segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Alfabeto dos ossos de Louise Welsh


   

Alfabeto dos ossos

de    Louise Welsh

Título Original:     Naming the bones
Tradutor:     Bruna Hartstein

Páginas:     462
Formato:     16 x 23 cm


Com uma escrita afiada e após centenas de pedidos de leitores brasileiros, chega ao Brasil Alfabeto dos ossos, de Louise Welsh. O livro combina uma dose forte de suspense com linguagem e estrutura literárias. Quando publicado, surgiram comparações com Ruth Rendell e P.D. James, e, até os mais fervorosos fãs da autora surpreenderam-se positivamente com este novo romance.  Alfabeto dos ossos apresenta a busca incessante de um professor universitário, Murray Watson, por informações sobre um poeta controverso, Archi Lunan, que há décadas publicou apenas uma obra. Murray, fã desde que era jovem, até hoje não entende por que só um livro, mesmo que este tenha recebido elogios e por que Lunan sumiu logo após a publicação. Em sua busca, o docente se surpreende quando, ao pesquisar a vida de Archie, não encontra praticamente nada. Além de não ter tido amigos, todos dizem não se lembrar do poeta e não saber nada sobre sua única obra. Contudo, ele percebe que os entrevistados escondem algo e que existe um grande ressentimento quanto a Lunan. Para piorar, a única pessoa que poderia ajudá-lo, a ex-mulher do escritor, mora numa ilha e se nega a conversar com o professor.  O livro expõe também como é restrito e corporativista o círculo literário britânico. Talvez similar à maior parte do mundo. Ao investigar a vida de Lunan, Murray depara-se com descaso de professores, de escritores, de bibliotecários, entre outros.  Louise Welsh retrata o mundo literário de um ângulo diferente, utilizando várias passagens poéticas que, ao se misturarem ao texto dinâmico em prosa, criam uma combinação diferente e de sucesso.

A CRITICA
“Não é a mágica que nos conduz para um outro mundo — é a narrativa da história. E Louise Welsh é amante dessa noite escura.” (Val McDermid)
“Magistral. Um enredo cada vez mais profundo de segredos, mentiras e morte.” (The Times)
“Welsh acumula tensão capítulo após capítulo. Arrebatador.” (Vogue)




A AUTORA
Louise Welsh
nasceu em 1965 e estudou História na University of Glasgow, na Escócia, onde ainda vive. Em 2002, lançou The Cutting Room, livro que ganhou o prêmio do Crime Writers’ Association de melhor romance policial de estreia. Já escreveu cinco livros. Alfabeto dos ossos é o primeiro pela Bertrand Brasil.





Lançamento


Nenhum comentário: