quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

TEORIA DA COR E QUADRINHOS SÃO TEMA DE OFICINAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Projeto Gente Arteira abre 2014 com duas oficinas culturais gratuitas
A CAIXA Cultural Curitiba recebe pais, crianças, adolescentes e demais interessados em participar de duas oficinas oferecidas pelo Projeto Gente Arteira no próximo dia 22 de fevereiro. O nome, “Cor é Massa!”, já revela que a teoria das cores será explorada de forma lúdica e divertida pelas dez crianças e pais que participarem da oficina matutina. Já “Ilustrando a Palavra", realizada à tarde, parte da pergunta “textos e imagens podem interagir entre si?” para fazer com que dez participantes compreendam, com exemplos práticos, como a interpretação de um texto pode alterar o significado de uma ilustração, e vice-versa.

“Cor é Massa!”
Pais e filhos que participarem da oficina “Cor é Massa!”, realizada pela professora e artista visual Fernanda Stancik, terão a oportunidade de aprender juntos conceitos da teoria da cor ao manusearem massa de biscuit colorida (porcelana fria). Pela criação coletiva de um círculo cromático, os participantes serão capazes de perceber diversas formas e texturas de objetos do cotidiano. Outra atividade prática será a criação de quadros em relevo que, a partir da modelagem da massa de biscuit, irão ganhando formas tridimensionais – o resultado final poderá ser levado para casa pela criança.

A oficineira Fernanda Stancik é graduada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Participou do projeto "FERA Consciência" em oito cidades paranaenses, entre 2009 e 2010, com a oficina "Gravura, Sucata e Meio Ambiente". Em 2012, ministrou a oficina "Cor é Massa!", no 22º Festival de Inverno da UFPR. Atualmente, além das oficinas de arte, Fernanda realiza trabalhos de produção e montagem de exposições em espaços culturais de Curitiba.

“Ilustrando a Palavra”
A análise de obras de alguns escritores como J.R.R. Tolkien, George Orwell e Ray Bradbury é o ponto de partida usado pelo artista João Ferreira para revelar a adolescentes e adultos interessados em desenho de que modo um texto pode alterar o significado de uma ilustração e vice-versa. Também serão utilizados quadrinhos, charges políticas, poemas ilustrados e notícias para trabalhar processos de ressignificação de palavras. A parte prática da oficina prevê atividades de ilustração que partam dos temas debatidos pelo grupo.

O oficineiro João Ferreira é ilustrador, quadrinista, professor de Mangá da Gibiteca de Curitiba e estudante do último ano de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Serviço:
Oficinas Projeto Gente Arteira - “Cor é Massa!” e “Ilustrando a Palavra”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: dia 22 de fevereiro (sábado)
Inscrições: As inscrições são gratuitas e de devem ser solicitadas entre 15 e 19 de fevereiro pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br, em mensagem contendo nome completo e telefone para contato.
“Cor é Massa”
Horário: 9h às 12h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: 10 crianças de 7 a 12 anos e 10 pais
Ilustrando a Palavra
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 10
Faixa etária e requisitos: a partir dos quinze anos e que já tenham contato com desenho.

Nenhum comentário: