O ATOR CARIOCA EDUARDO RIECHE TRAZ A SÃO PAULO
ESPETÁCULO SOLO SOBRE Santo Agostinho
inquieto coração ESTREia em 23 DE AGOSTO, No viga espaço Cênico
Direção de Henrique Tavares
"Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre".
Santo Agostinho
Depois de uma bem-sucedida temporada no Rio de Janeiro, e de ter percorrido inúmeras capitais e cidades brasileiras (Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, entre outras), o espetáculo INQUIETO CORAÇÃO fará sua aguardada estreia em São Paulo. A temporada será realizada no Viga Espaço Cênico/Sala Piscina, entre 23 de agosto e 29 de setembro de 2013, totalizando 18 apresentações.
Elaborado a partir da adaptação de algumas cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), INQUIETO CORAÇÃO investiga os prazeres, as necessidades e as angústias do ser humano, e estreia nos palcos paulistanos justamente na semana em que se comemora o dia de Santo Agostinho, celebrado em 28 de agosto.
As reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV são o mote do monólogo interpretado por Eduardo Rieche, que destaca: “Agostinho vai muito além da figura religiosa, pois sua obra como escritor foi determinante para o pensamento ocidental. Era um escritor intenso, que deixou mais de mil publicações, entre livros, sermões, textos filosóficos e doutrinais, com temas variados como a religiosidade, Deus, a busca pela verdade, o amor e a condição humana”.
Formado em Psicologia, Rieche conta que seu primeiro contato com o trabalho de Santo Agostinho foi na faculdade, através da autobiografia “Confissões”. “Uma autobiografia pressupõe os conceitos de eu, sujeito e personalidade, que ainda não existiam no século IV. As obras de Santo Agostinho trazem questões extremamente contemporâneas sobre diversos assuntos, questões que muitos autores exploraram posteriormente, sob diversas vertentes”, acrescenta.
INQUIETO CORAÇÃO é uma reflexão sobre a vida, por meio do encontro dos escritos de Agostinho, este primeiro homem “moderno”, com o homem atual. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, afirma o diretor Henrique Tavares. A proximidade ator-público, neste caso, é quase uma metáfora da relação que a plateia poderá estabelecer com a grandeza da filosofia agostiniana.
Ficha Técnica
Dramaturgia e Atuação: Eduardo Rieche
Direção: Henrique Tavares
Cenário: Doris Rollemberg
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Mauro Leite
Programação Visual: Batman Zavareze e Lucas Pires
Fotos: Almir Reis
Produção Executiva (SP): César Baccan
Assistente de Produção (SP): Adriana Guerra
Assessoria de Imprensa (SP): Ofício das Letras (Adriana Monteiro)
Serviço
INQUIETO CORAÇÃO
Local:
Endereço: Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros (entre as ruas Heitor Penteado e Amália de Noronha) – próximo ao Metrô Sumaré
Telefone: (11) 3801 1843
Estreia: 23/08/2013
Temporada até: 29/09/2013
Horário: Sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 19h
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Lotação: 40 lugares
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Rede social: www.facebook.com/espetaculoinquietocoracao
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Espetáculo INQUIETO CORAÇÃO, com base em obras de Santo Agostinho, estreia em São Paulo
Marcadores:
as-oficiodasletras,
teatro,
Viga Espaço Cênico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário