segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tom Lisboa comanda palestra no Museu da Fotografia




Nesta quarta-feira (5), às 19h30, o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba abriga o encontro A fotografia e a cidade: uma década de intervenções de Tom Lisboa em Curitiba, quando o artista visual Tom Lisboa fará uma retrospectiva  de seu trabalho. A entrada é franca e os participantes devem ter idade a partir de 16 anos. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321-3260.

Desde 2004, Tom Lisboa desenvolve projetos inéditos para o espaço urbano de Curitiba, que ficaram conhecidos como as intervenções de maio. A palestra abordará essas produções, além de citar trabalhos como As polaroides (in)visíveis, que ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2005; Mirando, exibido no festival Paraty em Foco, de 2009; e a mais recente incursão, intitulada Brinquedografia, da qual serão sorteadas cinco câmeras entre os presentes.

Mestre em Comunicação e Linguagens, Tom Lisboa atua como artista visual e professor de cinema e fotografia, e está radicado em Curitiba desde 1987. Seus trabalhos envolvem direta e indiretamente a cidade, usada como pano de fundo. Muitas vezes, o artista aparece também como protagonista, permitindo que o público interaja e crie diferentes pontos de vista.

O premiado trabalho As polaroides (in)visíveis é um exemplo disso. As fotografias “instantâneas”, feitas sem câmera, papel fotográfico ou imagem são, na verdade, textos escritos por um fotógrafo que prefere não entregar imagens prontas para o espectador. Ao invés disso, ele prefere que, a partir dos seus textos, o público seja instigado a olhar ao redor e procurar paisagens quase ocultas no meio que o cerca.



Serviço:

Palestra A fotografia e a cidade: uma década de intervenções de Tom Lisboa em Curitiba, a cargo do artista visual Tom Lisboa.

Data e horário: dia 5 de junho de 2013 (quarta-feira), às 19h30.

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).

Entrada franca.

Os participantes devem ter idade a partir de 16 anos.

Informações pelo telefone (41) 3321-3260.

Nenhum comentário: