Palestrantes
nacionais e internacionais discutem “Como fazer bienais em tempos
contemporâneos” em mesas gratuitas e abertas ao público, no Auditório
Ibirapuera
Peter Osborne fará a palestra de abertura do Fórum Mundial de Bienais.
São
Paulo recebe a partir de quarta-feira, 26 de novembro, a segunda edição
do Fórum Mundial de Bienais, evento onde palestrantes discutem o
diálogo das bienais com as comunidades e seu impacto nas mesmas. Entre
eles estão representantes de bienais e de renomadas instituições
culturais do mundo, especializados em Arte Latino-Americana, do Sudeste
Asiático, do Oriente Médio e da África. A abertura, no dia 26, será
marcada pelo discurso de Peter Osborne, diretor do Centro de Pesquisas
em Filosofia Europeia Moderna da Universidade de Kingston, em Londres,
que discutirá o formato das bienais na contemporaneidade.
Nos
dias 27 e 28, estão programadas quatro mesas abertas ao público – 650
vagas serão disponibilizadas gratuitamente. Elas serão alternadas por
workshops voltados aos representantes das bienais, que, nos dias 29 e
30, participarão de visitas a museus, galerias, ateliês e espaços
culturais de São Paulo.
A
primeira edição do Fórum Mundial de Bienais, ocorrida em 2012,
aconteceu na Coréia do Sul, paralelamente à 9ª Bienal de Gwangju. Segundo Daniel Rangel, diretor artístico do ICCo,
“o primeiro Fórum propôs discussões muito pertinentes e criou
interconexões de valor inestimável entre as bienais e todos os
envolvidos. Trazer o evento a São Paulo é importante para construir uma
atmosfera para aprender, compartilhar e formar práticas globais.”
O
Fórum considerará as bienais do ponto de vista do Hemisfério Sul, a
partir do foco nas cidades de Dakar (Senegal), Istambul (Turquia),
Jacarta (Indonésia) e São Paulo. Estas quatro cidades principais
realizam bienais há pelo menos 20 anos, constantemente criando e
colocando em prática novos conceitos e estruturas. Confira abaixo a
programação completa.
Fórum,
que este ano tem parceria com o Banco Itaú, acontecerá paralelamente à
31ª Bienal de São Paulo e terá sua programação concebida pela equipe de
curadoria da mesma: Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo,
Pablo Lafuente, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença. Luis
Terepins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo,
acredita que a bienal deve tomar para si o desafio de sediar o WBF 2,
“já que seu papel é buscar incessantemente novas configurações,
reflexões e proposições no mundo da arte”.
As inscrições já estão abertas no site www.worldbiennialforum.org/pt- br
Programação aberta ao público
26 de novembro, quarta-feira
19h30 - Cerimônia de abertura
Palestra de abertura
A contemporaneidade e o formato Bienal
Peter Osborne (Inglaterra)
Professor e diretor do Centro de Pesquisa em Filosofia Europeia Moderna, Universidade de Kingston, Londres
27 de novembro, quinta-feira
15h – 17h30 – Painel
Uma vez mais, como se fosse a primeira vez: arquivos e memória das bienais e o equilíbrio entre continuidade e reinvenção
Fernando Oliva (Brasil) – Um espaço para o fazer/refazer histórico: 3a Bienal da Bahia, 46 anos depois
Pesquisador, curador e doutorando em História da Arte (ECA-USP)
Anthony Gardner (Austrália) – O Sul como método? Bienais do passado e do presente
Professor de história e teoria da arte contemporânea na Universidade de Oxford
Fabio Cypriano (Brasil) - Como fugir de representações formais com artistas-ativistas
Jornalista, crítico e professor da PUC-SP
Moderator: Martin Grossmann (Brasil)
Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e coordenador do “Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado”
18h30 – 21h – Painel
Obras e seus deslocamentos: a interpretação das obras de arte e sua relação com o espaço e o tempo.
Lucy Steeds (Inglaterra) - Bienal, Arquivo, Obra de Arte: Articulações recíprocas
Escritora, professora e editora especializada na área de história e teoria de exposições de arte contemporânea
Marina Fokidis (Grécia)- “Bienal” como estado de encontro físico (humano)
Fundadora e diretora artística do centro cultural Kunsthalle Athena
Övül Durmusoglu (Turquia/Alemanha) - Brinque, por favor? A política ao redor da intimidade pública
Curadora dos programas públicos do Museu do Movimento Istambul
Moderator: Moacir dos Anjos (Brasil)
Pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, Pernambuco
28 de novembro, sexta-feira
15h – 17h30 – Painel
Sem mais comunidades imaginárias: criando novas bienais além de representações nacionais em competição e o marketing neoliberal das cidades
Anne Szefer Karlsen (Noruega) - Uma instituição já na primeira edição
Curadora independente e fundadora e organizadora da série de publicações “Dublett”
David Teh (Singapura) - Moedas do contemporâneo: bienais e o internacional no sudeste da Ásia
Escritor, curador, assessor artístico e pesquisador na Universidade Nacional de Singapura, especializado na arte contemporânea do sudeste da Ásia
Manuela Moscoso (Equador) - O que o amor tem a ver com isso?
Curadora independente que trabalha principalmente com pensamento especulativo e ações que privilegiam a imaginação
Moderadora: Ana Paula Cohen (Brasil)
Co-diretora do PIESP (Programa Independente da Escola São Paulo)
18h30 – 21h – Painel
Popularidade sem populismo: educação, ideologia e intercâmbio
Cayo Honorato (Brasil) – Populismo sem popularidade
Pesquisador de mediações culturais e professor da Universidade de Brasília
Elvira Dyangani Ose (Espanha/Guiné Equatorial) - Para quem as bienais são realizadas?
Professora da Universidade de Londres e curadora de Gotemburgo, na Suécia (GIBCA 2015)
Reem Fadda (Palestina) – Descolonizando a arte
Curadora adjunta de arte do Oriente no museu Guggenheim
Moderatora: Ana Magalhães (Brasil)
Professora e curadora do MAC-USP
21h – Palestra de encerramento
Ivo Mesquita (Brasil) – Convidado de honra
Diretor técnico da Pinacoteca do Estado de São Paulo
29 de novembro, sábado
Visita à 31ª Bienal de São Paulo
10h Apresentação - 31ª Bienal de São Paulo com a equipe de curadores da Bienal
Local: Área Parque, térreo do Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal)
11h – 16h Visita livre à Bienal
30 de novembro, domingo
Visitas livres de acordo com sugestões dos diretores artísticos do Fórum
Parcerias
O Fórum Mundial de Bienais tem como principal patrocinador o Banco Itaú por meio do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta ainda com o patrocínio da CESP - Companhia de Energia de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
O
evento tem também apoio do Ministério das Relações Exteriores,
Prefeitura de São Paulo, Secretarias da Cultura e do Verde e Meio
Ambiente do Município de São Paulo, Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural,
IFA - Institut für Auslandsbeziehungen, Prince Claus Fund, Arts
Council, British Council, Goethe-Institut e a Embaixada da Noruega no
Brasil
Sobre o ICCo
O
Instituto de Cultura Contemporânea é uma Organização da Sociedade Civil
de Interesse Público (OSCIP) fundada em 2009, para promover a arte
contemporânea. Sem fins lucrativos, seu objetivo é identificar
oportunidades e preencher lacunas no ambiente artístico brasileiro,
valorizando a experimentação em artes visuais e propondo um novo modelo
de atuação.
As principais estratégias de ação do ICCo são a internacionalização, ao promover a arte contemporânea brasileira fora do país; a gestão compartilhada, articulando parcerias com outras instituições no Brasil e no exterior; e revisitar aspectos da história da arte brasileira relacionando-os a produção atual.
www.icco.art.br
As principais estratégias de ação do ICCo são a internacionalização, ao promover a arte contemporânea brasileira fora do país; a gestão compartilhada, articulando parcerias com outras instituições no Brasil e no exterior; e revisitar aspectos da história da arte brasileira relacionando-os a produção atual.
www.icco.art.br
FÓRUM MUNDIAL DE BIENAIS No 2
Auditório Ibirapuera, Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral)
Abertura: 26/11
Auditório Ibirapuera, Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral)
Abertura: 26/11
Mesas abertas ao público: 26, 27 e 28/11
Classificação livre.
Grátis, com inscrição obrigatória pelo site www.worldbiennialforum.org/pt-Classificação livre.
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