quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chiquita do Brasil pela primeira vez em São Paulo na Casa Fora do Eixo




Manifestação cultural paraense chega à capital paulista durante a Parada Gay para comemorar seus 35 anos de atividade em mais uma edição do Domingo na Casa.

Nem Bar do Parque, nem Teatro da Paz, agora é no bairro do Cambuci, em São Paulo. Tradicional no período do Círio de Nazaré, no mês de outubro, na cidade de Belém/PA, a "Festa das filhas da Chiquita" se prepara para invadir a Casa Fora do Eixo São Paulo, no dia 26 de maio, em comemoração aos seus 35 anos (em bodas de coral).

A partir de meados da década de 70, um grupo de intelectuais, artistas e formadores de opinião, se reuniam no entorno do Teatro da Paz como forma de protesto contra a ditadura militar, de maneira debochada e irreverente. Hoje marca registrada do evento.


O bicentenário Círio de Nazaré, maior romaria catórica do Brasil e uma maiores do mundo, reúne todos os anos aproximadamente dois milhões e meio de pessoa e convive com a festa dita profana pela Igreja.
Logo após a transladação(procissão noturna), artistas de rua traziam seus instrumentos na carroceria de uma velha pick up para cantar sucessos de carnaval. Aos poucos, grupos ditos impróprios para acompanhar os milhares de fiéis que seguiam a berlinda de nossa senhora de Nazaré, eram atraídos pela música regional. Ao som de "Filhos da Chiquita Bacana", de Caetano Veloso, a festa era oficialmente aberta.


Diante da repressão por parte da polícia militar, em pleno governo Geisel, os brincantes tinham que conviver com a violência. Sob a pressão da Igreja Católica e movimentos conservadores da sociedade, houve várias tentativas de acabar a com a festa.

Tombada em 2004 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN), hoje faz faz parte do roteiro turístico do Estado do Pará.

Agora em 2013, Festa da Chiquita estará presente na programação da Parada Gay 2013, na cidade de São Paulo, com apresentação da banda base da Chiquita, shows de transformistas, degustação da culinária paraense (caldo de tucupi, maniçoba e a cachaça de jambú ), mostra e filmes GLbTT e a Caravana Arco-íris. Além das premiações do "Veado de Ouro", "Botina de Prata" e Madrinha da Chiquita.

Segundo um dos fundadores e atual coordenador da manifestação, Eloi Iglesias, realizar a Chiquita Peregrina integrando o calendário oficial dos eventos paralelos da Parada Gay de SP, indoor na Casa Foramdo Eixo, é fortalecer as lutas dos direitos humanos, a difusão do patrimônio cultural brasileira e dar visibilidade à quadra nazarena no auge do Círio - o natal dos paraenses - juntamente com as festas profanas que acontece ao seu redor.


Serviço:

O que é? Domingo na Casa - Chiquita do Brasil "A peregrina"
Quando? 26/05 a partir das 15h
Onde? na Casa Fora do Eixo São Paulo. Rua Scuvero, 282. Cambuci. Próx. ao metrô São Joaquim.
Entrada? Gratuita - Quanto Vale o show? http://youtu.be/hds2-WQGZWQ
Para participar do Domingo na Casa envie um email para:
domingonacasa@foradoeixo.org.br

Participe!

Nenhum comentário: