terça-feira, 1 de outubro de 2013

A voz do violoncelo em concerto da Orquestra de Câmara



O instrumento que mais se assemelha ao alcance da voz humana, o violoncelo, ganha destaque no concerto Violoncelo Concertante, executado pela Orquestra de Câmara de Curitiba, neste fim de semana. O espetáculo, que integra a temporada 2013 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, tem como convidado o instrumentista paulista Alberto Kanji, responsável pela direção musical e pelo violoncelo solo.
O programa reúne composições de Carl Philipp Emanuel Bach (1714 – 1788) e Joseph Haydn (1732 – 1809), e as apresentações serão realizadas às 20h de sexta-feira (4), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Central da Estação São Lourenço, e às 18h30 de sábado (5), na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
“A proposta do concerto é enfatizar a transição entre o barroco e o classicismo, captando a intensidade de expressão sombria, na qual Carl Philipp se destacou, coroando o repertório com o primeiro grande concerto para violoncelo de Haydn, marcado pela alegria”, diz Alberto Kanji. O espetáculo revela as possibilidades do violoncelo (ou cello, uma forma abreviada, derivada do italiano) que, em solo, soa imponente, enquanto nos conjuntos de cordas responde pelas passagens graves, desempenhando importante papel no conjunto. O cello capta sensações embutidas no contexto musical e é encontrado em obras significativas, desde o barroco até o contemporâneo. “A sonoridade do violoncelo traduz afetos, emoções humanas, paixões da alma”, completa Alberto Kanji.
A programação conta ainda com palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, que acontece às 17h45 de sábado (5), antecedendo a apresentação na Capela Santa Maria. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Koentopp atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de coordenador do Curso Superior de Composição e Regência daquela instituição. A conversa com a plateia é uma iniciativa da Camerata Antiqua de Curitiba e seus grupos – Orquestra de Câmara e Coro da Camerata – que teve início neste ano com o objetivo de levar ao espectador comentários de especialistas na área musical, permitindo conhecer detalhes da produção de grandes compositores.
Repertório – Do compositor alemão Emanuel Bach – segundo filho de Johann Sebastian Bach e considerado o fundador do estilo clássico na música erudita – foram selecionadas as obras Sinfonia para cordas em Si menor e Concerto para violoncelo em Lá menor.
A primeira delas, composta em 1733, integra as seis sinfonias para cordas, encomendadas pelo barão Gottfried von Swietem, embaixador austríaco na corte da Prússia, entre 1770 e 1977. A Sinfonia em Si menor começa em tom melancólico, mas chega a um final impetuoso, percorrendo acordes violentos que entrecortam a obra. O Concerto para violoncelo em Lá menor pertence a um grupo de três obras compostas no período de 1738 a 1768, quando Emanuel Bach atuou na corte de Frederico, o Grande, rei da Prússia. A música mostra a capacidade do violoncelo em captar o tom sombrio do autor.
O Concerto para violoncelo em Dó maior, de Joseph Haydn, compositor austríaco que personifica o chamado “classicismo vienense”, encerra o repertório como uma comemoração à versatilidade do cello. Considera perdida, a obra foi redescoberta em 1961, no Museu Nacional de Praga (República Tcheca), e destacou-se imediatamente pelas suas qualidades e também em razão do pequeno número de grandes concertos para violoncelo, particularmente na época clássica. Acredita-se que o concerto tenha sido escrito entre 1765 e 1769 e, após um início moderado, finaliza de modo extraordinário, comparado a fogos de artifício pelo ardor da composição.
Direção e solo – A Orquestra de Câmara de Curitiba terá como convidado um jovem músico com atuação internacional, que responderá pela direção artística e solo de violoncelo. Nascido em São Paulo, em uma família de músicos, Alberto Kanji iniciou-se no violoncelo aos doze anos com Gretchen Miller. Também teve aulas de interpretação barroca com seu tio, o flautista e regente Ricardo Kanji, um dos nomes mais importantes da música antiga, no Brasil.
Aos 15 anos, Alberto foi premiado no concurso Jovens Solistas Brasileiros e, ao longo do tempo, participou de vários festivais de música, aprimorando técnicas com Antonio Meneses, Watson Clis, Alceu Reis, entre outros. Formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com António Del’Claro, integrou, em 2002, a nova Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Ainda em 2002, com a ajuda da Fundação Vitae, mudou-se para a Holanda, onde obteve, em 2007, o diploma de solista no Conservatório de Amsterdam, sob orientação de Gregor Horsch (1º violoncelista da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam), e Viola de Hoog. De 2009 a 2011, participou como professor de violoncelo barroco da Oficina de Música de Curitiba. Desde 2008 é violoncelista convidado da orquestra francesa Le Cercle de l’Harmonie e, em 2009, gravou o CD “Brillante”, com Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte. O músico – que utiliza um violoncelo Benjamin Banks, de 1785, colocado a sua disposição pelo Fundo Holandês de Instrumentos Musicais – mantém uma movimentada agenda de concertos, apresentando-se no Brasil e no exterior.

Serviço:
Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, com o espetáculo Violoncelo Concertante, que tem como convidado o instrumentista paulista Alberto Kanji, responsável pela direção musical e pelo violoncelo solo. O espetáculo integra a temporada 2013 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No repertório estão composições de Carl Philipp Emanuel Bach (1714 – 1788) e Joseph Haydn (1732 – 1809).
Datas, horários, locais e ingressos:
- dia 4 de outubro de 2013 (sexta-feira), às 20h, apresentação na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Central da Estação São Lourenço (Av. Anita Garibaldi, 2.077 – Ahú), com entrada franca;
- dia 5 de outubro de 2013 (sábado), palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, às 17h45, seguida de concerto às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.

Nenhum comentário: