quarta-feira, 3 de julho de 2013

Itamar Assumpção revisitado no Paiol



Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Suzana Salles apresentam repertório baseado na discografia do músico

A música inventiva e inconfundível de Itamar Assumpção (1949 - 2003) poderá ser ouvida no palco do Teatro do Paiol. Um trio formado por Kiko Dinucci (Passo Torto e Metá Metá), Juçara Marçal (Metá Metá) e Suzana Salles (Isca de Polícia) tocam pela primeira vez em Curitiba o repertório do músico paulista. O show será no dia 13 de agosto, sábado, às 21h.

Suzana Salles acompanhou Itamar Assumpção como integrante da banda Isca de Polícia e também fez parte (ao lado do compositor) da Banda Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé. Suzana trafegou pela cena musical dos anos oitenta, época que a mídia batizou como "Vanguarda Paulista", que além de Itamar e Arrigo, também contava com grupos como Rumo e Premeditando o Breque.

Em 2010, Juçara e Kiko, junto com Beto Vilares, participaram do evento Caixa Preta, em homenagem à discografia de Itamar Assumpção, relendo o disco "Pretobrás 2".

No ano seguinte, Suzana, Kiko e Juçara resolveram se juntar para reler a obra de Itamar na pequena casa paulistana de shows Casa de Francisca em um formato mais econômico. É essa apresentação, baseada nos 12 discos do músico, que o trio traz agora a Curitiba. Fiel à estética sonora do compositor, com ênfase nos baixos, pausas, diálogos e arranjos inusitados que costumava mostrar em suas apresentações, os três intérpretes mostram um pouco da obra inovadora do Nego Dito no ano em que sua morte completa dez anos.

Itamar Assumpção

Nascido na cidade de Tietê, São Paulo, em 1949, Itamar cresceu em Arapongas, no Paraná. De lá saiu para fazer teatro e música em Londrina e, em 1973, mudou-se para São Paulo para dedicar-se à sua carreira. Parceiro de Alice Ruiz, Arrigo Barnabé, Luiz Tatit, Paulo Leminski, entre outros, lançou discos independentes em uma época em que a indústria fonográfica era dominada pelas grandes gravadoras. Com fama de "maldito" -- contra sua vontade -- foi responsável por uma sonoridade ao mesmo tempo simples e rebuscada,. Projetos recentes como o relançamento de sua discografia e o documentário "Daquele Instante em Diante" (2011) reacenderam o interesse do público pela sua obra.

Serviço:
Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Suzana Salles cantam Itamar Assumpção
13 de julho, sábado, 21h
Ingressos: R$ 25 e R$ 12,50 (meia-entrada)
À venda na bilheteria do Paiol: terça a sexta, das 13h30 às 19h. Sábado e domingo: das 15h até o horário do evento
Somente dinheiro
Informações: 3213-1340

Produção: Santa! Produção e Fineza Comunicação & Cultura
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Turismo de Curitiba, Adega Boulevard, T2 Eventos, Cantina do Délio, Estofaria, A Confeiteirinha, Ocupa Filmes, Musicletada, Blog Tudo o que você (ou)vê

Nenhum comentário: