quinta-feira, 20 de junho de 2013

04/07 ESTREIA PALHAÇOS NO POEIRINHA RIO DE JANEIRO

Após 8 anos de  sucesso em São Paulo,

chega ao Rio de Janeiro a peça

Palhaços

Uma comédia mal intencionada

de um palhaço intragável




estreia no dia 4 de julho, no Poeirinha







A divertida tragicomédia Palhaços, escrita pelo brasileiro  Timochenko Webhi ((1943 - 1986),  chega ao Rio de Janeiro após temporada de grande sucesso em São Paulo.  A direção é de Gabriel Carmona.



Em cena, o palhaço Careta (Dagoberto Feliz) recebe em seu camarim o fã Benvindo (Danilo Grangheia), que vai cumprimentá-lo após o espetáculo.



O visitante quer ver o reverso do palco, numa  busca por algo que nem ele mesmo sabe o que é.  O que era para ser um diálogo agradável vira um jogo cômico-surreal, no qual o palhaço vai desmontando os sonhos mais puros e os desejos mais imundos de seu fã, que percebe que toda a sua intencionalidade para com a vida são nulas em relação ao grande mistério que é viver.



Essa é a ferramenta do palhaço, assim como o cirurgião tem seu bisturi,  o palhaço tem o patético para operar o homem; para operar a sua alma.



Como não poderia deixar de ser, a peça é uma comédia, no sentido mais simples: ela faz rir, e muito. Não pela quantidade, mas pela qualidade. Não se trata do riso momentâneo, é um riso que ecoa no recôncavo da alma,  trazendo alegria e reflexão, destruindo o velho para dar lugar a um jeito mais leve de ver a vida, menos grave, menos se levando a sério.



A estreia acontece no dia  4 de julho, com espetáculos de quinta a domingo, no teatro Poeirinha, em Botafogo. A temporada vai até 25 de agosto de 2013.



Serviço:

Palhaços

Texto: Timochenko Webhi

Direção: Gabriel Carmona
Atores: Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia
Estreia:  dia 4 de julho – quinta-feira

Temporada: até 25 de agosto. Quinta a sábado, às 21h, domingos às 19h.

Gênero: Tragicomédia

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 60 lugares

Ingressos: R$ 30,00 /R$ 15,00

Bilheteria: de terça a sábado, das 15h às 21h e domingo das 15h às 20h30.

Pela internet: www.compreingressos.com

11. 2121.4070

Local: Teatro Poeirinha

Rua São João Batista, 104 – Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: (21) 2537.8053

www.teatropoeira.com.br



Sobre o autor

Timochenco Wehbi (Presidente Prudente SP 1943 - São Paulo SP 1986).

Desponta nos primeiros anos 1970 através de uma dramaturgia construída sobre personagens densas, surpreendidas em momentos de solidão, memórias e lembranças, nas obscuras zonas que interligam o real e o imaginário. Formado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Timochenco acompanha vivamente o desenvolvimento do teatro na região do ABC paulista, sendo um dos fundadores do Grupo Teatro da Cidade, em Santo André, 1968.

Escreve a peça  Palhaços em 1974, um duelo travado nos bastidores de um decadente circo, que opõe um palhaço profissional a um "palhaço da vida". Situações que tocam o absurdo da existência humana são aqui desenhadas em diálogos ríspidos.

A socióloga Dilma de Melo, comentando a produção de Timochenco, afirma: "Há nestas peças o predomínio de personagens constituídas por caracteres similares em sua relação com a realidade, em sua busca incessante de sobrevivência emocional. Figuras patéticas, tragicômicas, desarmadas e impotentes ante o mundo real, que para poderem existir, projetam sobre este mundo, seu próprio mundo, filtrado pelas fantasias, devaneios, aspirações. O confronto entre estes dois mundos leva, inevitavelmente, ao dilaceramento de suas individualidades, pois estes

personagens sucumbem por estarem empreendendo uma luta individual".



Sobre o Diretor

Gabriel Carmona

em Direção Teatral na ECA-USP e pelo teatro Escola Cpelia Helena, onde foi professor por 6 anos. Estudou Commedia dell’Arte na Itália e o método Stanislavsky no GITIS ( academoa Russa teatral), em Moscou. Estudou interpretação e direção com o grupo LUME, Cia do Latão e Tiche Viana.



Sobre os atores

Dagoberto Feliz - Pós-graduado pela Universidade de São Paulo e Membro de Gerência do Grupo Folias d’arte.

Danilo Grangheia - Formado pela Escola de Are Dramática EAD-ECA-USP e pela Mary Ward Centre of London.

Nenhum comentário: