domingo, 9 de junho de 2013
A GUITARRA PORTUGUESA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA
--
Pedro Caldeira Cabral se apresenta na Série Solo Música
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 18 de junho, um recital raro de guitarra portuguesa, com um dos mais importantes instrumentistas da terrinha: Pedro Caldeira Cabral. O músico mostra a guitarra portuguesa em sua totalidade, em uma apresentação única e inédita na capital paranaense, cujos ingressos começam a ser vendidos no dia 11 de junho. Além do show, o músico realiza a palestra A História da Guitarra Portuguesa na quarta-feira (19), às 20 horas, com entrada franca.
Pedro Caldeira Cabral apresenta o concerto solo que tem realizado na Europa e intitulado O Labirinto da Guitarra, com composições próprias e do século XX, de compositores como Carlos Paredes, Joaquim Antonio Silva e Duncan Fox. O músico abre espaço também para obras de compositores de outros períodos históricos, como Pedro Escobar (1465-1536), Antonio Leal Moreira (1758-1819), Manoel José Vidigal (1763-1827) e João Paulo Pereira (1790-1860).
“É uma honra imensa contar com Pedro Caldeira Cabral na Série, porque não se trata apenas de um instrumentista virtuoso, mas de alguém que conhece profundamente o instrumento, sendo musicista, compositor, arranjador, pesquisador e colecionador”, diz o produtor Alvaro Collaço. Pedro Caldeira é uma referência em guitarra portuguesa. Gravou por selos importantes como a EMI, a BMG e a GHA, e tem como admiradores os violeiros brasileiros Roberto Correa e Fernando Deghi. “O recital de Pedro Caldeira Cabral não atinge apenas quem gosta de fado e de música portuguesa, mas violonistas, violeiros e quem gosta da sonoridade dos instrumentos de cordas dedilhadas”, destaca Alvaro Collaço.
Versão portuguesa:
A guitarra portuguesa possui uma qualidade sonora única, com características tímbricas e expressivas bem particulares. A caixa de ressonância possui dimensões diferenciadas, o cavalete móvel é em osso, possui 12 cordas metálicas dispostas em seis pares, possui um peculiar sistema mecânico de afinação, cravelhal metálico em forma de leque, com sistema de tarrachas deslizantes e parafuso sem fim. A execução tradicional é feita com o dedilho especial da mão direita, com uso exclusivo das unhas dos dedos indicador e polegar.
Virtuoso:
Pedro Caldeira Cabral nasceu em Lisboa em 1950. Com 20 anos iniciou os estudos de alaúde, de viola da gamba e de outros instrumentos antigos de corda e de sopro, vindo mais tarde a fundar e dirigir os grupos La Batalla e Concerto Atlântico, especializados na interpretação da Música Antiga em instrumentos históricos. Entre 1967 e 1975, trabalhou com Karel Goyvaerts, Constança Capdeville, José Alberto Gil e Jorge Peixinho. Desde 1969 procurou desenvolver como compositor, um estilo próprio, fundado na tradição solística da guitarra portuguesa, com incorporação de técnicas originais e elementos resultantes do estudo dos instrumentos antigos das tradições cultas e populares da Europa Mediterrânica. Como intérprete tem alargado o repertório solístico da guitarra, fazendo transcrições de obras de Bach, Weiss, Scarlatti, Seixas, entre outros e apresentado publicamente novas obras originais de autores contemporâneos.
Pedro Caldeira Cabral realiza conferências e seminários sobre temas musicais na Europa (França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Suécia e Turquia) e EUA. Fez a pré-produção e a direção artística do Festival de Guitarra Portuguesa na EXPO 98. Em 1999, foi lançado o livro “A Guitarra Portuguesa” de sua autoria, sendo esta a primeira obra monográfica sobre as origens e evolução histórica, estudo organológico, e repertório do instrumento nacional.
Serviço:
Série Solo Música – Pedro Caldeira Cabral (guitarra portuguesa)
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 18 de junho de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Marcadores:
caixa cultural,
musica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário