sexta-feira, 14 de junho de 2013

IMAGEM DOS POVOS 2013 EXIBE HERANÇA DA DIÁSPORA AFRICANA


IMAGEM DOS POVOS 2013 EXIBE HERANÇA DA DIÁSPORA AFRICANA

E DEBATE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO AUDIOVISUAL EM BH



Uma das atrações culturais paralelas à Copa das Confederações, oitava edição da mostra internacional de cinema

terá 50 filmes e homenagem ao ator e cineasta Zózimo Bulbul, entre 15 e 30 de junho

 

Belo Horizonte ganha na segunda quinzena de junho uma chance preciosa de enxergar os efeitos da diáspora africana sobre a cultura global. Em sua oitava edição, a mostra internacional de cinema Imagem dos Povos volta o foco para a produção audiovisual contemporânea de matriz afrodescendente, com a exibição de 50 filmes de diferentes formatos, linguagens e origens.

Com apoio da Belotur, o Imagem dos Povos 2013 integra as ações da programação cultural paralela à Copa das Confederações. Este ano, o evento será realizado em dois espaços da capital mineira, de 15 a 30 de junho: o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Ícone do cinema brasileiro nos anos 60, o ator e cineasta Zózimo Bulbul, morto em janeiro, receberá homenagem especial na noite de abertura. À frente de papéis de destaque em clássicos como “Cinco Vezes Favela” (1962), “Ganga Zumba” (1963) e “Terra em Transe” (1967), Bulbul foi o primeiro ator negro a protagonizar uma novela (“Vidas em Conflito”, na TV Excelsior) no Brasil.

Com presença da viúva do homenageado, Biza Viana, e do presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, a cerimônia prevê a exibição do curta-metragem “Alma no Olho” (1973), dirigido por BulBul (com trilha original assinada por John Coltrane), e a apresentação de uma coreografia de Rui Moreira criada para a ocasião.

A noite reserva também a estreia do longa “FAN do Brasil”, de Steve e Stèphanie James, coprodução entre Guadalupe e Brasil, a partir de uma parceria entre Shaktis Produtions e T'AI Criação e Produção (realizadora do Imagem dos Povos), com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

A partir de um diálogo com o dançarino e coreógrafo Rui Moreira, diretor-artístico do Festival de Arte Negra (o FAN), o documentário discute a adoção de ações afirmativas voltadas para a população negra e celebra a contribuição afrodescendente ao desenvolvimento cultural e econômico do país, em um processo permanente de busca de identidade, similar ao vivido no contexto caribenho.

Esta edição marca o lançamento em Minas Gerais de “Raça”, novo filme de Joel Zito Araújo, co-dirigido por Megan Mylan. Entre as atrações internacionais, merece destaque a primeira retrospectiva brasileira do cineasta e ativista político haitiano Raoul Peck, ministro da cultura em seu país na década de 1990, com uma seleção de filmes (em 35mm) assinada pela Cinemateca Francesa.

Nestes oito anos de existência, Imagem dos Povos se afirma como um expressivo polo de articulação na cadeia produtiva audiovisual brasileira, com debates em torno dos mecanismos de financiamento e do cenário da cooperação internacional no setor.

A mostra reforça este ano seu empenho em posicionar o cinema nacional como uma janela privilegiada de promoção da riqueza natural e da diversidade cultural do país. Para isso, lança mão da plataforma digital Brasil Imagem dos Povos, um banco de conteúdos com informações sobre destinos turísticos associado a um canal de exibição de filmes brasileiros, que permitirá acompanhar a mostra de qualquer lugar do planeta. O Brasil Imagem dos Povos conta com a chancela do GECOPA, o grupo executivo responsável pela organização da Copa do Mundo de 2014.

A experiência foi iniciada no ano passado e obteve excelente acolhida. Em sua fase piloto, o acesso por streaming foi limitado a mil visualizações completas para cada um dos vinte filmes disponibilizados –com destaque para a produção belo-horizontina. Todos os filmes atingiram o limite de exibições previsto, com espectadores em 193 cidades de 29 países, nos cinco continentes.

Histórico

Criada em 2004 em Ouro Preto, a mostra internacional Imagem dos Povos já exibiu mais de 700 filmes, realizou sete seminários e workshops sobre temas estratégicos para o setor e oito exposições com conteúdos artísticos e educativos das regiões enfocadas a cada edição, além de ter promovido o intercâmbio entre realizadores de Belo Horizonte e convidados de 53 países.

Em 2008, a mostra ganhou um braço em Belo Horizonte. Foco principal da edição passada, a produção belo-horizontina ganha relevo novamente, com uma seleção de filmes que tem a cidade como cenário ou tema.

O formato da mostra enlaça, a cada ano, a cinematografia de um estado brasileiro e um país diferentes. Desta vez, o recorte territorial foi expandido para o tema da diáspora, catalisadora de uma visão de mundo que vai além de fronteiras rígidas, geográfica e esteticamente.

Em seu percurso, Imagem dos Povos já voltou-se à cinematografia dos estados do Rio Grande do Sul, Recife, Amazonas e Minas Gerais e de países como Nova Zelândia, China, Japão e Índia.

O objetivo é diagnosticar o estágio de produção de determinada região, tomar contato com soluções inovadoras de cada localidade e identificar oportunidades de intercâmbio com o Brasil.

Para aprofundar os temas, os seminários sobre as relações de produção audiovisual são desdobrados em workshops, que se debruçam sobre ferramentas de coprodução, acesso a fundos de financiamento, o impacto da nova ordem digital sobre a relação entre cinema e televisão ou os desafios e oportunidades do universo transmídia, tanto do ponto de vista da linguagem como dos negócios.



SERVIÇO

O quê?: Imagem dos Povos – Mostra Internacional de Cinema. Exibição de 50 filmes, com sessões comentadas, debates e workshops.

Quando?: 15 a 30 de junho

Onde?: 15 a 30 de junho

             Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro)             

             25 a 27 de junho

             Memorial Minas Gerais - Vale (Pça. da Liberdade, s/nº, esquina com R. Gonçalves Dias - Savassi)

Quanto?: Programação gratuita [observação: a abertura, no sábado-15.jun, é restrita a convidados]



PARA SABER MAIS

www.imagemdospovos.com.br

www.facebook.com/imagemdospovos 

Nenhum comentário: