segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Questão Finkler de Howard Jacobson




A Questão Finkler 

de Howard Jacobson


O ex-produtor da rádio BBC Julian Treslove (bem medíocre, diga-se de passagem) e Sam Finkler, filósofo, escritor e, além de tudo, celebridade televisiva, são velhos amigos dos tempos de escola. Sam é judeu; Julian, não. A despeito do relacionamento cheio de altos e baixos e dos estilos de vida muito diferentes, eles jamais perderam o contato um com o outro – nem com o ex-professor Libor Sevcik, um judeu tcheco sempre mais preocupado com o que acontece no mundo do que com os resultados das provas. É uma noite de lembranças. Algumas doces, outras dolorosas. Os três amigos rememoram uma época anterior ao amor e à perda, anterior ao nascimento dos filhos, anterior à devastação das separações, anterior à sensação de que algo é valioso o bastante para gerar medo de perdê-lo. A Questão Finkler é uma história contundente de amizade e perda, exclusão e pertencimento, e de sabedoria, humanidade e maturidade. Engraçado e implacável, este romance extraordinário mostra um dos melhores escritores contemporâneos em toda a sua genialidade.

VENCEDOR DO MAN BOOKER PRIZE 2010


Divertido, furioso, implacável, este extraordinário romance apresenta um dos mais brilhantes escritores da atualidade no seu melhor.

Julian Treslove está em plena crise de identidade. Ele não tem uma opinião muito concreta sobre a circuncisão, o conflito entre Israel e a Palestina, ou os monumentos ao Holocausto - na verdade, sobre todo e qualquer aspeto da cultura judaica dos nossos dias. Mas o verdadeiro problema com a identidade de Julian é não ser judeu - não que esse pequeno pormenor o impeça de viver obcecado com o judaísmo.

No início do livro Julian, de 49 anos, acaba de sair de um jantar com o seu colega dos tempos de escola Sam Finkler e do antigo professor de ambos, Libor Sevcik. Sam e Libor, ambos judeus, perderam recentemente as suas esposas. O passado de Julian com as mulheres é um pouco diferente: nunca se casou e tem dois filhos adultos que sempre ignorou. No meio dos seus devaneios, enquanto regressa a casa, acaba por ser assaltado por uma mulher que, ao partir, lhe chama Judeu - ou pelo menos foi isso que lhe pareceu ouvir. A partir desse momento, o seu sentido de identidade começará a transformar-se radicalmente...



A CRITICA
"Jacobson brilha sobretudo pelo modo como constrói as suas personagens, pelo desconcertante sentido de humor e pela sofisticação do estilo."
José Mário Silva, Expresso


"Exuberantemente cómico."
Jornal i


"Como é possível ler Howard Jacobson sem admirarmos a musicalidade da sua linguagem, o poder da sua caracterização e a profundidade do seu discernimento?... A Questão Finkler é a derradeira prova - se é que alguma faltava - do domínio magistral do humor por Jacobson."
The Times


“A Questão Finkler é um livro carregado de humor, calor, inteligência, humanidade e perspicácia. E muitíssimo bem escrito, com aquela arte sofisticada e quase invisível do verdadeiro escritor.”
The Observer

lançamentos







Nenhum comentário: