quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mostra fotográfica no Memorial de Curitiba registra a arte de Henrique de Aragão


O Salão Brasil do Memorial de Curitiba abriga, a partir desta sexta-feira (19), a exposição de fotografias das obras públicas do escultor Henrique de Aragão, radicado em Ibiporã (PR). A abertura da mostra, às 19h30, conta com uma conversa informal comandada por Aragão, no Teatro Londrina, quando o público conhecerá um pouco da trajetória desse artista múltiplo, que tem incursões por várias linguagens das artes visuais, além da música, poesia e teatro, e cujas esculturas concentram-se no norte do Paraná. A entrada é franca.





A exposição, com 12 fotos em painéis de grandes dimensões, é parte do projeto elaborado pela artista plástica e mestra em Antropologia Social, Isabelle Catucci, que se tornou realidade por meio da Lei Rouanet. As fotos contarão com legendas em Braille, permitindo aos portadores de deficiência visual ter acesso às descrições das obras. As imagens, captadas pelo fotógrafo Bruno Mendes, do Estúdio Caximbo de Londrina (PR), também integram o livro “Henrique de Aragão – Esculturas Públicas”. A obra completa-se com textos de importantes nomes das artes, entre eles o da artista plástica, historiadora e crítica de arte Adalice Araújo, falecida no ano passado.

O projeto abrange, ainda, uma cartilha pedagógica intitulada “Um voo sobre a arte de Henrique de Aragão”. Destinada ao público infantojuvenil, a cartilha escrita por Benedita de Fátima Ribeiro, Isabelle Catucci e Terezinha Sueli Pelisson, tem ilustrações e design gráfico de Olavo Tenório. As publicações serão fornecidas gratuitamente, durante a temporada da exposição, que termina em 19 de maio de 2013. Serão distribuídos dois mil exemplares de cada título nas visitas mediadas pela Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba. As escolas e demais interessados em obter o material devem agendar a visita pelo telefone (41) 3321-3328.



O artista – Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 1931, Joaquim Henrique de Aragão manifestou seu talento artístico ainda na infância, desenhando histórias em quadrinhos com tijolo, telha e carvão pelas calçadas e muros da cidade. Iniciou sua formação artística em Recife, depois aperfeiçoada na Europa. De volta ao Brasil, viveu em São Paulo e, desde 1965, escolheu Ibiporã (PR) para dar continuidade a sua arte.

Conhecido internacionalmente, com exposições na Itália e na Suíça, Henrique de Aragão é autor de centenas de obras que estão espalhadas por igrejas e espaços públicos do norte do Paraná. Escultor, pintor, desenhista, dramaturgo, poeta e animador cultural, Aragão desenvolve naquela região paranaense extraordinário trabalho, não só como pioneiro no ensino da arte, mas também se impondo como um dos grandes renovadores da arte sacra nacional.

Em seu “Dicionário das Artes Plásticas no Paraná” (Curitiba: Edição do Autor, 2006), Adalice Araújo ressalta que alguns dos principais trabalhos de Aragão podem ser vistos em igrejas como a Nossa Senhora da paz, em Ibiporã; Sagrados Corações, em Londrina; São Francisco de Assis, em Maringá; Nossa Senhora Aparecida, em Abatiá; e na Capela do Seminário São Vicente Palotti, em Londrina.

A crítica e historiadora destaca monumentos públicos como o Monumento ao Passageiro, no Terminal Rodoviário de Londrina, e O Desbravador, na Praça 7 de Setembro, em Maringá, no qual, “abandonando a figura tradicional do pioneiro com um machado na mão, representa-o como o ser que tenta romper os limites, para alçar voo”. Adalice revela que Aragão é autor do projeto e responsável pela instalação do Museu da Escultura ao Ar Livre do Norte do Paraná, em Ibiporã, um dos primeiros do gênero no sul do país.

O artista é o idealizador da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, da qual assumiu a direção em 1969. Trata-se de um polo artístico voltado à comunidade de Ibiporã, que oferece cursos de dança e teatro, além de reunir um minimuseu, teatro ao ar livre, laboratório e ateliê de escultura.



Serviço:

Exposição fotográfica “Henrique de Aragão – Esculturas Públicas”, com imagens captadas por Bruno Mendes, do Estúdio Caximbo de Londrina (PR).

Local: Salão Brasil (3º andar) do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).

Data: Abertura às 19h30 do dia 19 de abril, com palestra do artista Henrique de Aragão, no Teatro Londrina, e lançamento do livro “Henrique de Aragão – Esculturas Públicas” e da cartilha pedagógica “Um voo sobre a arte de Henrique de Aragão”, dentro do projeto de Isabelle Catucci, viabilizado por meio da Lei Rouanet. Serão distribuídos dois mil exemplares de cada título, durante a temporada da exposição.

Período expositivo: até 19 de maio de 2013.

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.

Visitas mediadas com agendamento pelo telefone (41) 3321-3328.

Entrada franca.



Nenhum comentário: