Lançamento das Edições Sesc São Paulo resgata parte de um
rico acervo e discute a natureza da imagem fotográfica
Quais
as funções da fotografia ao longo da trajetória do SESC? Essa é a questão
norteadora da pesquisa desenvolvida pela historiadora Solange Ferraz de Lima
com base em um conjunto de quase duas mil imagens que integra, hoje, o acervo
do Sesc Memórias. Fundado na década de 1940, o Sesc tornou-se referência ao
acompanhar a evolução das relações entre empresários, trabalhadores, governos e
a sociedade em geral no Brasil, sobretudo no que diz respeito à promoção de
educação, cultura e saúde. A análise empreendida coloca em perspectiva a
construção da imagem institucional do SESC São Pauloque acontece em consonância
com o processo de formação de uma identidade para o comerciário no
contextocultural da capital paulista a partir da década de 1950.
As imagens da imagem do Sesc: contextos de uso e
funções sociais da fotografia na trajetória institucional, lançado
pelas Edições Sesc São Paulo,está organizado em quatro capítulos. O primeiro
deles – “Imagem, imagens” – apresenta o referencial teórico e metodológico
adotado para a pesquisa e as fontes fotográficas selecionadas. As noções de
imagem, imaginário e representações sociais que serviram de referência teórica
à pesquisa são aquelas discutidas na historiografia contemporânea,
especialmente por historiadores do campo da história da cultura e da cultura
visual.
O segundo capítulo, intitulado “Contextos de uso da
fotografia”, aborda os espaços de usos das fotografias por parte do Sesc, tendo
como referência o quadro mais amplo de produção fotográfica em São Paulo, e
focaliza particularmente os diálogos estéticos estabelecidos entre
profissionais e amadores. Aqui, são reproduzidas inúmeras capas das publicações
periódicas Sesc em marchae Revista do comerciário, que ajudaram a
instituição a solidificar seu trabalho de comunicação institucional.
O terceiro capítulo – “Da pedagogia da imagem na formação
cultural do cidadão” – e o quarto capítulo, intitulado “O corpo em movimento”,
tratam das funções que a fotografia cumpriu ao longo da trajetória do Sesc,
focalizando a constituição de modelos que garantissem a formação de uma identidade
do comerciário no contexto da cultura urbana dos anos 1950 e a representação do
corpo do trabalhador do comércio tanto na esfera do trabalho como no âmbito do
tempo livre.
Destinado não somente a historiadores e pesquisadores da
culturafotográfica, mas também ao público em geral, As imagens da imagem do
Sescrevela o potencial de um acervo de imagens que não para de crescer para
pesquisas no campo da cultura visual e chama a atenção para a necessidade de
preservação desse patrimônio. A estimativa de documentos fotográficos
disponíveis para serem recolhidos para o acervo históricopelo Sesc até o ano
2000 era de aproximadamente 70 mil itens. E esse número deve ser pensado apenas
como material preservado, pois é provável que a produção real tenha alcançado
patamares bem mais elevados, demonstrando o papel ativo que a visualidade
desempenha na sociedade contemporânea.
Sobre a autora
Solange Ferraz de Lima é
mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e docente, da
mesma instituição, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na
área de História, com ênfase em Cultura Material e Cultura Visual. Sua produção
acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos
seguintes temas: fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e
museus.
Serviço:
As imagens da imagem do Sesc:
contextos de uso e funções sociais da fotografia na trajetória institucional
Autora:Solange Ferraz de
Lima
Editora: Edições Sesc São
Paulo
Preço:R$49,00
Número de páginas:264 p.
ISBN: 978-85-7995-070-4
Lançamento:8 de maio de
2014, quinta-feira
Horário:19h30
Local:CPF – Centro de
Pesquisa e Formação
Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A
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