sexta-feira, 28 de março de 2014

Caravana Brasil Instrumental em Ilhabela

Caravana Brasil Instrumental em Ilhabela

A circulação da música instrumental brasileira é o foco do projeto Caravana Brasil Intrumental, que ocupará espaços públicos como praças e teatros de 5 cidades do interior e litoral do estado de São Paulo.
 
O projeto consiste em 20 apresentações dos mais diversos nichos e estilos da música instrumental brasileira, promovendo o encontro de artistas que demonstram consistência, originalidade e criatividade em trabalhos de reconhecida relevância cultural com o público dos vários municípios visitados.

A paradisíaca Ilhabela será a primeira cidade onde o comboio da CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL aportará, levando a virtuosidade e expressão impares da música instrumental contemporânea brasileira.

As apresentações são gratuitas e ocorrerão nos dias 04, 05 e 06 de abril, na Praça das Bandeiras, que fica no bairro da Vila, centro de Ilhabela. Os shows ficarão por conta do jazz  e MPB sofisticado de Zeli Silva Quinteto no primeiro dia, a brasilidade de Marquinho Mendonça, que na ocasião receberá como convidado Laércio Ilhabela, tendo na sequência o funk jazz de Tuto Ferraz Funky Jazz Machine, para o segundo dia, e encerrando com o virtuosismo do Duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro.
 
ILHABELA
4/abr - Sexta-Feira - 21:30 - Zeli Silva Quinteto
5/abr – Sábado - 21:00 - Marquinho Mendonça e Banda Em Órbita - convidado Laércio Ilhabela
5/abr – Sábado - 23:00 - Tuto Ferraz Funky Jazz Machine
6/abr – Domingo - 18:00 - Alexandre Ribeiro e Alessandro Pennezzi
 
Praça das Bandeiras – Vila – Ilhabela – São Paulo
Entrada Franca
 
Dia 04 de Abril - 21h30
Zeli Silva Quinteto - Zeli Silva é um dos mais conhecidos e versáteis artistas da música instrumental brasileira. Considerado pela crítica como virtuose, o contrabaixista e compositor paulistano acompanhou artistas como Rosa Passos, Badi Assad, Oswaldinho do Acordeon, MPB4, Jair Rodrigues, Zé Menezes, Fernanda Porto, Caito Marcondes, Mario Manga, Chico Saraiva, Fabio Torres, Nuno Mindelis, Hector Costita, Henri Greindl, Felix Astor, John Hollenbeck, entre outros. Em seu mais recente trabalho intitulado Una, são apresentas composições sofisticadas de música brasileira instrumental que contou com a presença de renomados artistas da MPB como João Donato, Chico Pinheiro, Léa Freire, Lulinha Alencar, Arismar do Espírito Santo, Tatiana Parra, Renato Consorte, Gil Reyes, entre tantos.
 
Dia 05 de Abril - 21h
Marquinho Mendonça e Banda em Órbita - Participação de Laércio Ilhabela - Compositor, multi-instrumentista e arranjador, graduou-se guitarrista pela Musician Institute de Los Angeles. Possui grande influência da música popular e regional brasileira. Fundador da Banda Mafuá, já realizou trabalhos ao lado de grandes músicos como Vanessa da Mata, Tião Carvalho, Renato Anesi, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Tom Zé e Yamandu Costa. Possui dois discos autorias lançados, Filosofolia e Tempo Templo, que contou com as participações Zé Menezes, Filó Machado, Proveta, Naná Vasconcelos, Oswaldinho do acordeom, Renato Brás, Toninho Ferraguti e vários outros mestres da música brasileira.
 
Dia 05 de Abril - 23h
Tuto Ferraz Funky Jazz Machine - Tuto Ferraz, criador e líder da Grooveria, lança agora seu projeto solo: Tuto Ferraz Funky Jazz Machine. Nesse primeiro disco ele apresenta um trabalho 100% autoral, gravado ao vivo em seu estúdio. O resultado remete às raízes de Tuto, que teve seu primeiro contato com o jazz ainda na infância. “Para mim, o creme do creme do jazz é aquele do final dos anos 50, começo dos anos 60”, comenta.
 
Dia 06 de Abril - 18h
Duo Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro - O violonista Alessandro Penezzi e o clarinetista Alexandre Ribeiro possuem uma rara e complexa intimidade musical, que vai além da fluência da linguagem musical e suas interpretações ímpares. A amizade atravessou as fronteiras e de forma muito natural surgiu à idéia do projeto “Cordas ao Vento” (1º CD do Duo), com o qual realizaram turnês no Brasil e exterior. E após uma belíssima apresentação na Holanda, que surgiu um novo álbum, “Ao Vivo na Bimhuis – Amsterdam”.

A Caravana Brasil Instrumental conta com o patrocínio da SETAL Óleo e Gás, através da lei Rouanet, realização da Pôr do Som Produções Culturais, Ministério da Cultura ao lado da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Próximas cidades
18 a 20/04 - São Luiz do Paraitinga,
01 a 03/05 - Caraguatatuba
15 a 18/05 - Mogi das Cruzes
17 a 20/07 - Botucatu

Nenhum comentário: