sábado, 18 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO DE ELIFAS ANDREATO HOMENAGEIA VINICIUS

Elifas Andreato e craques da música homenageiam Vinicius de Moraes

Depois do Rio de Janeiro é a vez da capital paranaense receber a exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que ficará em cartaz na Galeria da CAIXA Cultural de Curitiba de 22 de janeiro a 9 de março. Nesta exposição, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega, Martinho da Vila e outros grandes nomes da música brasileira se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes.
“O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” é um projeto idealizado pelo artista plástico Elifas Andreato para homenagear o poeta Vinicius de Moraes. A iniciativa une artes plásticas e música. Através deste projeto, 14 músicos convidados criaram individualmente canções inéditas – instrumentais ou letradas – inspiradas no poema “O Haver”, de Vinicius. Depois, junto com Elifas, cada um desenvolveu uma pintura em homenagem ao poeta. O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br).
Entre os músicos convidados estão Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O’Pensador, e Renato Teixeira.
A relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco Vinicius e Toquinho. Eles tornaram-se amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização de “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes” imprescindível para Elifas. O artista gráfico credita a Vinicius o privilégio de haver tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música ‘O Filho que Eu Quero Ter’. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”, completa o artista.

Programa Educativo

A exposição inclui um programa com ações educativas que valorizam a relação das obras expostas com o visitante - escolar ou espontâneo, por intermédio de atividades e produtos educativos que exploram a vida e obra de Vinicius de Moraes e sua relação com os artistas da MPB em exposição, aproximando a obra exposta e o processo criativo dos artistas envolvidos. As visitas serão complementadas por atividades lúdicas cujo objetivo é fazer uma integração entre as reflexões feitas durante a visitação e o fazer artístico. Estas serão similares às oficinas realizadas pelo artista e curador da mostra, Elifas Andreato, junto aos artistas da MPB em exposição, sendo oferecidos aos visitantes materiais similares aos oferecidos aos artistas (lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborado por Elifas Andreato) para produção de uma obra. O espaço de criação das oficinas estará sempre disponível para que o público espontâneo também possa experienciar o processo com ajuda de um educador da exposição.

Sobre Elifas Andreato

“Vai ser difícil escrever a história das últimas décadas no Brasil sem ilustrá-la com a arte de Elifas”, resume o escritor Fernando Morais. Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado o mais importante capista e um dos maiores nomes das artes gráficas do País. Ele produziu capas de disco para quase todos os grandes nomes da música popular: de Chico Buarque a Paulinho da Viola; de Adoniran Barbosa a Elis Regina.
Ainda jovem, deixou o ofício de aprendiz de torneiro mecânico no final dos anos 1960 para tornar-se estagiário e logo diretor de arte do núcleo de fascículos femininos da editora Abril. Em 1970, participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Ainda na década de 1970, colaborou com jornais e revistas de contestação à ditadura militar, como Opinião, Movimento e Argumento. Boa parte dessas obras engajadas foi mostrada na exposição “Elifas Andreato – As Cores da Resistência”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010. Também trabalhou como programador visual para peças teatrais, com destaque para “Ricardo III”, de Shakespeare; “Mortos Sem Sepultura”; de Jean-Paul Sartre; e “Murro em Ponta de Faca”, de Augusto Boal.
Hoje, entre muitas outras atividades, é diretor editorial da revista Almanaque Brasil, uma das mais importantes publicações sobre cultura brasileira. A revista é distribuída em voos da TAM, por assinatura e em bibliotecas públicas, além de ter uma versão semanal televisiva, exibida pela TV Brasil e TV Cultura.

Serviço:
Exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 21 de janeiro de 2014 às 19h (terça-feira)
Visitação: de 22 de janeiro a 09 de março de 2014
Hora: de terça a sábado das 09h às 20h e domingo das 10h às 19h 
Ingressos: Entrada franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: