quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Casa de Rui Barbosa | Agenda 17-30.11 2014

Seminário “Poesia e Ação”    
      26 a 28.11
quarta a sexta     O encontro de três dias tem como foco o trabalho do Questions Théoriques, um dos grupos de escritores e intelectuais de atuação mais relevante na França nos últimos anos. Com participação de Franck Leibovici (poeta, artista), Christophe Hanna (poeta, editor, pesquisador), Olivier Quintyn (poeta, editor, pesquisador), Anne-Laure Blusseau (editora), Stephane Berard (poeta, artista), Nathalie Quintane (poeta), Marc Audi (pesquisador) e David Burty (pesquisador). Coordenação: Carlito Azevedo, Marion Naccache e Flora Süssekind. Auditório. Entrada franca.    
                 
            EXPOSIÇÃO    
      07.10 a 07.12     "O café no Brasil: um olhar a partir da vida privada"
A mostra oferece a oportunidade de conhecer o cotidiano de famílias envolvidas no plantio, preparo e comercialização do café, bem como de entrar em contato com os registros de políticos que tiveram atuação importante na manutenção do café como principal produto nacional. Museu.    
                 
            IDEIAS    
      17.11
segunda, 18h
    Vídeo/exposição "Katja Schilirò: fotografia parrêsia"
Mesa de debate com a presença da fotógrafa Katja Schilirò e da convidada Barbara Szaniecki (designer e pesquisadora Esdi/Uerj). Sala de cursos. Entrada franca.    
                 
      19.11
quarta, 14h30     Memória & informação
Palestra “História da encadernação e restauração de acervos bibliográficos: estatutos simbólicos e práticas escriturárias”, ministrada pela professora Ana Utsch, UFMG. Sala de cursos. Entrada franca.    
                 
      25.11
terça, 18h
    História e culturas urbanas
Palestra “Imagens da construção do porto do Rio de Janeiro: fotografia urbana e obras públicas”, ministrada por Paulo Knauss, professor de História da Universidade Federal Fluminense e diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Sala de cursos. Entrada franca.    
                 
            MÚSICA    
      27.11
quinta, 12h30     Música no museu
Harold Emert (oboé), Richard Meek (fagote) e Fernanda Canaud (piano) são os convidados da série "Música no Museu" em novembro. A apresentação integra o VII Festival Internacional de Sopros - VII Riowinds Festival. Auditório. Entrada franca.    
                 
            INSCRIÇÕES ABERTAS    
      26 a 28.11
18h às 21h     "Arquitetura e poder na europa Napoleônica:
Grandjean de Montigny na Westfália"
Curso ministrado por Guillaume Nicoud, conferencista na "École du Louvre" (Paris) e pesquisador-associado do "State Hermitage Museum" (São Petesburgo), com o objetivo de promover a difusão e o debate das pesquisas que vêm sendo realizadas sobre a arquitetura e o urbanismo oitocentistas, com destaque para o período revolucionário e da restauração na França. Auditório.    
                 
                 
                 
                 
                 
     



Fundação Casa de Rui Barbosa
rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22260-000
t: 55 21 3289 4600 | e-mail: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
funcionamento: 2ª a 6ª feira, 9 às 18h

Nenhum comentário: