terça-feira, 29 de julho de 2014

Wanderley Monteiro mostra seu samba na CAIXA Cultural Curitiba


Cantor e compositor carioca se apresenta pela primeira vez em Curitiba a convite do projeto Samba de Bamba
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 5 de agosto, show do cantor e compositor Wanderley Monteiro, no projeto Samba de Bamba. O sambista carioca, pela primeira vez em Curitiba, apresenta um repertório que equilibra composições próprias e de nomes consagrados como João Nogueira, Nei Lopes, Wilson Batista, Noel Rosa e Roberto Ribeiro.
 
Wanderley Monteiro comanda as rodas de samba no boteco Beco do Rato, na Lapa, zona boêmia carioca, que se firma como um dos melhores eventos musicais da cidade, e integra a ala dos compositores da Portela. Na escola de samba, venceu a disputa do samba-enredo para os carnavais de 2009, 2011, 2012 e 2013.
 
O músico:
O primeiro passo de Wanderley Monteiro como compositor de samba-enredo, ainda em meados da década de 80, aconteceu na escola de samba São Clemente. Ali brotou a inspiração para a música “Vida de Compositor” (“Caiu, meu samba-enredo caiu…”), composta em parceria com Álvaro Maciel, e gravado por sua madrinha musical, Beth Carvalho, no CD Brasileira da Gema.
 
Em 1998, passou a ser convidado para participar como músico e cantor das festas populares promovidas pela prefeitura carioca, como o Carnaval e o Reveillon. Já em 1999, passou a fazer parte da mais tradicional roda de samba da cidade, o Candongueiro, onde tocou ao lado de Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, Nelson Sargento, Arlindo Cruz, dentre outros.
 
Com dois CDs lançados, Vida de Compositor e Consagração, o cantor já recebeu convites para se apresentar nas principais casas de espetáculo do Rio de Janeiro como o Teatro Rival, Sala Funarte, Carioca da Gema, Rio Scenarium e Centro Cultural Carioca. Em São Paulo, realizou shows no Sesc Pompéia, Sesc Consolação, Sesc Ipiranga, Teatro Crowne Plaza, Fnac Paulista, Centro Cultural São Paulo, Bar Samba, Traço de União e Villaggio Café.
 
Samba de Bamba:
Mensalmente, o projeto Samba de Bamba recebe grandes artistas com o compromisso de apresentar em seu repertório composições que, ao mesmo tempo em que respeitam nosso passado cultural, mostram que é possível renovar o samba brasileiro com qualidade. “Estamos apresentando as várias vertentes do samba produzido no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, dentre outras regiões do país”, conta o coordenador e curador do Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne. Ele comemora o sucesso da segunda temporada do projeto em Curitiba – que este ano também realiza edições na CAIXA Cultural Brasília.

A próxima atração do projeto Samba de Bamba é a sambista paulista Luiza Maita, dia 2 de setembro.
 
 
Serviço:

Samba de Bamba – Wanderley Monteiro
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 05 de agosto de 2014 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: Vendas a partir de 02 de agosto. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: