terça-feira, 16 de abril de 2013

CAIXA CULTURAL OFERECE OFICINAS GRATUITAS DE QUADRINHOS



A iniciativa faz parte do programa educativo Gente Arteira


A CAIXA Cultural Curitiba oferece, por meio do programa educativo Gente Arteira, duas oficinas de histórias em quadrinhos: “Oficina de Criação de HQ” e “Quadrinhos baseados em fatos reais”.

A primeira delas, “Oficina de Criação de HQ” acontece no dia 20 de abril sendo ministrada pelo ilustrador e arte-educador Christiano Neto, que possui experiência na criação de roteiros e caracterização de personagens para histórias em quadrinhos. A oficina tem como objetivo mostrar de forma simples e divertida todo o processo da produção de uma história em quadrinhos, abordando conceitos relacionados à história da HQ e os diversos gêneros desta forma de expressão. As criações de roteiro, de personagem e de cenário serão discutidas e praticadas, com o objetivo de trazer ao participante as noções básicas da arte.

Já a segunda oficina, “Quadrinhos baseados em fatos reais” acontece no dia 27 de abril e será ministrada pelo professor de quadrinhos da Gibiteca, André Caliman. A ideia é expor o passo-a-passo do processo de criação de uma história em quadrinhos baseada em um fato real, seja ele conhecido por muitas pessoas através da mídia ou um fato narrado em roda de amigos e familiares. A criação do roteiro será baseada nessa história, com a possibilidade de se trabalhar o aspecto fantástico e fictício do tema, satirizando ou abordando o conteúdo sob outro ponto de vista. André desenhou quadrinhos para a revista “Quadrinhópole” e “Avenida”, a série “E.L.F.” - publicada nos Estados Unidos -, a HQ “Sequestro em Três Buracos”, além de ser autor da série “Revolta!”.

As inscrições são gratuitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br e as vagas são limitadas.

Programa Educativo Gente Arteira:
O Gente Arteira é um projeto de arte-educação que proporciona visitas mediadas às exposições da galeria da Caixa Cultural. O foco é o atendimento a escolas, creches, ONGs, projetos sociais e grupos de idosos e pessoas com deficiência. As visitas são realizadas por mediadores profissionais capacitados para transmitir as informações acerca das obras para públicos de todas as idades e características.

As visitas abordam sempre o conteúdo das exposições de arte que estão à mostra no momento, provocando a sensibilidade artística nas diversas faixas etárias que o projeto atende. A ação torna-se mais que um passeio: é uma verdadeira aula, uma forma diferente e divertida de aprender e de refletir sobre a importância da arte, através de uma vivência diferenciada para aqueles que nunca estiveram em um museu ou em uma galeria de arte ou mesmo para os que já têm o hábito de freqüentar espaços culturais. O programa foi criado pela CAIXA, a qual é detentora dos direitos da marca e do nome Gente Arteira. Para agendar uma visita, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41)2118-5114.

Serviço
Oficina de Criação de HQ

Data: 20/04/2013 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Inscrições gratuitas pelo e-mail: caixacultural08.pr@caixa.gov.br. As inscrições serão aceitas somente entre 12 e 18 de Abril
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Oficina Quadrinhos baseados em fatos reais
Data: 27/04/2013 (sábado)
Horário: 09h às 11h30
Inscrições gratuitas pelo e-mail: caixacultural08.pr@caixa.gov.br. As inscrições serão aceitas somente entre 19 e 25 de Abril
Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos     

Nenhum comentário: