quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HOJE - Músicos de renome em noite de concerto na Capela



Música de câmara da melhor qualidade na 31ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira (17), às 19h. Os músicos Ricardo Bologna e Marcio Szulak (percussão), Olga Kiun e Clenice Ortigara (pianos), Alexandre Razera (viola), Marcos Fregnani (flauta transversal) e Hélio Leite (harpa) tocam na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
No programa, Intermezzo para flauta e harpa, de Hendrick Andriessen (1892 – 1981), compositor e organista holandês, lembrado, acima de tudo, por sua improvisação no órgão e na renovação da música litúrgica católica na Holanda. As composições revelam fortes influências francesas.
O repertório da noite também traz Nocturne Op. 17, escrito originalmente para piano e flauta por Franz Doppler (1821 – 1883), um flautista virtuoso e compositor mais conhecido por suas composições para flauta. Os vários duetos para o instrumento compostos por ele eram tocados por seu irmão Karl. Doppler também escreveu uma ópera em alemão e várias óperas em húngaro, apresentadas com grande sucesso. Os vários duetos de flauta compostos por ele eram tocados por seu irmão Karl. Sua música contém aspectos de música russa e húngara.
La flute de Pan, de Jules Mouquet (1867-1946), em três movimentos, é o trabalho mais conhecido do compositor, também escrito originalmente para flauta e piano. Mouquet foi professor de harmonia no Conservatório de Paris, no início do século XX. Compositores românticos e impressionistas foram suas principais influências criativas.
A Sonata Arpegionne, de Franz Schubert (1797 – 1828), também faz parte do programa. O arpeggione é um instrumento musical de seis cordas, afinado como um violão, mas tocado com arco, como um violoncelo. Foi moda durante não mais de uma década, depois da sua criação por volta de 1823 pelo luthier Johann Georg Staufer (1778-1853). A única peça mais notória que subsiste é a que será apresentada nessa noite na Capela Santa Maria . Mais recentemente, Nicolas Deletaille reintroduziu o instrumento, executando a obra de Schubert no seu instrumento original (esta sonata é hoje habitualmente executada sobretudo em violoncelo ou viola) e encorajando também os compositores a escreverem nova música para o instrumento.
Outra sonata programada para o concerto é a composta para dois pianos e percussão, de Bela Bartok (1881 – 1945), a mais célebre de suas obras. Foi composta durante os meses de julho e agosto de 1937, em Budapeste. A ideia de escrever para dois pianos inquietava o compositor que sonhava também em associar piano e percussão. Em artigo publicado em 1938 num jornal local declarou: “pouco a pouco reforçava-se em mim a convicção de que o piano não contrabalançava de forma satisfatória com a sonoridade frequentemente mordaz dos instrumentos de percussão. Em consequência, o projeto modificou-se de tal forma que dois pianos em lugar de um são confrontados com a percussão”.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto de Música de Câmara
Data e horário: 17 de janeiro, às 19h
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingresso: R$20 e R$10

Nenhum comentário: