quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conservatório de MPB de Curitiba consolida posição de verdadeira instituição da cidade



“Hoje cabem os parabéns àqueles que se dedicam incessantemente para manter o trabalho do Conservatório de MPB de Curitiba, reconhecido nacionalmente como verdadeira instituição da nossa cidade”, declarou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, na noite da última segunda-feira (7), na abertura das festividades de 20 anos do Conservatório.
Instalado no histórico Solar dos Guimarães, edificação do século 19 do Setor Histórico, especialmente revitalizada para abrigá-lo, o Conservatório de MPB é comandado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “Estamos contemplando 20 anos de memórias que marcaram indelevelmente a cidade, e pavimentando o caminho para a continuidade dessa história”, enfatizou Nilton Cordoni, presidente do ICAC.
Para Marcos Cordiolli, enquanto o Conservatório de MPB de Curitiba vai ao encontro de sua maioridade, revela-se a necessidade de rediscutir a missão do espaço: “Ele deve ser o cérebro e o coração de um grande projeto, que espalhe a música por toda a cidade”. Segundo o presidente da FCC, “essa universalização musical não pode ser sinônimo de banalização e, portanto, convoco todos a pensar nas diversas possibilidades, num esforço conjunto”, ressaltou.

Viagem em fotos - O evento, que reuniu autoridades, artistas, estudantes de música e um numeroso público apreciador das atividades desenvolvidas pelo Conservatório, permitiu uma verdadeira viagem pelo tempo, registrada nas imagens captadas pela equipe de fotógrafos da FCC, e que integram uma exposição fotográfica.
Aberta a todos os interessados, a mostra torna eterna a participação de importantes nomes da música brasileira, a começar por Roberto Gnattali, maestro, instrumentista e compositor que foi o primeiro diretor do Conservatório, responsável pela criação das orquestras À Base de Corda e À Base de Sopro. Também o maestro e arranjador Marcos Leite, falecido em 2002, idealizador do Vocal Brasileirão, além de imagens das crianças que integraram a primeira versão do Coral Brasileirinho, neste ano também completando 20 anos de existência.
Percorrendo as fotos com os olhos da memória, pode-se até ouvir a musicalidade de artistas como Dominguinhos, Paulinho da Viola, Waltel Branco, Toquinho, Altamiro Carrilho, Leci Brandão, entre tantos outros que marcaram presença nas programações do Conservatório de MPB. “Faço parte dessa história e a exposição revive momentos maravilhosos de nosso trabalho”, lembrou a pianista Mari Lopes Franklin, coordenadora pedagógica do espaço.
Mari ainda destacou que o Conservatório de MPB compreende a manutenção de quatro grupos artísticos que são referência no cenário musical nacional: a Orquestra À Base de Corda, a Orquestra À Base de Sopro, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão. O Conservatório realiza, ainda, os programas Domingo Onze e Meia, Terça Brasileira no Paiol, Afina-se e Roda de Choro, que colocam ao alcance do público a produção dos músicos curitibanos.
O início das comemorações dos 20 anos do Conservatório de MPB contou também com o espetáculo Eu Canto Samba, a cargo do Vocal Brasileirão, sob a regência e direção artística de Vicente Ribeiro. O grupo mergulhou num dos mais representativos gêneros da música brasileira, interpretando obras de Noel Rosa a Arlindo Cruz e Sombrinha, passando por Dorival Caymmi, Haroldo Barbosa, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Wilson das Neves, com o objetivo de resgatar o clima descontraído das rodas de samba em fundo de quintal.

Talentos – Atualmente, as salas de aulas do Conservatório de MPB de Curitiba abrigam mais de 900 alunos, divididos em cursos nas áreas de instrumento, canto, estruturação musical, didática e história da música, ao lado de diferentes práticas de conjunto e aulas teóricas. Local destinado ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais, o Conservatório abre espaço para as vertentes popular autoral e folclórica, oferecendo, ainda, biblioteca e fonoteca especializadas em MPB.
O endereço tem sido sinônimo de ensino democrático, contando com renomados professores no atendimento a alunos de diversos instrumentos e canto. De suas salas de aula saíram nomes que se destacam no cenário artístico curitibano, muitos deles com atuação em todo o Brasil e no exterior.
Da ebulição musical provocada pelo Conservatório de MPB de Curitiba constam músicos como Sérgio Albach (clarinete), João Egashira (violão e bandolim), Gabriel Schwartz (flauta, clarinete e sax), Daniel Migliavacca (bandolim), Luís Otávio Almeida (guitarra), Julião Boêmio (cavaquinho), Rogério Gulin (viola caipira), Beth Fadel (piano), Ana Fumaneri (flauta), Wagner Bennert (baixo), Maitê Correa (canto), Ana Paula Cascardo (canto), Daniel Vicente (viola caipira), que formou a dupla sertaneja Álvaro e Daniel, um dos mais novos sucessos paranaenses da música de raiz. Na extensa lista também entra a cantora Michele Mara, que venceu o concurso “O Maior Imitador da América Latina, promovido pela Rede Globo, em 2001.

A festa continua – A programação preparada para festejar as duas décadas do Conservatório de MPB de Curitiba ainda tem muitas atrações abertas ao público. Confira:
13 a 19 de outubro
Semana comemorativa do centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes (19/10/13 – 09/07/80) – As atividades envolvem todos os setores do Conservatório de MPB, com a Fonoteca disponibilizando a discografia do homenageado, paralelamente à iniciativa da Biblioteca em abrir aos interessados partituras, músicas cifradas e material biográfico do poeta. Ao longo da semana, som ambiente com as canções do compositor tomará conta do hall do Conservatório, além da interpretação da obra de Vinicius de Moraes por alunos de várias disciplinas de instrumentos e práticas de conjunto, em diversos horários.
13 de outubro
11h30 – Edição especial do programa Domingo Onze e Meia, com o show “Alunos de Canto Popular do Conservatório de MPB interpretam Vinicius”, reunindo 14 cantores na Praça Jacob do Bandolim. Abertura e intervenções a cargo da historiadora e professora Ana Paula Peters, que abordará a vida e a obra do “poetinha”. Participação de Luís Otávio Almeida (direção musical, arranjos e guitarra), Davi Sartori (piano), Sandro Guaraná (baixo) e Graciliano Zambonin (bateria).
17 de outubro
17h – O Auditório Nhô Belarmino abriga o “Especial Vinicius” do programa Roda de Choro, sob direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio e Lucas Melo, contanto com a participação dos alunos da Prática de Conjunto de Choro.
19 de outubro
12h – O encerramento da comemoração invade a Rua Mateus Leme, em frente ao Conservatório de MPB, com apresentação dos alunos da Prática de Conjunto de MPB, que executam arranjos do professor Luís Otávio Almeida, também responsável pela regência do grupo.

Nenhum comentário: