segunda-feira, 3 de junho de 2013

Alemanha Groove traz a cena musical alemã para o Sesc Pompeia e Taubaté




Tradicionalmente, um país que está sempre na vanguarda das artes, a Alemanha foi berço de diversas iniciativas artísticas e até hoje é sinônimo de inventividade, criatividade e ousadia na cultura. Na seara musical, o Nu Jazz / Electro Swing é um dos grandes destaques da cena contemporânea, um movimento que acontece principalmente na Europa e tem a Alemanha como o grande centro dessa manifestação. O Nu-jazz é um termo surgido na década de 1990 para reverenciar o gênero jazz misturado a outros elementos e estilos musicais, como o funk, a soul music, a música eletrônica e outras improvisações livres. Já o Electro Swing é um gênero musical que mistura o swing com elementos eletrônicos. A partir do início da última década, essa cena cresceu de maneira surpreendente, misturando línguas e nacionalidades, e buscando seus elementos no passado para produzir algo extremamente atual.

O Nu Jazz / Electro Swing começou a se fortalecer na Alemanha há cerca de 8 anos, rapidamente ocupou a parada de sucesso local e se expandiu para outros países da Europa e para o Japão. Agora, o projeto Alemanha Groove traz um pouco desse clima e muito dessa sonoridade para o Sesc Pompeia dias 6, 7, 8 e 9 de junho. A mesma programação acontece sempre um dia antes, na unidade de Taubaté, de 05 a 08 do mesmo mês.

O Nu Jazz / Electro Swing, como o próprio nome sugere, é uma mistura de jazz, soul, funk, música latina e música eletrônica, numa roupagem musical bastante contemporânea. Eles mesclam os estilos, bebendo no passado e trazendo uma sonoridade mais atual para o jazz. A grande maioria dos músicos é alemã e eles costumam cantar em inglês. O nome mais conhecido da cena, um dos precursores, e que virá para o festival, é o De-Phazz. Além dele, vão se apresentar no festival Tape Five, Club Des Belugas, Brenda Boykin, Bebo Best e Bahama Soul Club. Toda noite terá a participação de um DJ na abertura e no intervalo dos shows. São eles: DJane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights e DJ Detlef. No domingo haverá uma noite especial exclusivamente com os DJs acompanhados por percussão e sax. Na quarta à tarde, Brenda Boykin vai dar um workshop sobre técnica vocal e a influência do blues no seu trabalho no Sesc Taubaté.

O cenário do festival, assinado pela Laborg, segue o conceito do estilo musical e é inspirado no cinema antigo, pin-ups e no universo dos gangsters, todos elementos que permeiam o imaginário do Nu Jazz / Electro Groove.

Realização: Sesc
Produção: Circus Produções Culturais
Curadoria: Paulo Aliende

Sobre os artistas:
Brenda Boykin
Uma das maiores cantoras de jazz contemporâneo. “Como dizem as palavras do crítico musical e historiador de música, Lee Hildebrand:“. A voz “mais autêntica e mais criativa de sua geração”. Brenda Boykin morou em San Francisco até 2004. Desde então, ela vive em Wuppertal, Alemanha. Ela já se apresentou em muitos dos festivais de jazz famosos, como os Festivais de Jazz de Monterey, San Francisco Blues Festival, Festival de Jazz DuMaurier, em Vancouver, Festival de Jazz da Umbria e no Festival de Jazz de Montreux (onde foi premiada com a melhor vocalista em 2005), ela também tem trabalhos registrados no México, França, Nova Zelândia, Japão e, claro, milhares de vezes nos EUA e na Alemanha. Sua voz poderosa no melhor estilo das maiores cantoras do soul lhe rendeu em 1997, uma indicação ao BAMMY de "Melhor vocalista do Ano". Desde 2005 ela vem trabalhando com o Nu-Jazz alemão no projeto "Club des Belugas" O álbum solo de Brenda Boykin “Chocolate & Chilli” foi lançado em outubro de 2008, e foi escolhida pela BBC entre os melhores álbuns daquele ano. No show do Alemanha Groove ela será acompanhada por Karlos Boes  (sax), Michael Neher-Warkocz (bateria), Matthias Bangert (baixo), Roman Babik (teclados) e Detlef Hoeller (violão e DJ).

Brenda Boykin – vídeos – links

Tape Five
Tape Five é um projeto de estúdio/música ao vivo realizado por um grupo multinacional com sede na Alemanha, criado pelo compositor e produtor Martin Strathausen. Seu álbum de estreia, lançado em 2006, foi esgotado na Europa, EUA e Ásia. Desde então lançaram mais quatro álbuns, o mais recente "Patrulha Swing". Tape Five tem sido destaque em mais de 500 compilações em CDs e suas músicas são bem baixadas em muitos países do mundo. Elas combinam uma variedade de estilos e influências, o foco está no balanço ou electro-swing, mas é possível ouvir bossa nova, ritmos latinos e nu jazz, bem como interpretações "retro" muito distintas e vivas. Vários músicos tocam no Tape Five. Para o show no Alemanha Groove virão: Alexander Weinstein (bateria), Marcel Richard (baixo), Nicolas Kozuschek (teclados), Gunnar Nesterov (percussão), Dimitrij Markitantov (sax/ clarinete), Vadym Laktionov (trumpete), Jürgen Fassbender (trombone) e Gilda Rebello (vocal).

Tape Five – vídeos – links

Bahama Soul Club
O Bahama Soul Club começou em 2005 sob o antigo nome de Juju Orchestra.  O primeiro single, “Kind Of Latin Rhythm / Funky Nassau” (2006), foi direto ao No.1 nas paradas dos clubes alemães, onde permaneceu por mais de 12 semanas. O álbum seguinte, "Bossa Nova is not a Crime" (2007), com as características vocais jazz-soul dos crooners  Terry Callier, Carolyn Leonhart, Steely Dan e da encantadora Katia B, de São Paulo, tornou-se um sucesso na cena dos clubes de jazz do mundo todo e alcançou novamente a mídia oficial ao emplacar um segundo lugar nas paradas de jazz. Em 2008, a banda mudou seu nome para The Bahama Soul Club, por questões legais e seu primeiro álbum, "Rhythm is What Makes Jazz Jazz”, obteve o mesmo sucesso dos álbuns lançados como Juju Orchestra. Desta vez, com o toque especial da cantora francesa Isabelle Antena, do Nouvelle Vague e de Pat Appleton, do DePhazz. Com Pat Appleton eles também estabeleceram uma orquestra de nove peças para shows ao vivo e tocaram em todos os famosos festivais de jazz na Alemanha e em vários outros lugares da Europa. Em 2010 o segundo álbum BSC, "Bossa Nova Just Smells Funky", com cantores convidados como Xantoné Blacq, da banda de Amy Winehouse, estrela britânica John Turrell, Kojato e novamente Pat Appleton, apenas para citar alguns, foi o maior sucesso com execuções em todas as rádios alemãs e  incontáveis títulos e nomeações a "CD do mês / Album do ano ", em todo o mundo e inúmeras entradas nas paradas de sucesso. Com esse álbum o BSC tornou-se um dos mais importantes projetos contemporâneos do jazz europeu. O Bahama Soul Club mostra simplesmente boa música com um som colorido, combinando afrolicious bossa-jazz com o soul dos 60 e o funk dos 70 de forma atemporal. As vibrações positivas transcendem as fronteiras, as línguas, e barreiras raciais. É difícil resistir. Bahama Soul Club é Pat Appleton  (voz), Oliver Belz (percussão), Edward Filipp  (bateria) Ralph König  (violão), Lars Lehmann (baixo ), Andreas Meyer (teclados) e York Ostermayer  (saxofone e flauta).

Bahama Soul Club – vídeo – link

De-Phazz
De-Phazz é uma banda de nu-jazz original da Alemanha, fundada em 1997 por Pit Baumgartner. O projeto consiste em juntar peças  musicais e criar música de grande beleza e fácil digestão. Esta é uma espécie de easy listening do nu-jazz, onde abundam influências jazzísticas, pop, latinas e do trip-hop. Como uma porta de entrada para uma banda de jazz eletrônico o De-Phazz faz, sem dúvida, uma elegante fusão de ritmos como jazz, disco, soul, breakbeat, música eletrônica, música latina, etc. Uma mistura, que seus seguidores costumam tratar como uma espécie de "coquetel musical" gerando um electro-lounge especial. A banda iniciou sua carreira com Detunized Gravity (1998) álbum que concentra uma fusão de jazz moldado na música pop atual, e que teve a participação dos cantores Karl Frierson, Barbara Lahr e Susan Horn, além do trombonista Otto Engelhard. Dois anos mais tarde aparece Godsdog, um álbum que integrou o percussionista cubano Roy Randol, que obviamente deu um toque mais latino a este trabalho. Já em 2001, o terceiro álbum “Death by Chocolate” é publicado e rapidamente se torna o primeiro sucesso comercial do grupo. Seu quarto álbum é Daily Lama (2002), que ultrapassa as vendas do álbum anterior. Dali, surgem experiências musicais como “Plastic Love Memory”, uma compilação de faixas inéditas, remixes e takes alternativos e o Best of De-Phazz, compilação que contém os maiores clássicos e hits dos três primeiros álbuns da banda. Em 2005 , sob o título de “Natural Fake”, o De-Phazz lança seu último álbum pela Universal. A partir de 2007, com o álbum “Days of Twang”, o grupo passa a editar e lançar seus discos através do seu próprio selo: Phazz-a-delic. Em 2012 lançaram “Audio Elastique” com 16 faixas de “música orgânica”; colagens acústicas cheias de swing, que navegam entre a canção clássica, músicas com potencial hit e jazz puro. A banda vai se apresentar com a seguinte formação: Pit Baumgartner  (DJ), Pat Appleton (voz), Karl Frierson  (voz), Bernd Windisch  (baixo), Frank Spaniol  (sax) e Oli Rubow  (bateria).

DePhazz – vídeos – links

Bebo Best & Super Lounge Orchestra
Uma maravilhosa e agradável mistura de estilos antigos e modernos, a partir dos anos sessenta no Rio de Janeiro, psycodelia e versões feitas na Europa do que se observa fantasiosamente mas em termos de fetiche é o chamam de 'a vibe Bossa-Bombay ". A história de músicos brasileiros e indianos que se misturam à sua música é longa e continua, sendo uma das mais emocionantes viagens musicais. Brasil e Índia compartilham de um amor por instrumentos acústicos, de corda e de percussão. Este projeto apresenta uma única celebração da mistura musical entre estas duas ricas culturas. De Bollywood - inspiradas músicas brasileiras, à bossa orientada pelo “funk” da cítara, do downtempo melodioso à batucada pesada e outros ritmos brasileiros: O verão indiano chegou em Copacabana. Bebo Best, mais conhecido como o alquimista Bebo Baldan, produtor, músico, compositor de trilhas para o cinema, arranjador, e multi-instrumentista (baixo, percussão, bateria, cítara, violão e teclados) já trabalhou em mais de 90 álbuns, em muitas trilhas sonoras para filmes e televisão e tem reconhecimento internacional pelo o uso inteligente e original da música eletrônica e da música étnica que distingue as suas obras. Suas colaborações com personalidades como Gilberto Gil, Moni Ovadia, Jon Hassel, Steven Brown, Steve Reich, Michael Nyman, Wim Mertens, Nitin Sawhney, Trilok Gurtu, Sinead OConnor, David Torn, Ruichi Sakamoto, Frank Zappa, o violinista americano StephenJames (Ravi Shankar, Bill Laswell), e o guitarrista David Torn (David Sylvian, Jan Garbarek, Don Cherry) lhe permitiu explorar tipos étnicos e não-europeus de música, uma fórmula original do Mediterrâneo influenciado pelo jazz, e pela tradicional e acolhedora música eletrônica. Bebo Best & Super Lounge Orchestra são: Roberto Baldan (teclados, baixo, DJ ), Renato Greco (violão clássico), 
Sara Alba (voz),  Enrico Pagnin (sax), Joram Giudici (bateria), Irio Roberto de Paula (guitarra),  Reginaldo Gonçalves Dias (percussão) e Ronaldo Silva (percussão).

Bebo Best & Super Lounge Orchestra
vídeos links

Club Des Belugas
Club des Belugas é um dos principais projetos de nu jazz e lounge na Alemanha, talvez na Europa. Eles combinam estilos europeus contemporâneos com batidas brasileiras e da soul music negra americana dos anos cinquenta, sessenta e setenta, usando sua criatividade e intensidade única. Seus principais membros são Maxim Illion & Kitty the Bill, com excelentes vocalistas convidados como a californiana Dama do Jazz, Brenda Boykin, a cantora sueco-alemã Anna Luca, o cantor de jazz radicado em Londres, Iain Mackenzie, Anne Schnell do grupo Jojo’s Effect, Ferank Manseed, de Newcastle / UK, Dean Bowman, de Nova York, e os trompetistas Reiner, de Winterschladen (Nighthawks) e Thomas Siffling. Club Des Belugas iniciou sua carreira em 2002 com seu primeiro álbum "Caviar at 3 am" Em 2003 eles lançaram o 2º  álbum "Minority Tunes", que incluiu os hits número 1 das paradas alemãs, “Hip Hip Chin Chin" e "Gadda Rio". Em 2006, Club des Belugas enriqueceu o mundo da música com uma verdadeira obra de arte chamada "Apricoo Soul". O vynil de 12" “Wildcats Gotta Move” alcançou o 3º lugar nas paradas dos clubes alemães e ficou entre as Top Ten durante 8 semanas (Março e Abril de 2006). O álbum incluía um remix do Club Des Belugas para a faixa Dean Martin "Mambo Italiano" que foi o primeiro remix legal em todo o mundo de qualquer faixa de Dean Martin, autorizado pela Capitol / EMI e pela família do artista!
O álbum "SWOP" é o álbum mais vendido do website www.shirokko.de Faixas do Club Des Belugas foram licenciadas para compilações mais de 940 vezes. Elas também foram licenciadas para anúncios e comerciais de TV de empresas como: Mercedes- Benz, BMW, Honda Jazz, Lexus (Toyota), Ford Mondeo, Smart, Kia Motors, Whiskas, Nivea, Samsung, Campari, Martini, Strenesse, para a selação alemã de futebol, Kaufhof, Burlington, Unilever, Telekom na Alemanha, Telekom da Coréia do Sul, IGEDO ... O álbum "Apricoo Soul " foi escolhido como "Melhor CD do ano de 2006" pelo website www.shirokko.de. O álbum "SWOP" foi escolhido como "Melhor CD do ano de 2008" também pelo mesmo website. Eles vão se apresentar com a seguinte formação: Brenda Boykin (voz), Ian Mackenzie-Corby (voz), Kay Vester (percussão), Lars Kuklinski (trumpete), Tobias Wember (trombone), Karlos Boes (sax), Michael Neher-Warkocz (bateria), Matthias Bangert (baixo), Roman Babik (teclados) e Detlef Hoeller (violão e DJ).

Club des Belugas – vídeos – links

DJ’s Parties 
A figura do DJ, consagrada nas últimas duas décadas, também se faz presente e importantíssima na cena musical do nu-jazz e do electro groove. Muitas das bandas se apresentam tanto ao vivo, como em gravações de estúdio incorporando esse profissional das pick-ups.
O projeto Alemanha Groove vai mostrar em São Paulo e Taubaté, uma tradicional colaboração entre DJs e músicos, que tocarão ao vivo sobre o repertório apresentado pelos disc-jóqueis. Nestas apresentações, percussão e sax vão dialogar com discos de vinil, criando uma atmosfera bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí, quando DJs se apresentam em trabalho solo. 

Taubaté
DJs
DJane Lady Smiles (Áustria)
DJ Gardener of Delights (Alemanha)
DJ MZK (Brasil)
Músicos
Oliver – percussão (Bahama Soul Club)
York – sax e flauta (Bahama Soul Club)
Ronaldo Silva – percussão (Bebo Best & Super Lounge Orchestra)

São Paulo
DJs
DJane Lady Smiles (Áustria)
DJ Detlef (Alemanha)
DJ Gardener of Delights (Alemanha)
DJ MZK (Brasil)

Músicos
Oliver – percussão (Bahama Soul Club)
York – sax e flauta (Bahama Soul Club)
Baldan  - percussão (Bebo Best)
Ronaldo Silva – percussão (Bebo Best & Super Lounge Orchestra)

Programação (Pompeia) 
Dia 06/06
20h30 – DJane Lady Smiles/Brenda Boykin/Tape Five
Dia 07/06
20h30 – DJ Gardener of Delights/Bahama Soul Club/De-Phazz
Dia 08/06
20h30 – DJ Detlef/Bebo Best & Superlounge Orchestra/Club Des Belugas
Dia 09/06
DJ´s Parties 
18h – Djane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights, DJ MZK, DJ Detlef + percussão + sax

Sesc Pompeia (choperia – capacidade – 800 pessoas)
Rua Clélia, 93 - Pompeia  São Paulo, 05042-000
(11) 3871-7700
Proibido para menores de 18 anos.
Ingressos: R$ 24,00[inteira], R$ 12,00[usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante] e R$ 6,00[trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes]
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas. 
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Programação (Taubaté) 
Dia 05/06
20h – DJane Lady Smiles /Brenda Boykin/Tape Five
Dia 06/06
20h – DJ Gardener of Delights /Bahama Soul Club/De-Phazz
Dia 07/06
20h – DJ Detlef/Bebo Best/Club Des Belugas
Dia 08/06
DJ´s Parties
17h – Djane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights, DJ MZK + percussão + sax

Sesc Taubaté (circo – 1200 lugares)
Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264  Taubaté, 12052-230
(12) 3634-4000
Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 16,00[inteira], R$ 8,00[usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante] e R$ 4,00[trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes].

Nenhum comentário: