sexta-feira, 18 de outubro de 2013

22/10 MÔNICA FILGUEIRAS ABRE A EXPO INÚMEROS DE GUIMARÃES BASTOS





Mônica Filgueiras Galeria de Arte
convida para a abertura da  exposição
Inúmeros de Guimarães Bastos
no dia 22 de Outubro,  às 19h, na rua Bela Cintra, 1533.


Dia 22 de outubro, às 19h

A Mônica Filgueiras Galeria de Arte abre a exposição Inúmeros, de Guimarães Bastos, no dia 22 de Outubro,   com vernissage a partir das 19h na Rua Bela Cintra, 1533. Estarão expostos 21 desenhos feitos pelo artista.
Sobre este trabalho do artista, escreve  a crítica de arte Galciani Neves.


DA SÉRIE INÚMEROS
(desenhos)

“Números são fatos”. Mas e a soma de todos os números? A hipótese poderia sustentar-se na descrição de um lugar que suportasse tal resultado ou como uma imagem que figurasse o desaparecimento de todas as coisas do mundo ou ainda como uma espécie de abrangência que daria forma aos conteúdos.

Diante de qualquer dessas possibilidades e outras imagináveis, todas merecedoras de infindáveis conversas, podemos já reter que cada uma dessas narrativas forneceria algo como uma experiência de privação, desencadeando zeros, onde objetos se retirariam. Não se trata especificamente do vazio, mas da nulidade das dimensões, quando se torna impossível precisar, contar, mensurar. É uma espacialidade sem coisas.

Guimarães Bastos  inscreve o simples aspecto formal de números e divisões como linhas incertas em áreas irregularmente fracionadas, mas ao mesmo tempo precisas em sua proporção na folha. Dessa forma, os números comportam-se como uma espécie de obstáculo. Edificam enigmas: que lógica rege o ritmo dessas progressões?; o que está contido nessas matrizes?; como se articulam tais fracionamentos?

Em DA SÉRIE INÚMEROS, o artista, em uma invenção constante que traça um percurso de mais de trinta anos, transforma caracteres em cortes, superfícies, ritmos, corpos sem sombra, quase sem equivalência. Pequenas massas se conformam pedindo aproximação, nos questionam, chamam ao embate.

Está aí o seu jogo: enquanto símbolo, um número pode ser apenas aquilo que representa? Se só podemos dizer que vemos aquilo que vemos, numa relação que se estabelece na contiguidade do reconhecimento descritivo e tautológico, nesta série, o descontexto/imagem que Guimarães Bastos constitui leva-nos a pensar para além do princípio da visibilidade representativa e arbitrária. Mais adiante, podemos codificá-la como legibilidade, como construção que estaria sempre faltando ao dispor matemático e óbvio do sujeito.

Galciani Neves.



Serviço
Exposição
Inúmeros de Guimarães Bastos
21 desenhos
Abertura: dia 22 de Outubro, às 19h
Exposição: de 23 de Outubro a 16 de Novembro de 2013 
Local: Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Rua Bela Cintra, 1533 - Tel (11) 3082-5292

Horário: 2a a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado: das 10h às 14h30

Nenhum comentário: