segunda-feira, 8 de abril de 2013

Música Tradicional Japonesa na Fundação Ema Klabin



Recital combina música clássica com as novas tendências da música japonesa


Todos os meses, a Fundação Ema Klabin promove os Programas Tardes Musicais e  Música do Mundo, com shows musicais gratuitos. No próximo sábado dia 13, às 16h30, o polo cultural abre espaço para a tradicional música japonesa.

O recital "Tons do outono" combina mundos musicais diferentes. De um lado, a música clássica japonesa, apresentada com seus instrumentos tradicionais (koto, shamisen e shakuhachi), executados por Tamie Kitahara, professora e musicista japonesa radicada no Brasil. De outro lado, as novas tendências da música contemporânea do Japão, num repertório exclusivo, transcrito e arranjado por Danilo Tomic do original japonês para instrumentos ocidentais, como o violão e o violoncelo, dedilhados com maestria por instrumentistas de carreira internacional. Esses mundos se encontram também nas composições de Tomic, que trazem na sua estética, elementos orientais e ocidentais combinados de forma surpreendente.

Um repertório de beleza ímpar, que espelha o contraste entre o tradicional e o contemporâneo.



Venha saber mais sobre a música japonesa na Aula de Mestres

   
     

             Tamie Kitahara e Danilo Tomic: origem e tradição da música japonesa.



Quer saber mais sobre a música japonesa?

A Fundação Ema Klabin promove o programa Aula de Mestres, encontros mensais que levam renomados músicos e pesquisadores para falar sobre diferentes temas do universo musical.

No próximo dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h30, os professores e musicistas Tamie Kitahara e Danilo Tomic vão falar sobre a tradicional música japonesa.

Tamie nasceu em Yamaguchi, no Japão, e emigrou para o Brasil em 1955, onde desenvolveu carreira de professora e musicista, formando diversas gerações de alunos e atuando ao lado de artistas como Mawaca e Marisa Monte. Danilo Tomic é natural de São Paulo e formou-se em composição na ECA-USP. Iniciou seus estudos na flauta Shakuhachi em 1989 e foi o primeiro brasileiro a receber o título de mestre no instrumento.

Nesta Aula de Mestres, os artistas apresentarão os principais elementos que constituem a música japonesa, desde suas origens e tradição zen-budista até os dias de hoje, passando pelo contato e fusão com a música ocidental.



Serviço:

Música do Mundo   – Música Tradicional Japonesa

Recital "Tons do outono"

Data: 13/04/2013                  Horário: 16h30                       Entrada Gratuita

Lotação: 180 | Indicação: Livre

Visita Temática – Os sentidos da Paisagem, às 15h -  Visita gratuita, sem agendamento prévio. O público poderá conhecer mais sobre o gênero da paisagem dentro da história da Arte, utilizando como exemplo as obras do acervo. 
(40 minutos)



Programa Aula de Mestres

Data: 19/04/2013                   Horário:  19h30                        Entrada Gratuita

Lotação: 60 | Indicação: 10 anos

Local: Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

Nenhum comentário: