sábado, 3 de agosto de 2013

O NORDESTE EM MOVIMENTO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA





Lamira Cia de Dança explora o mundo artístico popular nordestino no espetáculo “Fela da Gaita”





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 9 a 11 de agosto (sexta-feira a domingo), o espetáculo de dança “Fela da Gaita”, da Lamira Cia de Dança. A montagem é baseada no cancioneiro popular do nordeste brasileiro, com histórias retiradas dos cordéis e do teatro de mamulengo. O grupo realiza ainda, uma oficina para bailarinos e atores.



Segundo o diretor e coreógrafo, João Vicente, uma única linguagem artística não foi suficiente para conceber a narrativa do espetáculo: “Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música, para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explica. A base principal é a commedia dell'arte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articular existente na manipulação de marionetes.



Em cena, se vê uma poética pautada em situações do cotidiano dos repentistas. Algumas personagens saem do cordel e se materializam no palco, vivendo situações comuns da vida social. A diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane, explica que a proposta é fazer uma releitura, que relaciona o universo do romanceiro popular com o universo urbano e globalizado da atualidade. “O intuito é produzir uma nova experiência estética para o público”, comenta.



Lamira Cia de Dança:

Em atividade desde 2010, em Palmas (TO), a companhia realiza pesquisa e propagação artística pela dança, sempre partindo da interação de coreógrafos, pesquisadores e as mais diversas áreas. Um dos principais interesses é estabelecer um diálogo entre a região norte e as demais regiões do Brasil, fortalecendo o intercâmbio cultural brasileiro, sem perder sua proposta de comunicação com o resto do mundo.



A montagem de “Fela da Gaita” já dura cinco meses, chegando a ter cinco horas de ensaio por dia. Mais de 40 profissionais estão envolvidos diretamente na produção e execução do espetáculo, que alcançou a primeira colocação estadual no Prêmio Arnaud Rodrigues, em 2011. A Lamira também tem como pretensão fomentar, fortalecer e desenvolver a dança como linguagem artística, investindo em produções de espetáculos, pesquisas coreográficas, palestras, formação de plateia, democratização do acesso à dança e formação de profissionais cênicos.



Ficha técnica:

Coordenação Geral: Carolina Galgane

Concepção, Direção e Coreografia: João Vicente

Cenografia: Renato Moura

Cenotécnica: Renato Moura e Vivian de Oliveira

Iluminação: Lúcio de Miranda

Figurino: Patrícia Fregonesi



Informações e entrevistas:

Fernando de Proença: (41)9996-5292 / 3434-4891 fernandodproenca@gmail.com



Serviço:

Espetáculo de Dança “Fela da Gaita”

Data: de 9 a 11 de agosto de 2013 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)



Workshop sobre dança contemporânea

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 10 de agosto de 2013 (sábado)

Hora: das 14h às 17h

Inscrições: Entrada franca. As inscrições devem ser encaminhada para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br

Vagas: 20

Nenhum comentário: