sábado, 20 de julho de 2013

Intervenção no Espaço da Arte Urbana investiga textura e cores



A partir das 11h deste domingo (21), o Espaço da Arte Urbana (Galeria Júlio Moreira), uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, abriga a intervenção Etologia Poética, resultado do trabalho dos artistas André Barroso e Tuca Kawai. A exposição permanece aberta à visitação do público até o dia 8 de setembro de 2013, às terças e quartas-feiras, das 13h às 18h, e de quinta-feira a domingo, no horário das 13h às 22h.  A entrada é franca.
As paredes do Espaço da Arte Urbana são suportes para pinturas, nas quais os artistas propõem uma pesquisa em arte sobre os acontecimentos dos seres vivos, investigando padrões, formas, texturas e cores. A mostra é parte de ações que já englobaram “sticker art” (modalidade de arte urbana que utiliza etiquetas adesivas), distribuição de adesivos e práticas de pintura, na rua e em ateliê. O projeto prevê, ainda, o lançamento de um catálogo em forma inovadora, no mês de setembro, antes do encerramento da exposição.
O encontro entre artistas que dominam diferentes linguagens das artes plásticas permitiu captar sutilezas da natureza, traçando caminhos com interseções poéticas.

Os artistas – Formado em Ciências Biológicas e especializado em Gestão dos Recursos Naturais, Tuca Kawai é artista autodidata, tendo realizado cursos de serigrafia, pintura e fotografia. Seu interesse transita por diversas áreas artísticas e do conhecimento, como intervenção urbana, arte contemporânea, educação, mobilidade e interações ecológicas, que são importantes referências para o desenvolvimento do seu trabalho atual.
Realizou a intervenção In Memorian (2012), em parceria com André Barroso, e também participou da ação Música Livre na Grande Bolha, no ArteBiciMob. Integrou as exposições coletivas Deslocamentos, na Bicicletaria Cultural de Curitiba, e de pintura coletiva no DeArtes da Universidade Federal do Paraná. Em parceria com o artista Bruno Machado, criou o cenário Kid Grafisco, no Teatro Lala Schneider.
Formado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), mesma instituição pela qual obteve pós-graduação em Cinema, André Barroso também é graduado em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Mineiro de nascimento, o artista está radicado em Curitiba desde 2001. Trabalha como professor de artes e responde pelo Curso Técnico de Audiovisual do Colégio Estadual do Paraná, além de desenvolver uma produção em artes visuais e vídeo.
A primeira exposição de André Barroso aconteceu em 2005, em Paranaguá (PR). Participou da exposição coletiva Linha da Alma, no Palacete dos Leões, em Curitiba, e da mostra Pintura como plano, no Museu de Arte de Blumenau – MAB, em Santa Catarina. Foi assistente de direção e montador do filme curta-metragem digital Cidade Sorriso.

Serviço:
Exposição Etologia Poética, com intervenções dos artistas André Barroso e Tuca Kawai.
Local: Espaço da Arte Urbana (Galeria Júlio Moreira – Largo da Ordem).
Data: de 21 de julho (abertura às 11h) a 8 de setembro de 2013.
Horário de visitação: às terças e quartas-feiras, das 13h às 18h, e de quinta-feira a domingo, no horário das 13h às 22h.
Entrada franca 

Nenhum comentário: