No dia 13 de agosto, a partir das 8h será realizado o Curso de Formação para Professores do Programa Ação Educativa Votorantim Cimentos no Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer). O objetivo é apresentar e refletir sobre conteúdos da Arte Contemporânea e da Arte Educação junto com os professores da rede pública e particular de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.
O evento é uma oportunidade de ouvir sobre cada obra, compreender o motivo dela fazer parte da Bienal ou simplesmente trocar experiências sobre o ensino da arte com outros professores. Neste momento, podem-se esclarecer dúvidas e pensar na abordagem dos temas com os alunos provocando um pensamento crítico e social. Segundo o curador Luciano Buchmann (Unespar/FAP e Instituto Arte na Escola), “é preciso refletir sobre o nosso tempo e buscar na diferença, na singularidade a relação que há na arte e no seu consumo.” Assim, todo o Programa busca instigar os professores e alunos a engajar em discussões sobre arte e o cotidiano.
O Material Educativo (recebido gratuitamente e disponível para download) apresenta conteúdo sobre os artistas que participam da Bienal, bem como imagens das obras e uma explicação do seu processo criativo. Roteiros com perguntas, sugestões de filmes e livros que tem a ver com os temas abordados e dicas de atividades para a sala de aula também compõem a publicação. A proposta inclui ainda palestras, mesas-redondas e visitas mediadas. Todas as bibliotecas escolares do Paraná receberão essa publicação.
Na Sala do Educador Votorantim Cimentos, localizada no Solar do Barão, estarão disponíveis materiais de pesquisa, catálogos de artistas e uma DVDteca Arte na Escola, além de ciclos de palestras e grupos de estudo. O espaço, criado especialmente para esta Bienal, tem o objetivo de fornecer subsídio para o estudo da arte.
Além disso, o programa já realizou Treinamentos de Mediadores que vão acompanhar o público em visitas guiadas às exposições. Tanto as escolas, quanto a comunidade em geral, podem agendar suas visitas através do site www.bienaldecuritiba.com.br.
São alguns dos Roteiros da Bienal: a pé partindo do Centro Cultural Sistema Fiep, passando pelo Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia), Casa Andrade Muricy, Secretaria de Estado da Cultura, Paço da Liberdade, Rua XV de Novembro, Estação Central e Museu Municipal de Arte – MUMA Outra sugestão é o roteiro de bicicleta partindo da Bicicletaria Cultural, pedalando até o Museu de Arte da UFPR – MusA, Rua XV de Novembro, Paço da Liberdade, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Sistema Fiep, Av. Cândido de Abreu e a Prefeitura de Curitiba. Ambos acontecem de 3ª feira a domingo, às 10h.
O roteiro de Van acontece todo domingo, com partidas às 10h e 14h desde a Loja do Museu Oscar Niemeyer, passando pela Secretaria de Estado da Cultura, Paço da Liberdade, Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) e Centro Cultural Sistema Fiep.
Por fim, a ideia é que a Bienal esteja presente no ambiente educacional antes e depois das visitas às exposições ampliando a difusão do conhecimento adquirido. “Quanto mais se fala sobre ela, sobre o que foi feito e a que aquilo pode se referir na experiência de cada um, mais arte se consome, pois o aprendizado do que é arte, gera mais produção”, afirma Buchmann.
Programação do Curso de Formação para Professores:
. Bienal Internacional de Curitiba e seu Projeto Curatorial 2013 com Profª Dra Stephanie Dahn Batista (coordenadora curatorial da Bienal)
. Ações realizadas com o público geral e escolar no Projeto Educativo 2013 com Luiz Ernesto Meyer Pereira (diretor geral da Bienal) e Guilherme Jaccon (coordenador do Educativo)
. Palestra “Colados nela e mais soltos: o trabalho docente para a Bienal" uma conversa sobre Arte Educação e Arte Contemporânea com Prof. Me Luciano Buchmann (Unespar/FAP e Instituto Arte na Escola)
Carga horária: 8h (emissão de certificados)
Sobre a Votorantim Cimentos
Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua, a Votorantim Cimentos investe em ações sociais voltadas às áreas de Cultura, Promoção do Emprego e Renda, Educação, Esporte, entre outros. Presente no negócio de materiais essenciais de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares) desde 1936, a Votorantim Cimentos é, atualmente, uma das maiores empresas globais do setor, com presença em 14 países.
Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Copel, Sanepar, Votorantim Cimentos, Volvo, Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Curso de Formação de Professores – Bienal Internacional de Curitiba
Data: 13 de agosto (3ª feira)
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Local: Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999 I Centro Cívico)
Telefone: (41) 3350-4400
Inscrição: Gratuita via site www.bienaldecuritiba.com.br/palestras
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Ação Educativa na Bienal Internacional de Curitiba
Marcadores:
as-Sorttie,
Bienal Internacional de Curitiba 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário