Literatura brasileira 1930
de Andréa Sirihal Werkema, José Américo Miranda, Maria Cecília
Boechat, Silvana Maria Pessôa de Oliveira (organizadores)
Coleção: Invenção
Dimensão: 20,0 X 13,5
Peso: 420 gramas
Chama-se de romance de 30 ou Neorrealismo a produção ficcional brasileira de inspiração realista produzida a partir de 1928, ano de publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida, que inaugura o referido ciclo.
Em função do predomínio da temática rural, generalizou-se também o conceito de romance regionalista para indicar os relatos da época, apesar de alguns romances urbanos fazerem parte do mesmo período.
As características comuns aos romances de 30 são a verossimilhança, o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais, a linearidade narrativa, a tipificação social (indivíduos que representam classes sociais) e a construção ficcional de um mundo que deve dar a idéia de abrangência e totalidade. Características muito semelhantes às do Realismo machadiano, com o acréscimo do regionalismo e das conquistas modernistas de introspecção e liberdade lingüística.
A década foi marcada também por um impressionante florescimento de estudos sobre a sociedade brasileira, com destaque especial para Casa-grande e senzala (1933), de Gilberto Freyre.
Quanto à temática, os romancistas de então enfatizam as questões sociais e ideológicas. É uma época de efervescência política no país e no mundo: no Brasil Getúlio Vargas assume depois de uma Revolução e inauguraria o Estado Novo, enquanto o mundo vive o período entre-guerras e assiste à ascensão do socialismo na União Soviética. O escritor, ao invés de pegar em armas, usa a ficção, a descrição e o romance como forma de denunciar as desigualdades e injustiças.
O LIVRO
Este livro oferece uma abrangente experiência crítica sobre a produção literária brasileira na década de 1930, apresentando artigos de: Andréa Sirihal Werkema, Ângela Vaz Leão, Antônio Sérgio Bueno, Cássia dos Santos, Claudia Campos Soares, Constância Lima Duarte, Erwin Torralbo Gimenez, José Américo Miranda, Letícia Malard, Luís Bueno, Marcos Rogério Cordeiro, Marcus Vinicius de Freitas, Raimundo Carvalho, Sérgio Alves Peixoto, Silvana Maria Pessôa de Oliveira, Solange Ribeiro de Oliveira, Vera Casa Nova.
LANÇAMENTO DA
Nenhum comentário:
Postar um comentário