segunda-feira, 14 de outubro de 2013



Bienal Internacional de Curitiba lança antologia poética “Fantasma Civil”

Publicação reúne 42 poemas e faz parte das ações de literatura da Bienal

No dia 21 de outubro (segunda-feira), a Bienal Internacional de Curitiba 2013 realizará o lançamento da antologia poética “Fantasma Civil”, no Palacete Wolf. O livro, que integra as ações de literatura da Bienal Internacional de Curitiba, reúne 42 poemas de autores brasileiros que mantêm alguma afinidade com a cidade. O evento começará às 17h e contará também com leitura dos textos da publicação.

No dia seguinte, 22 de outubro (terça-feira), alguns dos autores estarão na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel) para um bate-papo sobre a antologia. Na conversa, que começa às 19h30, estarão presentes Luci Collin, Leonarda Glück, Roberto Prado, Sergio Viralobos e Vanessa Rodrigues. A mediação fica por conta de Ricardo Corona, curador convidado da Bienal e organizador da antologia.

Com projeto gráfico da artista visual Eliana Borges, a publicação é composta de folhas soltas acondicionadas em uma caixa. Cada página traz impressa, além do poema, a imagem que este menciona. A publicação estará disponível gratuitamente nas Tubotecas para que os moradores de Curitiba tenham acesso à obra poética.

Bienal pela cidade
Nesta edição, a Bienal Internacional de Curitba tem uma série de atividades de cunho literário. Além do lançamento de “Fantasma Civil”, atores estão fazendo leituras dos poemas que integram a antologia em diversas linhas de ônibus da cidade. A leitura também será feita em travessias de barco, no lago do Passeio Público no dia 19 de outubro. Os participantes embarcam em duplas para um trajeto em que os poemas serão recitados.

A poesia na programação da Bienal também agrega espaços como o Jardim Botânico e a Casa da Memória. A estufa do parque abriga a instalação poético-sonora O sexo vegetal”, de Sérgio Medeiros. Já a Casa da Memória, no Largo da Ordem, será o cenário da projeção do poema “aA Momento de Simetria”, do autor argentino Arturo Carrera, no dia 9 de novembro.

Outra ação de literatura pode ser acompanhada na internet. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o Twitter da Bienal (twitter.com/bienalcuritiba) publica micro-contos do escritor curitibano Dalton Trevisan, selecionados por Ricardo Corona. Formado em Direito (UFPR), Trevisan escrevia contos na revista Joaquim (década de 40), ganhou diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Jabuti e o Prêmio Camões.

Poetas participantes da antologia
Adalberto Müller, Ademir Demarchi, Afonso José Afonso, Alexandre França, Alice Ruiz, Amarildo Anzolin, Andréia Carvalho, Anísio Homem, Bárbara Lia, Bianca Lafroy, Bruno Costa, Camila Vardarac, Carlos Careqa, Cristiane Bouger, Édson De Vulcanis, Emerson Pereti, Estrela Ruiz Leminski, Fernando José Karl, Greta Benitez, Hamilton Faria, Helena Kolody, Homero Gomes, Ivan Justen Santana, Josely Vianna Baptista, Leonarda Glück, Lindsey R. Lagni, Luci Collin, Marcelo De Angelis, Marcelo Sandmann, Marcos Prado, Marília Kubota, Mario Domingues, Paulo Leminski, Priscila Merizzio, Ricardo Pedrosa Alves, Roberto Prado, Roosevelt Rocha, Sabrina Lopes, Sérgio Viralobos, Vanessa C. Rodrigues, Wilson Bueno e Zeca Corrêa Leite.


Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobras, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço:

Leitura de poesias em travessia de barco
Data: 19 de outubro
Local: Passeio Público
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 17h, com saídas a cada 30 minutos
Ingresso: Gratuito

“Fantasma Civil”
Lançamento da antologia poética com leitura de poemas
Data: 21 de outubro
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 | Centro)
Horário: 17h
Ingresso: Gratuito

Bate-papo com autores
Com Leonarda Glück, Luci Collin, Roberto Prado, Sérgio Viralobos e Vanessa C. Rodrigues
Mediador: Ricardo Corona
Data: 22 de outubro
Horário: 19h30
Local: Livraria da Vila (Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 I Batel I Loja 314)
Tel.: 3020-3500
Ingresso: Gratuito

Leitura de poesias em trajetos de ônibus
Linha Centenário/Campo Comprido (ambos sentidos), Linha Ligeirão Boqueirão, Linha Ligeirão Pinheirinho, Linha Santa Cândida/ Capão Raso (sentido norte e sul), Linha Aeroporto Executivo
Data: Segunda a sexta, até 1º de dezembro
Horários: Consulta disponível no site www.bienaldecuritiba.com.br/literatura

Projeção do poema “aA Momento de Simetria”, de Arturo Carrera
Data: 9 de novembro
Local: Casa da Memória (Rua São Francisco, 319 | Centro)
Horário: a confirmar
Telefone: (41) 3321-3230
Ingresso: Gratuito

Bienal Internacional de Curitiba 2013
Redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube
Imagens: http://www.mediafire.com/sorttiesolcriativas

Nenhum comentário: