quarta-feira, 24 de abril de 2013

Presidente da FCC participa de fórum de gestores culturais em Brasília


O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, participa, em Brasília, da reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas. O evento, que começou nesta segunda-feira (22) e termina hoje, antecede a realização do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafio dos novos governantes locais (II EMDS).
A pauta da reunião inclui a apresentação do histórico do grupo, a participação de representantes do Ministério da Cultura e uma avaliação de estratégias de projetos e negócios para a área. Hoje, os participante discutem a organização do Fórum – que reúne os secretários de cultura das capitais e das cidades com mais de 500 mil habitantes - e elegem a nova diretoria.
“É muito importante a organização dos gestores municipais para discutir e participar da formulação e implantação das políticas culturais do país, contribuindo para estabelecer os marcos regulatórios do setor e implementar a democratização e a gestão compartilhada da cultura com a sociedade civil e os governos federal e estadual e as prefeituras”, avaliou o presidente da FCC. “Além disso, é uma forma de garantir os recursos necessários para a cultura”, completou.
MinC - A secretária da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, participou da reunião nesta segunda-feira. No encontro, ela apresentou as novas bases do Programa Cultura Viva. “O Programa nasceu reconhecendo as ações das comunidades e agora estamos no momento de expandi-lo, principalmente no que tange os municípios”, afirmou Márcia Rollemberg. Segundo ela, o Cultura Viva é o Programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura e tem como desafio agora envolver não apenas os estados, mas também os municípios.
"Vamos trabalhar no sentido de sensibilizar os prefeitos para a bandeira da cidadania e da diversidade", informou a secretária. Ela apresentou um histórico sobre todas as etapas do Cultura Viva e do processo de redesenho do Programa, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A secretária informou que, para ajudar no processo de prestação de contas e qualificação dos pontos de cultura, as novas bases do Programa prevê ainda que os pontões funcionem com articuladores dos pontos de cultura. “Esses pontões teriam convênios diretos com o Ministério da Cultura e trabalhariam com os eixos comunicação, cultura e educação”, disse.
O encontro também contou com a participação da secretária executiva do MinC, Jeanine Pires, e do novo secretário de Articulação Institucional do Ministério, Marcelo Pedroso. Eles discutiram com os gestores municipais as relações do Minc com as cidades e as organização da Conferência Nacional de Cultura.

Nenhum comentário: