quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fundação Ema Klabin amplia sua programação musical

Serão doze espetáculos gratuitos de alto nível artístico para os mais variados gostos

      

 O quinteto argentino de música experimental Fiero se apresenta dia 03  ,vcom entrada franca.

A temporada musical da Fundação Ema Klabin retorna em agosto com novidades.  Agora, além das séries Tardes Musicais e Música do Mundo, o espaço amplia o número de espetáculos com a série Nova Música. Até novembro, serão doze shows com entrada gratuita.



O público poderá conferir o universo dos grupos de sopro com a série Tardes Musicais, que será aberta por um dos principais representantes da flauta doce no Brasil, Quinta Essentia Quarteto, além da riqueza da música brasileira interpretada pelo quinteto de clarinetes Madeira de Vento, o grupo A Espetacular Charanga do França e o Projeto Coisa Fina.



A série Música do Mundo apresenta ao público a riqueza musical das mais diversas culturas, entre elas a música indiana com Alberto Marsicano, a música nordestina do multiartista Antúlio Madureira e a grande pianista e cantora brasileira Cida Moreira, que interpretará obras do alemão Kurt Weill e Bertolt Brecht. A série trará ainda uma apresentação especial para as crianças, com o grupo Mawaca.



A mais nova das séries, Nova Música, apresenta novos artistas e destaques da música independente. Subirão ao palco da Fundação o quinteto argentino Fiero e artistas da nova geração brasileira como Pedro Viáfora, Saulo Duarte e Ricardo Herz Trio.



O público ainda poderá participar da Aula de Mestres, encontro mensal que convida renomados músicos e pesquisadores para falar de diferentes temas do universo musical. Nesse semestre, contará com a música indiana de Alberto Marsicano, Antúlio Madureira, especialista em cultura popular brasileira, Magda Pucci, líder do grupo Mawaca apresentando os universos sonoros do Ocidente e do Oriente; a cantora Suzana Salles e o pianista Lincoln Antônio que darão uma aula-musical sobre as obras de Kurt Weill e Bertolt Brecht.



Tudo isso em um cenário deslumbrante, uma casa-museu de 900 m², inspirada nos pavilhões palacianos europeus com mais de 1500 obras de grandes mestres da pintura mundial como Marc Chagall, Frans Post, Mestre Valentim, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros, além de um jardim projetado por Burle Marx.




A programação tem apoio cultural do ProAC, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, e dos pianos Fritz Dobbert.
   




   



Serviço:



Série Nova Música - Sábados - 16h30

Fiero – 3/08 às 16h30

Pedro Viáfora – 14/09 às 16h30

Saulo Duarte – 19/10 às 16h30

Ricardo Herz Trio – 09/11 às 16h30



Série Música do Mundo - Sábados - 16h30

Alberto Marsicano – 17/08

Antúlio Madureira – 21/09

Mawaca – 12/10

Cida Moreira – 23/11

Programa Aula de Mestres - Quintas-feiras - 19h30

Alberto Marsicano – 22/08

Antúlio Madureira – 26/09

Magda Pucci – 17/10

Suzana Salles e Lincoln Antônio – 28/11



Série Tardes Musicais | Grupos de Sopro - Sábados - 16h30

Quinta Essentia – 31/08

Madeira de Vento – 28/09

A Espetacular Charanga do França – 26/10

Projeto Coisa Fina - 30/11







Lotação: 180 -  Indicação: Livre

Horários:  Shows 16h30 Programa Aula de Mestres - 19h30 

Entrada Gratuita

Aos sábados, visitação gratuita ao Museu, a partir das 15h.

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo | 01446-020

Fone: 11 3062-5245
http://emaklabin.org.br



 Confira a Programação Musical Completa:



Nova Música



Fiero – 3/08 às 16h30

O quinteto argentino de música experimental Fiero é pautado pela improvisação e em fortes arranjos musicais. Sobe ao palco da Fundação para apresentar seu trabalho autoral.



Pedro Viáfora – 14/09 às 16h30

Compositor de destaque na cena paulistana e integrante do Cinco a Seco, Pedro Viáfora apresenta seu CD “Feliz pra Cachorro”, lançado em Abril de 2013.



Saulo Duarte – 19/10 às 16h30

Nascido no Pará, o compositor Saulo Duarte explora em sua música diversos gêneros, passando pelo carimbó, pela guitarrada, a música romântica brasileira e o pop, apresentando obras de seu CD “Saulo Duarte e a Unidade”.



Ricardo Herz Trio – 09/11 às 16h30

Grande nome do violino popular brasileiro, Ricardo Herz, junto ao baterista e percussionista Pedro Ito e o violonista Michi Ruzitschka, apresenta o seu último CD “Aqui é o meu Lá”.





Música do Mundo



Alberto Marsicano – 17/08

Discípulo de Ravi Shankar e introdutor do Sitar Clássico e da música indiana no Brasil, Alberto Marsicano apresenta o espetáculo “Sitar Impressionismos” com participação de Alexandre Calori na tabla. Marsicano estabelece uma relação entre a música impressionista e a música clássica indiana.



Antúlio Madureira – 21/09

Pesquisador da Cultura Popular e artesão de instrumentos, Antúlio Madureira dá vida e novos significados para instrumentos criados por ele mesmo, interpretando obras e gêneros do nordeste e do mundo.



Mawaca – 12/10

Dedicado ao público infantil, o Mawaca apresenta no Dia das Crianças uma grande viagem musical por várias culturas do mundo, criando uma verdadeira trama de sons e fios de histórias que se entrelaçam durante o espetáculo “Pelo Mundo com Mawaca”.



Cida Moreira – 23/11

A grande pianista e cantora brasileira Cida Moreira, que se consagrou nos palcos brasileiros nos anos 70, vem à Fundação interpretar obras do compositor alemão Kurt Weill e do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht.



Programa Aula de Mestres



Alberto Marsicano – 22/08

Formado em filosofia pela USP e em música clássica indiana pela Banaras Hindu University, Alberto Marsicano apresentará nessa aula musical os fundamentos filosóficos, históricos e religiosos da música indiana e sua relação com a música impressionista.



Antúlio Madureira – 26/09

Pesquisador, multi-instrumentista, artesão e pesquisador da cultura popular brasileira, Antúlio Madureira pretende aprofundar nessa aula uma discussão sobre seu processo criativo que vem desde o Movimento Armorial e a relação da música nordestina com o Brasil.



Magda Pucci – 17/10

Formada em Composição e Regência pela USP e doutoranda em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, Holanda, Magda é líder do grupo Mawaca há 17 anos. Nesta aula apresentará os universos sonoros do Ocidente e do Oriente, discutindo sobre o ouvir e fazer essa ‘música do mundo’, suas funções e origens.



Suzana Salles e Lincoln Antônio – 28/11

A Cantora Suzana Salles e o pianista Lincoln Antônio apresentarão o espetáculo “Concerto Cabaré”, uma aula-musical sobre a obra de Kurt Weill e Bertolt Brecht, interpretando e explicando as canções consagradas, com tradução dos trechos cantados em alemão.




Tardes Musicais – Grupos de Sopro



Quinta Essentia – 31/08

Um dos principais representantes da flauta doce no Brasil, o Quinta Essentia Quarteto, formado por Gustavo de Francisco, Renata Pereira, Felipe Araújo e Fernanda de Castro apresenta o espetáculo “Falando Brasileiro”, interpretando obras da música brasileira com influência da música européia.



Madeira de Vento – 28/09

A riqueza da música brasileira interpretada por uma formação atípica: um quinteto de clarinetas, apresentando o espetáculo “Chovendo Clarinetes”. O grupo apresentará obras de seus dois CDs gravados desde sua formação em 1998. No repertório, obras de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos entre outros.



A Espetacular Charanga do França – 26/10

Liderado pelo saxofonista Thiago França, o projeto reúne músicos de sopro e percussão, recriando sonoridade das charangas que tocavam nos estádios de futebol. O repertório passa pelo samba, maxixe e ritmos latinos como a ‘cúmbia’ e o ‘chá-chá-chá’ e ainda apresenta influência de grupos mais modernos como o "Hypnotic Brass Ensemble”.



Projeto Coisa Fina - 30/11

Projeto Coisa Fina é um grupo instrumental de São Paulo, formado por treze músicos, que faz parte do coletivo Movimento Elefantes. O grupo promove uma experiência musical onde o jazz se funde ao baião, ao maracatu e ao samba, provocando no ouvinte uma experiência única que revitaliza elementos da música brasileira e das composições do maestro Moacir Santos.

Nenhum comentário: