quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MONÓLOGO COM GREGÓRIO DUVIVIER NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Comédia premiada de João Falcão, “Uma Noite na Lua” recebe remontagem estrelada por um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de sexta-feira a domingo, a remontagem de “Uma Noite na Lua”, peça de maior sucesso de público e crítica do autor e diretor teatral João Falcão. Encenada pela primeira vez em 1998, o monólogo cômico protagonizado por Marco Nanini recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, o Shell de melhor autor e o Sharp de melhor espetáculo. Na nova montagem, quem encarna “um homem em cima de um palco pensando alto” é o ator Gregório Duvivier, um dos roteiristas e criadores do portal de humor Porta dos Fundos. O papel já lhe rendeu o Prêmio da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro – APTR 2013 de Melhor Ator.

Duvivier encara o desafio de, sozinho em cena, passear pela imensa gama de emoções que surgem a todo instante a partir do acelerado fluxo de pensamento do personagem – um escritor sem obras que luta para, enfim, terminar uma peça sobre um homem solitário que processa suas ideias em cima de um palco e vive às turras com a recordação de Berenice, sua ex-mulher. Experiente no universo do humor, o ator tem a oportunidade de exercitar sua verve cômica na plenitude, desta vez sob a direção de uma figura familiar: João Falcão, pai de sua namorada, a atriz Clarice Falcão – os três já foram parceiros em outros trabalhos, como na série “Louco Por Elas”, da TV Globo, escrita pelo casal e dirigida por João Falcão. “A peça é cômica, poética, dramática e romântica ao mesmo tempo. É hilariante e arrebatadora. É o texto mais completo que eu já li”, avalia Duvivier.

Este é o primeiro monólogo do ator, cria do Tablado, onde encenava produções com elenco numeroso. “A peça fala da dificuldade de se pensar numa coisa quando você só pensa em outra. Não somos uma pessoa só, mas uma multidão de pessoas, sós, e a peça transpõe para o palco a balbúrdia dessa multidão. Nesse sentido, não se parece com um monólogo, mas com uma peça enorme, com números musicais e grande elenco”, avalia o intérprete, que vem do sucesso “Inbox”, comédia romântica teatral escrita em parceria com a namorada, e estrelada por ele e pela atriz Maria Eduarda.

Ao contrário da montagem anterior, de cenário grandioso e cheia de efeitos visuais, o novo espetáculo de 60 minutos foi pensado com opções minimalistas. Para encarar o desafio de entreter a plateia em um palco sem cenário ou pirotecnias, Duvivier contou com a preparação corporal de Gilvan Gomes, acrobata e um dos criadores do AfroCirco (circo do AfroReggae). A direção musical do espetáculo é de Dani Black, parceiro de Maria Gadu, e Maycon Ananias, e a iluminação ficou por conta do diretor João Falcão.

Sobre o diretor:
Depois de iniciar a carreira no Recife no início dos anos 80, o diretor e autor teatral João Falcão fez do Rio de Janeiro sua casa: ali, na década de 90, estreou o musical infantil “A Ver Estrelas” e, a partir de então, enfileirou um número considerável de peças de sucesso, entre adaptações, textos de sua autoria e direções como “O Burguês Ridículo”, “A Dona da História”, “Uma Noite na Lua”, “A Máquina”, “Mamãe Não Pode Saber”, “Ensina-me a Viver” e, mais recentemente, “Clandestinos”. No cinema, dirigiu dois longas-metragens, as adaptações homônimas das peças “A Máquina” e “Fica Comigo Esta Noite”. Na TV, firmou parcerias com o diretor Guel Arraes, como é o caso de “O Auto da Compadecida”, “Clandestinos – O Sonho Começou” e “Louco por Elas”.

Confira o vídeo “teaser” da peça:
http://www.youtube.com/watch?v=dcofnAk0EN4

Serviço:
Teatro: Uma Noite na Lua
Data: de 07 a 09 de fevereiro de 2014 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: