segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lançamento no Rio de Janeiro: Tudo está na mise en scène... mas, afinal, o que é isso?


Em livro lançado pela Papirus Editora, Luiz Carlos Oliveira Jr. explica o que realmente é a expressão e analisa o conceito do clássico ao cinema de fluxo
Nos dia 21 de outubro, Luiz Carlos Oliveira Jr recebe o público para o lançamento do seu novo livro A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo (Papirus Editora). A sessão de autógrafos e bate-papo acontece na Livraria Prefácio do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O evento está marcado para começar às 19 horas e a entrada é gratuita.
Sobre o livro:
Em 1959, o crítico francês Michel Mourlet afirmou: “Tudo está na mise en scène”. Em seu manifesto, Mourlet queria dizer que o principal do cinema, sua essência, está na forma como o filme transporta as pessoas através daquele universo a um só tempo próximo e desconhecido que a tela oferece. Mas, afinal de contas, o que é e a que realmente se refere através dos tempos esse termo, que chega até mesmo a ser utilizado popularmente para dizer que alguém está “fazendo tipo”? As respostas estão em A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo, livro de Luiz Carlos Oliveira Jr. que acaba de ser lançado pela Papirus Editora.
Ao pé da letra, o termo em francês significa “colocado em cena” e teve origem teatral para se referir inicialmente ao posicionamento de objetos e dos próprios atores em palco ou, mais ainda, à montagem da ação no palco. Oliveira Jr. mostra, porém, que no cinema e com o passar das décadas a mise en scène tornou-se muito maior do que o conceito original.
“A mise en scène é nosso passaporte para o mundo do filme, nosso meio de fascinação perante a arte da escrita luminosa do movimento. Em linhas gerais, o que me propus a fazer neste livro foi analisar o conceito e, em seguida, perceber diferentes momentos em que ele é redefinido ou colocado em xeque, como no cinema moderno, no maneirismo e no recente cinema de fluxo e de dispositivo”, pontua o autor, que é mestre em cinema contemporâneo pela USP.
Ele ressalta que não teve a intenção de fazer um inventário exaustivo dos estilos de mise en scène nas diferentes fases da história do cinema. “Não tive a menor pretensão de totalizar o que é a mise en scène clássica, moderna, maneirista etc. Apenas trouxe análises – ora breves e pontuais, ora detidas e detalhadas – de filmes e obras que ressituam o debate iniciado com a definição. A ideia é entender como passamos do ‘tudo está na mise en scène’ dos anos 1950 para a dúvida generalizada quanto ao estatuto da mise en scène no cinema contemporâneo. Espero que o exercício seja proveitoso a todos os leitores.”

Serviço:
Lançamento do livro A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo (Papirus Editora), com sessão de autógrafo e bate-papo com autor
Onde: Livraria Prefácio (Rua Voluntários da Pátria, 39 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ)
Quando: 21 de outubro de 2013
Horário: 19 horas

Nenhum comentário: