sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Introdução à Psicologia do Destino Liberdade e compulsão no destino do homem


Introdução à Psicologia do Destino
Liberdade e compulsão no destino do homem
SEGUIDO DE
Análise de Casamentos
Tentativa de elaboração de uma teoria da escolha amorosa



de  Leopoldo Szondi


Tradução:
Juan Alfred César Müller (Introdução à Psicologia do Destino)
Pedro Sette-Câmara (Análise de Casamentos)

Formato: 16 x 23 cm
Número de Páginas: 240
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8033-131-8
Lançamento: 2013

O LIVRO
O homem é realmente livre? Há algo como um destino coercitivo ou todas as possibilidades da existência lhe estão abertas? Por que certos padrões de comportamento se reproduzem geração após geração, como se os filhos estivessem destinados a repetir o destino dos pais? Quais instâncias dirigem a escolha no amor, na amizade, na profissão e até em determinada forma de doença ou tipo de morte?

O livro que o leitor tem em mãos pretende responder a essas e outras perguntas, com uma abordagem teórica bastante singular. O psiquiatra húngaro L. Szondi, depois de analisar a árvore genealógica de centenas de pacientes, chegou à conclusão de que havia no psiquismo humano mais um vetor a exercer pressão sobre o homem: a pretensão dos ancestrais. No desenvolvimento de sua teoria, ele postula que, ao lado do inconsciente pessoal, presente na teoria de Freud, e do inconsciente coletivo junguiano, haveria uma terceira qualidade (não camada) do inconsciente, a saber, o inconsciente familiar. Dito dessa forma, a teoria pode parecer despropositada, mas tanto a experiência empírica quanto o relato da gênese da teoria aqui apresentada dão testemunho de que a hipótese é bastante plausível.

Este volume é constituído por duas obras independentes:
Introdução à Psicologia do Destino é uma série de conferências e ensaios que dão um panorama da Análise do Destino, a escola de psicologia profunda fundada por Szondi; inédita em língua portuguesa, Análise de Casamentos apresenta a gênese da teoria destinoanalítica e os fundamentos sobre os quais se erigiu todo o edifício szondiano.


O AUTOR
Leopold Szondi

O psiquiatra húngaro Leopold Szondi (1893-1986) foi o fundador da escola de psicoterapia chamada Análise do Destino.
Durante a Primeira Guerra, foi atingido por um tiro, mas não sofreu consequências mais graves porque a bala ficara alojada no livro A Interpretação dos Sonhos, de Freud, que levava em sua mochila. Szondi atribuiu um significado especial a este fato e decidiu dedicar sua vida a ajudar as pessoas.
De família judia, L. Szondi perdeu seu emprego quando leis antissemitas foram introduzidas na Hungria e foi levado ao campo de concentração em Bergen-Belsen. Mesmo no campo, chegou a proferir seminários, os quais davam força aos prisioneiros, ajudando-os a enfrentar as adversidades.
Após seis meses na prisão, Szondi e sua família foram libertados graças às negociações conduzidas pela Cruz Vermelha e, em parte, graças à intervenção de Carl Gustav Jung.
Depois da Segunda Guerra, radicado em Zurique, Suíça, Szondi passou a clinicar em consultório particular. Lá também publicou grande parte de seus livros sobre a Análise do Destino.
Em 1951 fundou a Sociedade para o Diagnóstico Experimental das Pulsões e Psicologia do Destino; em 1958, durante o primeiro congresso internacional, foi fundada a Associação Internacional das Sociedades da Psicologia do Destino. Em 1959 foi agraciado com a cidadania suíça e, em 1961, fundou a Sociedade Suíça de Terapeutas Destinoanalíticos. Em 1962 começou a lecionar na Universidade de Zurique e em 1970 a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, conferiu-lhe o título de doutor honoris causa. Szondi faleceu em 1986, mas ainda hoje há pesquisadores dedicados ao estudo de sua obra e à aplicação de seu método.






LANÇAMENTO

Editora É Realizações





 

 

 



Nenhum comentário: