domingo, 31 de agosto de 2014

Casa de Rui Barbosa | Agenda 01-15.09 2014


Seminário Internacional Eisenstein #1: Imagens
não-indiferentes
 
  08 e 09.09 O evento inaugura uma série de encontros anuais em torno da obra de um dos artistas mais instigantes do século XX, Sergei Eisenstein, que conta com uma vasta produção intelectual ainda por ser publicada, investigada e melhor conhecida no Brasil. O seminário se propõe a pensar as reverberações desta produção teórica e artística na arte/e no pensamento nos dias de hoje, dando a ver a grande montagem da obra eisensteiniana com a criação em geral, a cultura e a ciência. Com palestras, lançamentos de livros e projeções de filmes. Auditório. Entrada franca.  
       
    INFANTOJUVENIL  
  07.09domingo, 14h30 Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Esta edição vai homenagear o “Dia da Independência do Brasil". A programação infantil inclui contação de história e oficina de arte. Para os jovens e adultos, visita dramatizada ao Museu Casa de Rui Barbosa. Entrada franca.
 
       
    IDEIAS  
  01.09segunda, 14h30 A arte da língua de Angola (1697) e a obra nova da língua geral de Mina (1741) nos acervos portuguesesRelato sobre a experiência de pesquisa em Portugal com foco nas obras A Arte da Língua de Angola (1697) e a Obra Nova da Língua Geral de Mina (1741), exemplos de registro e conhecimento de línguas africanas no Brasil, com a pesquisadora Ivana Stolze Lima (História/FCRB).
Sala de cursos. Entrada franca.
 
       
  10.09quarta, 14h30 Memória & informação
Palestra "Eletricidade para fins de iluminação: difusão e apropriação o início do século XX dessa inovação tecnológica", ministrada por Helena Lacé (doutora em Ciências em Arquitetura pela UFRJ). Sala de cursos.
Entrada franca.
 
       
  11.09quinta, 18h Série de colóquios Korpobraz
"Biopoder, racismo e ações afirmativas" é o sexto colóquio promovido pela FCRB em parceria com a Universidade Nômade. Sala de cursos. Entrada franca.
 
       
       
     

Nenhum comentário: