sábado, 26 de julho de 2014

Cantora e compositora Thayana Barbosa lança primeiro álbum solo


Veterana na cena musical curitibana, Thayana canta músicas próprias em show no Paiol
Desde que se mudou para Curitiba, em 1999, Thayana Barbosa começou a escrever seu nome na cena musical da cidade. Sua atuação ganhou grande destaque ao fazer parte de grupos importantes, como Mundaréu e o bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis. E depois de tantos anos de dedicação a trabalhos coletivos, Thayana começa a escrever um novo capítulo de sua carreira com "Mar de Dentro", seu primeiro álbum solo e com composições próprias. O show de lançamento será no dia 8 de agosto, sexta-feira, no Teatro do Paiol.
No palco, a cantora é acompanhada por Jorge Falcon no violão, Rodrigo Marques no contrabaixo, Valderval O. Filho na bateria e Marcio Rosa na percussão. A participação especial fica por conta de Gabriel Castro, nos sopros.
Rascunhado desde 2005, o disco é resultado de um show apresentado pela artista em 2010. "Pela primeira vez mostrei ao mundo algo que era quase como um segredo -- minhas composições, meus sentimentos, minhas alegrias, frustrações, meu jeito de pensar música, de compor, de cantar", comenta. Se o disco é ora dançante e agitado, ora mais calmo e sereno, a imagem do mar parece ser a metáfora perfeita para resumir o trabalho. A ligação ficou ainda mais forte com a recente descoberta de que Thayana significa "vinda do mar" em grego.
Apaixonada pela cultura popular e estudiosa dos mais variados ritmos, o disco apresenta coco, guarania, cumbia, samba, zamba (Argentina) e outras inúmeras referências. A mistura de gêneros que insere em nas composições é consequência de suas andanças pelo Brasil e cresce a cada viagem que faz.
Essa "música  geográfica" ficou ainda mais ampla com a direção musical do argentino Jorge Falcon. Mesmo antes de começarem a pensar nos arranjos, a dupla trocava referências e ouvia as mais diversas possíveis influências. Durante muitos encontros, passaram horas escutando músicas do mundo todo, desde coco pernambucano passando por música pop do Japão. Até que chegaram à sonoridade desejada para o trabalho, bastante orgânica -- "Mar de Dentro" conta com voz, violão, contrabaixo acústico, além de percussão e percuteria.
Trajetória
Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Thayana Barbosa teve uma vivência musical desde cedo. Já aos oito anos de idade, tinha uma rotina pesada de ensaios e apresentações, com coral e orquestra, tocando percussão na única orquestra clássica da cidade. Desembarcou em Curitiba em 1999 para fazer faculdade de música e foi na capital paranaense que teve o primeiro contato com a MPB em shows e cursos.
Além do Mundaréu, com quem está há 12 anos, Thayana é uma das cantoras do bloco Garibaldis e Sacis. Começando como uma brincadeira entre amigos, hoje as saídas do grupo nos domingos que antecedem o carnaval são um sucesso absoluto, levando dezenas de milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. Ainda encontra tempo para dar aula no Conservatório de MPB e ministrar a oficina "Cantar e Batucar".
Incentivo
O álbum "Mar de Dentro" foi contemplado pelo Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o apoio da Aroeira – Administradora de bens próprios Ltda e a Celepar. O show de lançamento foi viabilizado por um financiamento coletivo no site Catarse, além de contar com o apoio da Cantina do Délio, Don Max, Unipaz, Ecozinha e Juliana Cortes.
Serviço:
Thayana Barbosa - show de lançamento do álbum "Mar de Dentro"
8 de agosto, sexta-feira, 20h30
Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
Ingressos: R$ 30 reais (valor dá direito a um CD)

Nenhum comentário: