz Roberto.
Ulisses Iarochinski lembra do furor que tomou conta da pequena Monte Alegre (Telêmaco Borba) quando o disco de “Pedro Loco” (como era conhecido) chegou às lojas. Em poucos minutos o lote de compactos desapareceu. Alguns amigos mais próximos receberam pelo correio o disco autografado por Cris MacClayton como presente. Mais tarde Iarochinski, embora muito mais jovem, teve a companhia de Pedro Luiz, o irmão do ator Mário Schoemberger, por um ano, no curso de jornalismo da UFPR. “Mas o Pedro Loco, de Monte Alegre, assim como chegou, sumiu do curso. Porém deu tempo para reconhecer o amigo de infância dos meus tios e ver nele o famoso cantor dos anos 70”, conta Iarochinski.
Após forte desilusão amorosa, Cris abandonou o cenário nacional e retornou a Curitiba. Na opinião do jornalista Luiz Augusto Juk, amigo de infância do cantor, ele era um artista completo. “O Pedro tinha tudo para fazer sucesso nacional. Ele possuía uma voz única, cantava muito bem, tinha presença de palco, estava no local certo (São Paulo), no momento certo, e abandonou tudo de uma hora para outra, para vir cantar num restaurante dançante em Curitiba. Acho que a personalidade conflitante do ‘Pedro Loco’, que era assim que ele era conhecido em Harmonia (distrito de Telêmaco Borba), ajuda a explicar um pouco”, finaliza o jornalista.
Pedro Luis Schoemberger faleceu em 15 de maio de 2012.
O documentário “Procurando Cris McClayton”, que tem direção de Guto Pasko, foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio da Caixa Econômica Federal.
            Mais informações para a  imprensa com Antonio Carlos pelo fone 9972-4792.

Direção: Guto Pasko
Horário: 20h
Local: Cine Guarani
Ingresso: gratuito





Data: 08 de novembro de 2014

Nome da atração: Cinema & Gastronomia - Exibição do filme “Estômago”
Gênero: BR, 2007, drama/comédia – 113’

Descrição: Em parceria com o guia Kekanto, a Fundação Cultural de Curitiba vai promover um evento de cinema e gastronomia. No Cine Guarani será exibido o filme “Estômago” de Marcos Jorge e a chef Gabriela Araújo vai apresentar dois pratos, um doce e outro salgado, além de outras surpresas.
O filme Estômago é um suspense com pitadas de humor que conta, paralelamente, a história de dois assassinatos. O protagonista narra a própria história. Raimundo Nonato é um homem na casa dos 30, nordestino, sem qualificação, proveniente do meio rural, que desembarca em São Paulo sem um único centavo. Sem dinheiro para a própria alimentação, de ínicio acaba trabalhando num bar em troca de comida e um quartinho para dormir. No geral, Estômago mostra o cotidiano como um estado de desconfiança e animosidade generalizado no qual está presente o dilema: ou você come ou você é comido. Num mundo como esse, o nosso, as pessoas acabam brutalizadas para sobreviverem ao dia a dia. Um ponto de reflexão que o filme desperta está na transformação pela qual passa Raimundo Nonato, ou melhor, a transformação que o meio hostil opera nele. Estômago nos leva a refletir sobre a forma trágica com que hostilidades podem levar à revolta e como a revolta acaba por transformar psicológica e moralmente as pessoas.
Direção: Marcos Jorge
Classificação Indicativa: 16 anos
Horário: 19h
Local: Cine Guarani
Ingresso: gratuito



DIA 09/11 – O CINE GUARANI ESTARÁ FECHADO


Data: 11 a 13 de novembro de 2014

Nome da atração: Exibição do filme “Uma Passagem para Mário” e concurso cultural
Gênero: BR, 2014, documentário – 77’

Descrição: Um documentário sobre amizade e superação da morte. Uma reflexão sobre as jornadas e os ciclos da vida através de uma viagem que parte de Recife, no Brasil, atravessa a Bolívia, até chegar no deserto do Atacama, Chile. Para o diretor Erik Laurence, o filme fala sobre a importância de vivermos intensamente as amizades, os amores e o momento presente, já que tudo pode acontecer a qualquer instante.
Nesse concurso cada participante faz um upload de uma foto com um amigo e escreve um texto falando dessa amizade. O autor da foto e do texto mais votados ganhará uma passagem com acompanhante para o deserto do Atacama e a acomodação por 7 dias.
http://www.leveseuamigo.com.br/
.
Direção: Erik Laurence
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 19h
Local: Cine Guarani
Ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Nenhum comentário: