quarta-feira, 30 de outubro de 2013

6/11 ESTREIA PASSAGEIROS - COM CÉSAR GOUVÊA E GUSTAVO MIRANDA

César Gouvêa e Gustavo Miranda apresentam
PASSAGEIROS 
Uma experiência teatral com o roteiro da sua vida




Após turnê internacional,  estreia no dia 6 de novembro, às 21h, no teatro CIT-ECUM, em São Paulo, Passageiros, espetáculo de teatro improvisação, pesquisa pela qual são reconhecidos internacionalmente.

Um avião de papel sobrevoa o teatro e cai no palco.  Um dos atores desdobra e lê uma lembrança da sua vida que você mesmo escreveu. A partir dai inicia-se uma viagem única onde os personagens são passageiros daquele momento.

Diferente do que estamos acostumados a ver em espetáculos de improvisação, em Passageiros você é mais que uma inspiração, você pode definir uma passagem.
O público é convidado a revelar fatos reais de suas vidas: um encontro inusitado, uma decisão importante, uma notícia reveladora, um segredo, um tema nunca antes falado...  Os atores  entram em cena já sabendo as histórias escolhidas, mas desconhecendo como elas vão ser interpretadas, vividas. E, sem isenção, cada momento vivido por outros seres humanos  também os afeta,  provocando discussões, curiosidades, lembranças e desejos sobre cada uma destas passagens pelo mundo.
“A peça faz uma reflexão  sobre  a nossa  passagem pela vida,  e nela, estar pronto para o improviso me parece essencial”, fala César Gouvêa, diretor da Cia do Quintal, idealizador e ator do espetáculo, ao lado de  Gustavo Miranda, da Cia Acción Impro, da Colômbia.
Passageiros já teve sua grande estreia em dois dos festivais mais importantes da América: O FIMPRO Brasil 2013, onde foi apresentado em três cidades (Salvador, Aracaju e Belo Horizonte). E Lima Divergente, o festival de Improvisação de Lima Peru, onde “Pasajeros” teve duas apresentações. 

Passageiros
Direção, dramaturgia e atuação: César Gouvêa (Brasil) / Gustavo Miranda (Colômbia) 
Música e atuação: Rodrigo Geribello (Brasil)
Operação de Luz e atuação : Almir Rosa (Brasil)
Temporada: de 6 de novembro a 5 de dezembro, sessões as quartas e quintas-feiras, às 21h.
Duração: 80 min.
Censura: 14 anos
Capacidade: 134 lugares
Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 meia
Local: Teatro CIT-ECUM
Rua da Consolação, 1623
Ar condicionado• Acesso e banheiro para deficientes
Ingressos: Pela internet: www.compreingressos.com
Bilheteria:  abre 2 horas antes do espetáculo
Aceita: Crédito: Diners, Mastercard, Visa / Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron

Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: César Gouvêa (Brasil) / Gustavo Miranda (Colômbia) 
Música e sonoplastia: Rodrigo Geribello (Brasil)
Operação de Luz : Almir Rosa (Brasil)
Cenotécnico: Pado
Contra regra: Getulio Cristovan
Figurino: Daniel Infantini
Confecção de narizes e treinamento de máscara: Elisa Rossin (Brasil)
Treinamento corporal: Mauricio Flórez (Colômbia)
Iluminação: Aline Barros (Brasil
Coordenação de Produção: Ludmilla Picosque (Brasil)
Produção Executiva: Beto Souza (Brasil)
Produzido por: Cia. Do Quintal (Brasil) 

Sobre a Cia do Quintal
Dirigida por César Gouvêa, existe desde 2002, agregando à pesquisa teatral o diálogo das técnicas da improvisação e do palhaço. Hoje a companhia possui cinco espetáculos em seu repertório e é bastante conhecida pelo seu primeiro espetáculo, “Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços”, encenado no clima de um estádio de futebol, há onze anos em cartaz e visto por mais de 250 mil pessoas. “Jogando no Quintal...” por ser um dos pioneiros no teatro de improviso no Brasil, se converteu em uma importante referência para muitos grupos que surgiram no país na última década.
 
Sobre a Acción Impro
Dirigida por Gustavo Miranda, é uma das companhias de improvisação teatral mais importante da América Latina, com mais de treze anos de experiência, onze espetáculos em repertório e um importante número de participações em encontros, festivais e campeonatos em países como Espanha, Chile, Argentina, México, Equador, Peru e Brasil. Este grupo, pioneiro na Impro colombiana, se apresenta semanalmente no seu próprio teatro na cidade de Medellín. Há um ano, graças à parceria da Cia. do Quintal, tem casa em São Paulo. 
 
 
A VIAGEM DOS PASSAGEIROS
Mas nem tudo foi tão fácil assim. O processo de criação começou com encontros esporádicos aqui e lá. Um mês no Brasil, um mês na Colômbia. Até que surgiu “A Cocina”, nosso primeiro rascunho, um espetáculo que nasceu a partir de improvisações e acabou sendo uma peça de teatro com um roteiro feito através da criação coletiva. Vários personagens, quadros de diferentes linguagens que se misturavam numa história só, com o único objetivo do encontro, queríamos literalmente “deter o tempo” e levar ao palco nossa experiência do encontro. 
 
Cada vez que nos encontrávamos, os desejos e as necessidades da pesquisa mudavam. Assim, em 2010 ganhamos o apoio Iberescena e decidimos retomar de “A Cocina” o que achamos mais interessante. Manter personagens fixos e carregados com cenas de diferentes cores. Entretanto, decidimos mudar radicalmente a estrutura dramática e voltar ao que nos fez apaixonar pelo trabalho: a improvisação como base.
 
Assim nasceu “El Pasajero, Uma Viagem Improvisada” nosso primeiro espetáculo em cartaz. Tanto em São Paulo quanto em Medellín o espetáculo foi ovacionado. Uma experiência inesquecível que aos poucos foi se transformando ainda mais com o passar do tempo e com as novas intenções dos dois atores e diretores que tínhamos na cabeça, em cada encontro, objetivos e pesquisas diferentes. 
 
A partir deste trabalho decidimos nos radicar numa mesma cidade para dar um último retoque no espetáculo, para os nossos desejos não se separarem com a distância e continuar no mesmo rumo com o espetáculo. Assim em 2012, Miranda decidiu morar no Brasil e “El Pasajero” transformou-se em Passageiros. Mas não foi só o título que mudou. Conservamos os mesmos personagens, o trabalho da máscara e as cenas de diferentes cores. Aproveitamos a improvisação como base e preenchemos o espetáculo de teatralidade. Aprofundamos na construção dramatúrgica do ator improvisador, fizemos um novo cenário, uma nova iluminação, uma nova história menos representativa e mais perto à linguagem teatral.

Novos encontros e novas parcerias trouxeram música, sonoplastia e iluminação para o campo da atuação. Rodrigo Geribello improvisa em cena com música e sonoplastia e Almir Rosa ilumina com cores e climas.

Agora Passageiros inicia uma nova etapa, uma nova passagem. E você, é passageiro do que?

 

Nenhum comentário: