segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ANTROPOLOGIA DA DOR de David Le Breton



ANTROPOLOGIA DA DOR

de David Le Breton

 

Tamanho: 14cm x 21cm
Peso: 316.000 kg
Páginas: 248
Edição: 1
Ano: 2013





Ainda que dor e medicina caminhem lado a lado e a prática médica seja assunto frequente neste ensaio, o olhar, aqui, concentra-se sobre o homem padecedor.
Sobre o autor:
O antropólogo e sociólogo David Le Breton mostra, neste livro, que a dor não deve ser compreendida apenas como mero fluxo sensorial, que serve ao homem na qualidade de mecanismo de defesa contra os rigores de um mundo frequentemente inóspito e agressivo. Mais que isso, à dor deve ser atribuído um significado afetivo, que introduz um fenômeno fisiológico na consciência moral das pessoas, lembrando-lhes o verdadeiro valor de sua existência.


Segundo Edir Pina de Barros - " Antropologie de la douleur , publicado originalmente na França em 1995, constitui um acumulado maduro de seus outros escritos e merece ser lido por todos aqueles que se interessam pela diversidade sociocultural humana e sua relação com o campo da saúde, em geral, e a coletiva, em particular.

Professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Estrasburgo, lança mão das propostas teórico-metodológicas de Simmel e Mauss para analisar o corpo humano como metáfora, prenhe de significações, via de acesso ímpar à realidade mutante da experiência da dor enquanto construção social e cultural. Em seis capítulos – de excelente qualidade literária – ele escreve acerca da dor enquanto realidade objetiva e subjetiva, posto que é vivenciada por cada ser humano de forma culturalmente marcada. Nos dois capítulos finais, analisa os usos sociais da dor. "


Saiba mais sobre o autor e seu pensamento em http://www.cchla.ufpb.br/rbse/LeBretonEntrev.pdf


David Le Breton - Antropologia del dolore - 15 Giugno 2012





LANÇAMENTO

Nenhum comentário: