quinta-feira, 31 de julho de 2014

TEATRO DE BONECOS PARA ADULTOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Prestigiado grupo Contadores de Estórias, com sede em Paraty, apresenta antologia com melhores momentos de peças intimistas e sem palavras


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 8 a 10 de agosto, o espetáculo de bonecos Em Concerto, da prestigiada companhia Contadores de Estórias, criada há 43 anos por Marcos e Rachel Ribas. A montagem intimista e sem palavras, voltada para o público adulto, é uma antologia dos melhores momentos de outros espetáculos da companhia – Pas de Deux, Maturando e Rodin, Rodin – e já foi assistida por mais de 100 mil espectadores só em Paraty, onde a companhia está sediada, além de turnês e temporadas fora da cidade.

Criada e dirigida por Marcos Caetano Ribas em 1994, para celebrar os 25 de existência do grupo, a montagem Em Concerto alterna no palco personagens que tocam em questões delicadas e, para muitos, ainda tabu: um idoso tocando violino, um suicídio, uma índia em momento de reflexão, o flerte engraçado de dois velhinhos, um namoro pré-adolescente, uma surpreendente cena de rejuvenescimento ou renascimento e um misto de despertar erótico e parto. Os bonecos quase vivos, concebidos por Marcos e Rachel, e a manipulação suave e orgânica das atrizes Branca Borba e Diana del Pinho são marcas registradas da companhia.

O grupo:
Criado em Nova York, em 1971, pelo casal Marcos e Rachel Ribas, o grupo dedica-se ao estudo e à investigação da linguagem cênica, o que inclui as grandes máscaras dos primeiros trabalhos, apresentados no Central Park, a atuação dos bailarinos que formaram a companhia nas décadas de 80 e 90 e os pequenos bonecos que tornaram o trabalho conhecido. Depois de ganhar mundo, projetados por uma crítica elogiosa do The New York Times, o casal voltou definitivamente ao Brasil e estabeleceu-se na tranquila Paraty, em 1982, onde mantém a sede do grupo, o Teatro Espaço. Hoje, Contadores de Estórias é uma espécie de atração turística da cidade histórica fluminense e recebe espectadores do mundo inteiro

Mas a companhia que já rodou o mundo e participou de festivais de vanguarda como o Next Wave, em Nova York, não abandou sua veia cosmopolita, levando seu teatro a importantes festivais nacionais e internacionais. Em 2010, o grupo circulou pela Espanha nos festivais Titirimundi, Títeres de Redondela e Cabaret Coluche. Desde 2005, participa de eventos pelo Brasil como o circuito SESC de Teatro de Animação, FITA Floripa, CAIXA Cultural Rio e Curitiba e apresentou seus espetáculos em quase todos os estados brasileiros como parte do festival SESI Bonecos do Mundo.


Serviço:
Teatro: Em Concerto - Contadores de Estórias
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro - Curitiba
Data: 08 a 10 de agosto de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 02 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: